Competições de Eficiência Energética e Tipos de EVE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
INOVAR AUTO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Transporte Rodoviário Autor: Prof. Arildo Ano: 2007.
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: ÁLCOOL E AÇÚCAR
9º. ano 2011 Prof. Ynez Soledade
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
Sociologia
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Regra de Três Simples e Composta
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Problemas ou Oportunidades?
APRESENTA UMA NOVIDADE PARA Montadoras de Veículos.
Lucratividade das Lojas Sustentáveis
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
Sistema Elétrico e Transmissão
Lamborghini Curso: Publicidade e Propaganda- Conceitos e Categorias
Publicidade e Propaganda- Conceitos e Categorias Rogério Sorvillo 1PP Manhã Alex da Fonseca Junior.
Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Eficiência de Veículo Elétrico - EVE
Estratégias para projeto de EVE
Eficiência Energética
Sugestões para Organização de uma Equipe de Eficiência Energética
Publicidade e Propaganda - Conceitos e Categorias
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Relação do que foi planejado com o dia‑a‑dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.
Equipe Levados Pelo Vento
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PILOTO
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Projeto Volta. O conceito do Volt-a? O Volt-a é veículo com tração elétrica desenvolvido com o principal propósito de deslocamento com baixo custo, e.
APRESENTA.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO CIRCULAR
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Trabalho de Educação Física
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
Com o começo da domesticação em animais, possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga. Com a invenção da roda, surgiram.
Conquista de parceiros e projetos eficazes. A Timeline de um Projeto Eficaz.
A bicicleta e a Física Aplique os conceitos estudados em movimento circular uniforme ao funcionamento de uma bicicleta. Física 1 - Movimento circular uniforme.
Experiências das Três Leis de Newton
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
A Renault conta com o Programa Renault Acesso que disponibiliza um atendimento personalizado para este segmento Área exclusiva; Equipe especializada Test-drive.
Associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, filiada à SAE International, é o mais importante centro de propagação de técnicas e conhecimentos.
Nesta apresentação você vai conhecer: Os fatores que impedem nosso enriquecimento. As estratégias dos milionários. Como colocar um sistema a gerar riquezas.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
O pequeno gauchão. Esse carro foi inventado, criado e construído na cidade de Lajeado, RS. Observem o tamanho em relaçao aos outros.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
LEIS DE NEWTON.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
EM 335 – Tecnologia Mecânica
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Mínimo de Mudança para Resultados Efetivos na Sua Corrida Sua forma de caminhar e correr é uma expressão dinamica da combinação dos seguintes elementos:
2 Uma fábrica legal A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico.
A História da Bicicleta PRESSIONE “ENTER” PARA MUDAR DE PÁGINA.
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de bicicletas Inventor: André Avelino Martins.
Transcrição da apresentação:

Competições de Eficiência Energética e Tipos de EVE João Marcos Kanieski

Algumas competições estudantis Gincanas em escolas e universidades Carrinhos de Lomba ou rolamento Desafio Universitar, da UFSM Minibaja Aerodesign Fórmula SAE Eficiência Energética

I - Solar Challenge - Austrália O Desafio Solar Mundial é uma competição bienal de carros de corrida movidos a energia solar que percorre 3021 km, de Darwin  a Adelaide, na Austrália . A corrida atrai equipes de todo o mundo, a maioria dos quais são de universidades ou empresas , embora algumas sejam escolas de ensino médio .  A prova tem uma história de mais 25 anos, desde o evento inaugural acontecido em 1987.

http://www.worldsolarchallenge.org/ “O Desafio Solar Mundial é uma maneira perfeita para promover a sustentabilidade competindo 3000 quilômetros apenas com a energia solar. Junto a isso, a World Solar Challenge é um grande desafio para a equipe mostrar o quão eficiente é o veículo Nuna7. Além disso, vemos o World Solar Challenge como uma aventura muito agradável; estamos realmente ansiosos por isso! Competir este desafio é uma vitrine agradável para todas as tecnologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas e aplicadas em nosso carro solar. Durante este projeto nós também temos de aprender a aplicar todo o nosso conhecimento adquirido na universidade, que é de grande valor para os acadêmicos de engenharia” (Equipe Nuon.)

