PALÁCIO MARQUÊS DE FRONTEIRA E ALORNA BENFICA - LISBOA - PORTUGAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
Advertisements

Alunos; Paola e Matheus
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
D. João V Escola Básica Integrada Canto da Maia
V. N. DA BARQUINHA - PORTUGAL Apresentação de GUIDA PINTO
Avanço manual Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
“À Descoberta da Quinta do Sardão”
Apartamento Art-Déco Rua Carlos Mardel 32 Lisboa.
Casa de Campo.
OS MONUMENTOS.
Apresentação (1 / 2) de GUIDA PINTO
A cerca de 6 kms de Monchique, num vale, entre o azul do céu Algarvio e o verde das Montanhas da Serra, situa-se Caldas de Monchique. Yoga Zone For Meditation.
Chenonceau France.
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Porto , ano em que foi publicado este álbum.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
-Capital do Distrito de Aveiro, na região centro. .
VIENA ÁUSTRIA SuelySlides.
Apresentação: 1/3 de GUIDA PINTO
Apresentação: 2/2 de GUIDA PINTO
Todo aquele que viaja a París não pode passar sem reservar um dia para dedicar-se a admirar a grandeza, majestuosidade e beleza do Palácio de.
LISBOA PORTAS FECHADAS A 10 INTERIORES SECRETOS Avanço manual.
Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém
USANDO O LADO OPOSTO.
Música: PANPIPE Cockeyes Song
Theatro Municipal do Rio de janeiro Brasil Transição manual.
(Sete Cidades / Fogo / Furnas / Vila Franca / Nordeste)
As Estações de Metro de Moscou O metro de Moscou merece uma visita particular. Certamente, você irá apreciar a sua arquitetura bem típica ….
Luís II da Baviera 25 Agosto Junho 1886.
Apresentação de GUIDA PINTO
Natal em Portugal.
REAL CONVENTO DE MAFRA - PORTUGAL
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
A Expansão Portuguesa.
A arte e a mentalidade barrocas
Em 1833, no fim das guerras liberais, surgiu a ideia de criar um jardim que teve o nome de S. Lázaro. A sua inauguração foi feita a 4 de Abril de.
Uma Lágrima de Amor por Sobre a Terra!
Torre de marfim.
Jardim Botânico Rio de Janeiro Histórico
De acordo com o Velho Testamento, a rainha da terra de Sabá teria ouvido sobre a grande sabedoria do rei Salomão de Israel, e viajado até ele com presentes.
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
No centro da cidade de Nova Iorque, entre os arranha- céus de Manhattan, há um parque enorme que tem o nome de CENTRAL PARK. Este parque de enorme extensão,
O Palácio do Visconde de Estoi
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
A Catalunha é uma comunidade autónoma de Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de km2, limitada pela França e por.
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes
Residência e acervo do colecionador E. E
Centro Hospital Caldas da Rainha 1. Fachada do museu do hospital e das Caldas 2. Tábua do Almoxarife para a conta do carneiro.
Hospital de São José 1. Átrio do edifício central
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
História da Cultura e das Artes
O Palácio-Convento de Mafra
Clique para passagem de slides Ligue o som
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
Apresentação: 1/3 de GUIDA PINTO A história actual da Quinta da Regaleira, principia em 1892, ano em que os Barões da Regaleira, vendem a propriedade.
Apresentação: 1/2 de GUIDA PINTO Este espaço com uma área de 340 hectares e junto ao rio Tejo, não foi deixado ao abandono e é hoje conhecido como.
A Estação de S. Bento, que serve principalmente a linha ferroviária do Douro, foi construída no local do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente.
Palácio Nacional da Pena
A face direita do amor.
Patrimônio Cultural 2011 Ano Internacional dos Afrodescendentes decretado pela ONU 200 anos do Cais do Valongo Circuito Histórico e Arqueológico.
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
“ O Palácio do Azulejo ” O Palácio Marques de Fronteira está localizado em Lisboa, Portugal, e foi construído em 1640, como pavilhão de caça para D.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
Construído no século XVIII para vigia contra os invasores, o Fortim do Faial apresenta-se hoje como um miradouro e é considerado Monumento de Valor Local.
Transcrição da apresentação:

