Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação
Advertisements

DCA-0114 Computação Gráfica
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Engenharia de Software
Realidade Aumentada (RA) Aline de Oliveira Machado Márcio Cerqueira de Farias Macedo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAHIA Análise.
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
POWER POINT 2007 Introdução Colégio Conde Domingos
Iluminação e Sombreamento
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
Produção de texto e roteiro audiovisual
Tópicos de Educação Matemática A
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Threads.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Oficina de Vídeo.
Configuração de manutenção
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
“Simulação de dispositivos dinâmicos para jogos”
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Produção de texto e roteiro audiovisual
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Análise de modelos matemáticos por meio de simulações computacionais
Módulo 1 Expressão Digital Artística II
Análise e Projeto de Sistemas
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
Futebol de robôs, uma aplicação de robótica
REVISÃO.
Docente: Cátia Sousa Discente: Aquilino Silva 1 Junho 2011.
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
Princípios de Cinemática
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Paula Cristina dos Reis
Projeto e Implementação de Jogos Eletrônicos
Dynamic Adjustment of Stereo Parameters for Virtual Reality Tools Felipe Carvalho, Daniel R. Trindade, Peter F. Dam, Alberto Raposo, Ismael H. F. dos Santos.
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Apresentando o MC OS Darwin: Darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços.
VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.
Computação Gráfica – Animação
Realidade Virtual Aula 2 Remis Balaniuk. Enxergando grande, começando pequeno Quem começa a aprender RV normalmente sofre um primeiro impacto negativo.
A animação.
Linguagens de Programação
Software Educativo Faciminas – Faculdade de Ciência Aplicadas de Minas
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Professor: Sérgio Toledo Integrantes: Luana Priscila Raquel Luana Roberto Palácio Campina Grande.
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
Animações quadro a quadro
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Adriano Marcos Petrônio
Disciplina: Aplicações Informáticas Professora: Cátia Sousa Ano lectivo: 2010/2011 Escola Básica e secundaria Gonçalves Zarco Trabalho elaborado por: Diogo.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Askme.com Não busque, converse...
Software para Multimídia
Influencias sobre o Projeto da Linguagem
Rendering Por Adinan Aguiar.
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Computação Gráfica - Introdução
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
A Animação  Animação são gráficos em seqüência.  Animação por computador = processo de exibição de uma sucessão de objetos visuais gerados por computador.
Transcrição da apresentação:

Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr.

Introdução Animação facial (por computador) é uma área da computação gráfica que reúne técnicas para gerar e animar faces humanas virtuais. Vem sendo estudada desde a década de 70 e ainda há muito a ser pesquisado, pois a face humana é extremamente complexa e criar faces virtuais realistas é um grande desafio. Faces virtuais são utilizadas no cinema, em jogos eletrônicos, websites interativos, na educação e, possivelmente, em muitas outras áreas.

Cinema Animação facial é utilizada no cinema para criar faces realistas, caricaturadas ou até mesmo para dar vida a objetos inanimados. Toy Story, 1995: primeira animação totalmente produzida por computador. Bonecos de brinquedo ganham vida graças a técnicas de animação facial. Final Fantasy - The Spirits Within, 2001: faces humanas extremamente realistas. Polêmica: no filme “Capitão Sky e o Mundo do Amanhã”, o ator Laurence Olivier, falecido em 1989, “aparece” em uma cena do filme, interpretando o vilão da história.

Jogos eletrônicos Nos dias de hoje, animação facial é essencial para a maioria dos jogos eletrônicos. Seu uso tornou-se possível devido ao surgimento de hardware específico para renderização de cenas 3D. Desafio é maior: nos jogos, as cenas têm que ser renderizadas em tempo real, enquanto que nos filmes uma cena pode levar horas para ser renderizada. O desafio é produzir faces o mais realista possível e com o menor número de polígonos possível.

O Avator Trabalho artístico de Ricardo Barreto e Maria Hsu, no qual eu fui o responsável pelo desenvolvimento do software. Utiliza um sistema de animação facial profissional que produz animações de faces humanas extremamente realistas Apresentado na exposição FILE 2006 – Festival internacional de Linguagem Eletrônica. Funciona como um “chatbot”, o usuário pode “conversar” com a face virtual, que responde citando frases do filósofo Nietzsche.

O Avator Usuário digita uma frase, a face virtual da esquerda “fala” esta frase. Quando a da esquerda termina, a da direita responde

Características Visemas: padrões visuais de movimentação articulatória observáveis na face durante a fala. Simplificando, são os análogos visuais dos fonemas. Linguagem não-verbal também deve ser levada em consideração para se fazer uma face virtual realista. Quando se trata de faces virtuais caricaturadas, as expressões faciais podem ser exageradas. Uma boa sincronização entre vídeo e áudio é essencial.

Sistema desenvolvido Possui as seis expressões faciais básicas do ser humano: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa. Técnica utilizada: interpolação de poses-chave. O sistema precisa ter 7 modelos 3D da face humana, um representando a face neutra e outros seis, cada um representando sua respectiva expressão facial. Pode-se combinar duas ou mais expressões ou exibir expressões intermediárias, como 50% triste, por exemplo.

Screenshots Face virtual expressando alegria Face virtual expressando medo

Face virtual expressando raiva, campo de visão de aproximadamente 140º Screenshots Face virtual expressando raiva, campo de visão de aproximadamente 140º

Funcionamento Devem ser fornecidos sete modelos tridimensionais, representando: face neutra, alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa. Através de um script bem simples, o usuário define quais poses ele quer que a face realize ao longo do tempo. As transições entre as poses são realizadas de maneira suave, usando interpolação linear. Alguns parâmetros podem ser controlados pelo usuário, tais como: zoom, campo de visão da câmera (FOV), posição e cor da fonte de luz. Após ter escolhido os parâmetros, pode-se salvar um vídeo que contém a animação especificada pelo script.

Softwares e bibliotecas Desenvolvido em C++ e utilizando OpenGL como biblioteca gráfica (3D). Para gerar a interface gráfica (2D), foi utilizado uma biblioteca bem simples e multiplataforma chamada FLTK. Para gerar vídeos, uma biblioteca bem simples, chamada ezMPEG, foi usada. Para gerar os modelos 3D da face humana, foi utilizado um software chamado FaceGen, que é capaz de criar modelos 3D de uma pessoa a partir de duas fotos ortogonais (frente e perfil) da mesma.