A situação do Acesso Aberto em Portugal Eloy Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Encontro CONSEME - Sul Capão do Leão (RS) 18 ago 10.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda
A Investigação Educacional em Portugal
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Questionário de Avaliação Institucional
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013 Bibliotecas digitais.
Apresentação da Empresa
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
CÂMARA DE SAÚDE.
Perceções dos investigadores Políticas e mandatos de ACESSO ABERTO perceções dos investigadores Clara Boavida, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, José Carvalho,
OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.
Pesquisa realizada por:
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Curso NECOBELAC Universidade do Minho, 16 de Junho de 2011 Acesso Aberto em Portugal: o Projecto RCAAP Ricardo Saraiva, José Carvalho Universidade do Minho.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
PESQUISA COM ASSOCIADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Os biólogos e o emprego em Portugal
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
O ACESSO ABERTO NA PERSPETIVA DA COMUNIDADE DOCENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Jorge Amaral Instituto Politécnico de Coimbra, ISEC
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR Joaquim Mourato (Presidente do CCISP e do IP de Portalegre) IV Congresso SNESUP ISCTE-IUL (Lisboa)| 14 de novembro de.
Um modelo de avaliação de banda larga no ensino da Bioquímica
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Modelo de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior Rodrigo Teixeira Lourenço Instituto Politécnico de Setúbal Margarida.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

A situação do Acesso Aberto em Portugal Eloy Rodrigues

Tópicos 1.A evolução e situação atual do Acesso Aberto em Portugal 2.Inquérito aos investigadores portugueses sobre o Acesso Aberto 3.Tópicos para discussão

A EVOLUÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL DO ACESSO ABERTO EM PORTUGAL 1

Evolução do Acesso Aberto em Portugal 3.ª Conf. Luso- Brasileira OA docs PT RCAAP! Políticas OA IPCB, UAlg, IPV, ISPA, UFP (…)

Número de revistas científicas/académicas ativas em Portugal Incluindo versões eletrónicas e possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) N= 455 Situação das Revistas de Acesso Aberto Fontes :

Número de revistas científicas/académicas ativas em Portugal Possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) N= 455 Situação das Revistas de Acesso Aberto Fontes :

Número de revistas científicas/académicas ativas e disponíveis online em Portugal Possivelmente co-publicadas com outro(s) paíse(s) N= 105 Fontes : Situação das Revistas de Acesso Aberto

A secção portuguesa do modelo Scielo, Scielo Portugal, reúne 40 revistas de acesso aberto publicadas por entidades portuguesas; A Directory of Open Access Journals (DOAJ), que reúne informação de revistas de Acesso Aberto de todo mundo, tem vindo a referenciar um número crescente de revistas de origem portuguesa na sua base de dados. País Portugal Número total de revistas na DOAJ por ano Número de revistas adicionadas à DOAJ por ano Fontes: Situação das Revistas de Acesso Aberto

Situação dos Repositórios de Acesso Aberto

Políticas de Acesso Aberto em Portugal InstituiçãoTipoAno Universidade do MinhoInstitucional2005 ISCTE – Instituto Universitário de LisboaInstitucional2007 Universidade do PortoInstitucional2008 Universidade AbertaInstitucional2010 Instituto Politécnico de BragançaInstitucional2010 Universidade de CoimbraInstitucional2010 Universidade de LisboaInstitucional2010 Hospitais Universitários de CoimbraInstitucional2011 Instituto Politécnico de LeiriaInstitucional2011 Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroInstitucional2011 Instituto Politécnico de Castelo BrancoInstitucional2012 Universidade do AlgarveInstitucional2012 Instituto Politécnico de ViseuInstitucional2012 Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)Institucional2012 Universidade Fernando PessoaInstitucional2012