PALÁCIO MARQUÊS DE FRONTEIRA E ALORNA BENFICA - LISBOA - PORTUGAL “ O Palácio do Azulejo “ Apresentação de GUIDA PINTO

Mal damos por ele, mas o certo é que o Palácio dos Marqueses de Fronteira em Lisboa, ali está desde há séculos, escondido por entre a vegetação da mata de Monsanto . O Palácio foi mandado construir no Ano de 1640, pelo primeiro marquês de Fronteira D. João de Mascarenhas e é inaugurado por volta de 1675, pelo então príncipe regente D. Pedro (filho de D. João IV e de Dª. Luísa de Gusmão). Mais tarde já no século XVIII, o Palácio é ampliado em estilo “Rocaille”, sendo de destacar a grande riqueza em azulejos que o adornam. Ao todo são mais de cinco hectares de múltiplos ambientes, destacando-se um enorme terraço, onde se pode admirar nove estátuas mitológicas de mármore e painéis de azulejos, em que são representadas alegorias aos Sentidos, às Artes e às Ciências.

Uma escadaria também decorada com azulejos, leva-nos do terraço ao Jardim de Vénus. Á sombra das frondosas árvores de jasmim, magnólias, estrelícias e jacarandás, encontra-se a Casa de Fresco, onde presume-se, os fidalgos do Palácio e respectivos convivas, se iam refrescar. Junto está um lago de cantaria, “o Lago dos SS” rodeado por bancos com paredes revestidas pelas chamadas “Macacarias”, azulejaria em tom sarcástico, na qual animais personificam o homem nos seus metiers e no dia-a-dia. Um pormenor sobre a Casa de Fresco, esta se encontra toda forrada com a louça que serviu o jantar ao Rei no dia da inauguração do Palácio e, conforme mandava a etiqueta e a tradição da época, louça onde já tivesse manjado o Rei, nunca mais utilizada seria. Assim, foi partido em milhares de cacos, o serviço Ming e os copos Mirafiori italianos e forradas as paredes desta casa.

Saindo deste recanto bucólico, fica-se com vista para um enorme lago limitado por uma parede azulejada, de composição figurativa, em que se pode ver doze cavaleiros a galope, intervalada por três grutas. Em tempos terão existido neste lago, barcos para dar passagem a uma destas três reentrâncias que irrompem parede dentro. A encimar o lago, acessível através das duas escadarias laterais, vislumbra-se um dos mais notórios conjuntos do jardim, a chamada Galeria dos Reis, onde se destaca em nichos, os bustos em pedra mármore de quinze reis de Portugal. O jardim recortado por sebes e com uma fonte central, está rodeado por um muro onde se pode admirar inúmeros painéis de azulejos da época, representando os planetas, os quatro elementos; a água, o fogo, a terra e o ar, os doze meses do ano e os doze signos do Zodíaco.

No interior do Palácio encontra-se salas de grande valor artístico, como o Salão das Batalhas, cujo friso de azulejos relata os triunfos do marquês, na Guerra da Restauração contra os espanhóis (1644 – 1667). Na capela que data dos finais do século XVI e que é a parte mais antiga do Palácio, destaca-se os painéis de azulejo e um presépio, cuja autoria é atribuída a Machado de Castro. O Palácio é ainda hoje, uma residência particular, lá habitando numa parte da casa que está restrita ao público, o actual e 12º marquês de Fronteira D. Fernando de Mascarenhas. No Ano de 1982, foi classificado como Monumento Nacional e parte do palácio e os jardins estão abertos ao público, podendo ser visitados. Faça uma visita !!!

Fim Imagens: Google- www.skyscrapercity.com ; www.trivago.co.uk. Pesquisa texto: www.rotas.xl.pt. Formatação do Slide: Guida Pinto Música: Ernesto Cortazar - Chariots of Fire. guidapint@gmail.com