Caso Clínico Campo de estágio: Hospital Maternidade Ana Braga Preceptora: Evellyn Castro Alunos: Andresson Santos Fabiana Caroline Geyse Laís Lucicléia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
Advertisements

Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Modalidade a Distância
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Melhoria na atenção.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carolina Aquino Alves Faria
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Gabriel Hernandez Chagime
Cristina Beatriz Stein Langaro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Sejam Bem vindas. UNIDADE DE SAÚDE “URSULINO COSTA” Equipe de Saúde da Família Setembro/2017.
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
1 Maternidade Municipal Mãe Esperança Porto Velho, 21 de Agosto de 2018 Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Curso de Medicina Disciplina:Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Saúde da Criança.
Especialização em Saúde da Família
Transcrição da apresentação:

Caso Clínico Campo de estágio: Hospital Maternidade Ana Braga Preceptora: Evellyn Castro Alunos: Andresson Santos Fabiana Caroline Geyse Laís Lucicléia Andrade Nailson Pereira Wendy Brasil

‘ CASO CLÍNICO Paciente L.D.B.S. 32 anos sexo Feminino, Solteira, estudante, reside em Manaus, dia da internação:14/02/2019 ás 02:00h, data da avaliação 14/02/2019 ás 13:30h; DUM:20/05/2018, DPP: 27/02/2019, IG: 38.4, Fator Rh: A+, Q.P: “Dor de Cabeça’ Segundo informações colhidas (SIC). SSVVI: Tº 36.9ºc; PA:120/80mmHg; FC:18irpm; FC:123bpm Antecedentes Obstétricos: G: 1 PN: 0 A: 0 C: 0; realizou 7 consultas de pré –natais; Condição mamilar Protusa; BCF:141 ás 14:25; Dilatação na Admissão 02cm; dilatação na avaliação durante a fisioterapia 06cm; apresentação fetal cefálica; dieta liquida; paciente teve intercorrência durante a gestação de Pressão alta, Edema + ; paciente tranqüila e colaborativa.

OBJETIVOSCONDUTAS 1-Estimular o Trabalho de PartoEstimular a deambulação e exercícios de Agachamento 2-Promover RelaxamentoTécnicas de terapia manual relaxante 3-Reduzir Quadro álgicoLiberação Miofascial em região de quadrado lombar 4-Melhorar Função RespiratoriaExercícios Respiratórios (insp. Com freno labial, diafragmatico) 5-OrientaçõesPosicionamento no leito.

EVOLUÇÃO O plano de tratamento proposto para a paciente apresentou resultados significativos, com aumento da dilatação uterina, atendimento foi interrompido devido o horário de saída do estagio.

Puericultura  O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.  Com o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano e meio de vida

Tanto o médico quanto o enfermeiro atuam na puericultura, tem como funções:  Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento;  Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário;  Prover a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde e solicitar a busca para os indivíduos que não comparecem no programa;  Preencher o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças;  Verificar a administrar as vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação;vacinas  Fomentar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida;  Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança;  Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor;  Identificar as dificuldades e dúvidas da família. 