INQUÉRITO AOS INVESTIGADORES PORTUGUESES SOBRE O ACESSO ABERTO 2

ENQUADRAMENTO Inquérito promovido pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) para: recolher informações sobre a perceção, opinião e prática dos investigadores em Portugal relativamente ao acesso aberto (Open Access) à literatura científica. Iniciativa no âmbito dos Projetos Open Access desenvolvidos pelos SDUM – OpenAIRE, MedOANet e OpenAIREplus.OpenAIREMedOANetOpenAIREplus

ENQUADRAMENTO Reforço das politicas e iniciativas Open Access da União Europeia ( Horizonte 2020). A definição acompanhada de estudos e inquéritos

FICHA TÉCNICA Inquérito por questionário: Anónimo e composto por 49 perguntas. Disponibilizado via web usando o software LimeSurvey em Período para resposta: 19 de Junho a 27 de Julho Divulgação através de para coordenadores e participantes de projetos financiados pelo 7ºPQ e pela FCT, e de canais de comunicação de universidades e organizações de investigação respostas completas.

ESTRUTURA DO ESTUDO ACESSO ABERTO E INVESTIGADORES EM PORTUGAL PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO E ACESSO ABERTO OPINIÃO SOBRE O ACESSO ABERTO

PERFIL E REPRESENTATIVIDADE DOS PARTICIPANTES

IDENTIFICAÇÃO 1.Carreira Profissional 2.Instituição 3.Área Científica 4.Sexo 5.Idade

CARREIRA PROFISSIONAL Docente universitário: 39% Investigação científica: 23% Bolseiro: 22% Docente do Politécnico: 11%

INSTITUIÇÃO Instituições: Ensino Superior: 87% Públicas do estado: 6% Privadas: 5% Ensino Superior Público: 95% Privado: 5%

DOMÍNIO CIENTÍFICO

21% 26% 19 %

IDADE/SEXO até 30 45% F 55% M

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS

7º PQ FCT

SOBRE OS PROJETOS FCT Participação como investigador: 1039 Participação como coordenador: 574 7º PQ Participação como investigador: 300 Participação como coordenador: 65

OPINIÃO SOBRE O ACESSO ABERTO

CONHECE E COMPREENDE O CONCEITO DE ACESSO ABERTO (OPEN ACCESS) À PRODUÇÃO CIENTÍFICA? 97% SIM 3% NÃO

O ACESSO ABERTO IRÁ ALTERAR A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA MINHA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO NOS PRÓXIMOS ANOS 77% (CONCORDO E CONCORDO PLENAMENTE) 10% (DISCORDO E DISCORDO PLENAMENTE) 13% (SEM OPINIÃO) OPINIÃO

O ACESSO ABERTO AUMENTA O ACESSO E A DISSEMINAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS 92% (CONCORDO E CONCORDO PLENAMENTE) 2% (DISCORDO E DISCORDO PLENAMENTE) 6% (SEM OPINIÃO) OPINIÃO

NÃO EXISTE QUALQUER PROBLEMA COM O ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM PORTUGAL? 68% DISCORDA (14% DISCORDA PLENAMENTE + 54% DISCORDA) 27% CONCORDA (4% CONCORDA PLENAMENTE + 23% CONCORDA)

PRINCÍPIO DA DISPONIBILIZAÇÃO EM ACESSO ABERTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS RESULTANTES DE PROJETOS COM FINANCIAMENTOS PÚBLICOS? 63% (CONCORDO PLENAMENTE) 29% (CONCORDO) 2% (DISCORDO E DISCORDO PLENAMENTE) 6% (SEM OPINIÃO) 92 %

Acesso aberto dos resultados de projetos com financiamento público 92 % PT 90% EU

OPINIÃO SOBRE UMA POLÍTICA/MANDATO DE ACESSO ABERTO DA FCT, REQUERENDO O AA ÀS PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS PELOS PROJETOS E BOLSAS QUE FINANCIA? 83% (CONCORDO E CONCORDO PLENAMENTE) 8% (DISCORDO E DISCORDO PLENAMENTE) 9% (SEM OPINIÃO) POLÍTICA FCT

FCT COMO REAGIRIA PERANTE UM MANDATO DE ACESSO ABERTO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA IMPLEMENTADO PELA FCT ? POLÍTICA FCT

POLÍTICA INSTITUCIONAL Na sua instituição existe uma política obrigatória de acesso aberto à produção científica? Qual o nível de cumprimento que faz do mandato de acesso aberto da sua instituição?

POLÍTICA INSTITUCIONAL Se a sua instituição aprovasse uma política obrigatória de acesso aberto à produção científica dos seus afiliados como reagiria? Qual a forma mais fácil de satisfazer os requisitos de uma política obrigatória?

OPINIÃO SOBRE O PRINCÍPIO DA DISPONIBILIZAÇÃO EM ACESSO ABERTO DOS DADOS CIENTÍFICOS RESULTANTES DE PROJETOS FINANCIADOS POR PROGRAMAS PÚBLICOS? 72% (CONCORDO E CONCORDO PLENAMENTE) 17% (DISCORDO E DISCORDO PLENAMENTE) 11% (SEM OPINIÃO) dados científicos

PRÁTICA DE PUBLICAÇÃO E ACESSO ABERTO

NÚMERO DE PUBLICAÇÕES ANUAL 1 a 5 por ano

JÁ DISPONIBILIZOU EM ACESSO ABERTO? REPOSITÓRIO REVISTA NÃO REPOSITÓRIO + REVISTA

NÚMERO APROXIMADO DE ARTIGOS EM ACESSO ABERTO Depositados em repositórios institucionais Depositados em repositórios temáticos

PROCEDER AO DEPÓSITO TRÊS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA PROCEDER AO DEPÓSITO DOS SEUS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS/TEMÁTICOS

NÃO DEPOSITAR TRÊS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA NÃO DEPOSITAR OS SEUS ARTIGOS CIENTÍFICOS NUM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL/TEMÁTICO

OBSERVAÇÕES FINAIS Conhecimento generalizado sobre o conceito de Acesso Aberto Elevada concordância com o princípio do Acesso Aberto aos resultados de investigação com financiamento público Diferença ainda significativa entre a opinião e adesão aos princípios do Acesso Aberto e a prática efetiva

OBSERVAÇÕES FINAIS Clara adesão à eventual política mandatória da FCT Aceitação dos requisitos e políticas institucionais Desconhecimento (preocupante) dos investigadores face a políticas institucionais e/ou da União Europeia

CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO Existe espaço para a definição de políticas que requeiram a disponibilização em acesso aberto das publicações dos investigadores Para garantir a adesão e sucesso das políticas será necessário facilitar o seu cumprimento : criando procedimentos e ferramentas amigáveis prosseguir atividades regulares de sensibilização, implementar mecanismos de monitorização e alerta para o cumprimento das políticas definidas

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO 3

Questões para debate O que deve ser feito para promover o acesso aberto em Portugal, em convergência com as políticas europeias? O que podem/devem fazer as instituições que realizam investigação? O que podem/devem fazer os financiadores da investigação? O que podem/devem fazer as sociedades científicas, editores de revistas e outras partes interessadas?

Questões para debate O que deve ser feito para promover o acesso aberto em Portugal, em convergência com as políticas europeias? Como aumentar a consciência, e sobretudo as práticas, de AA dos investigadores portugueses? Como coordenar as atividades das diferentes partes envolvidas no AA em Portugal? Como garantir a sustentabilidade das infraestruturas de AA em Portugal (RCAAP, repositórios locais, revistas, etc.) Como coordenar com atividades e infraestruturas europeias?

Informação final UMINHO OPEN ACCESS SEMINAR - including MEDOANET EUROPEAN WORKSHOP and OPENAIREPlus INTEORPERABILITY WORKSHOP – 6-8 FEVEREIRO DE 2013

OPENACCESS.SDUM.UMINHO.PT