Fotos do evento out/2013

Filosofia de Design “Nosso objetivo é construir um carro solar vencedor, Nuna7. Para fazer isso, precisamos projetar o carro mais eficiente energeticamente. Nós nos concentramos em redução de perdas aerodinâmicas, mantendo o peso baixo. Junto com excelente desempenho do painel solar e outra grande estratégia, pensamos que somos capazes de construir o carro solar para chegar em primeiro lugar.” (Equipe Nuon)

Marcas e características A massa do piloto deve ser superior a 80 kg. Em 2007, os concorrentes tiveram que aderir ao novo limite de velocidade de 130 km/h, em certos trechos das rodovias da Austrália. Em 2013, a Equipe Holandesa “Solar Nuon” foi a campeã da modalidade Challenger, com velocidade média de 90,71 km/h.

II – Shell Eco-marathon http://www.shell.com/global/environment-society/ecomarathon.html

Shell Eco‐marathon Europe 2013 Final results : Prototype Battery Electric Class. Equipe País km/kWh Km/lt de gasolina* 1º. SCS PASQUET França 1224,1 10832.60 2º. TUfast Eco Team Alemanha 957,7 8475.11 3º. IDEA CEU Team Espanha 839,3 7427.34 * Considerando-se que um litro de gasolina tenha 31,858 MJ.

III – Maratona da Eficiência Energética http://www.maratonadaeficiencia.com.br/ Categorias: elétrico, gasolina, Etanol.

Maratona EE 2013, Categoria Elétrico: O primeiro colocado foi a Escola de Engenharia de São Carlos/SP com o veículo Faísca II com o consumo 42,492 KJoules; em segundo ficou o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com o veículo Ecofet com a marca de 42,651 KJoules; e em terceiro a Universidade Presbiteriana Mackenzie com o veículo Bagre I com a marca de 66,455 KJoules.

Análise preliminar Objetivo: `vencer nossos colegas concorrentes ‘ Modalidades adequadas aos interesses externos? Marcas muito distantes das nossas possibilidades? Inscrições e participações muito caras? Toda competição é um instrumento didático?!! Vamos fazer um regulamento e uma competição particular?!!! Objetivo: `vencer nossos colegas concorrentes ‘ Maratona: http://www.letour.fr/us/ “Percorrer uma grande distância num longo período de tempo” ou “devagar se vai ao longe”.

Objetivo = BIKExTRIKE-caro carro

História da bicicleta Biciclo Michaux–Boneshaker: Em 1865, o francês Pierre Lallement, construiu uma bicicleta de pedal, colocando engrenagens e pedais na roda dianteira. John Kemp Starley (1854–1901) – inventor e industrialista inglês, fundador da marca ROVER. É considerado o inventor da bicicleta moderna.

Potência humana Presos gerando energia em MG

Sobre as bicicletas “As fábricas existentes por aí vendem ilusões. Para vender mais, elas fazem muita propaganda de descarrilhadores lustrados, suspensões pesadas e materiais diferentes, mas com as mesmas características gerais do aço. Assuntos realmente importantes não são tratados, como a postura ideal para o trânsito urbano, melhorias aerodinâmicas do conjunto, marchas que mudem bem nas arrancadas e pneus com bom amortecimento, mas sem muitas perdas na rolagem.”

Sobre as bicicletas 2 ... por que não se tem bicicletas com pequenas bolhas, que dariam um grande ganho aerodinâmico? “A história é a seguinte: a UCI – Union Cycliste Internationale, órgão que regulamenta as competições – não permite grandes evoluções tecnológicas. O argumento deles é que o ciclista deve vencer pelo esforço próprio, não por causa da tecnologia. O problema aparece quando as fábricas, que querem vender, simplesmente imitam essas bicicletas de competição com design antigo. Fazem isso para se aproveitarem do marketing das competições e para poupar investimentos tanto em desenvolvimento tecnológico quanto de convencimento do mercado. Poderíamos ter bicicletas muito mais eficientes, o que faria o número de ciclistas aumentar. Mas a cegueira da UCI e das fábricas impede esse avanço.”

Bicicleta reclinada Em 1930, o francês François Faure pedalou o Velocar, uma bicicleta reclinada que bateu os recordes da milha e do quilômetro. Este fato criou uma controvérsia dentro da U.C.I. O debate centrava-se nas seguintes questões: - o Velocar era realmente uma bicicleta; e, - os recordes batidos com ela tinham validade.

Reclinadas não seriam bicicletas?! Estariam os membros da U.C.I. preocupados que as reclinadas substituíssem as convencionais? Será que imaginavam que a decisão tomada congelaria o desenvolvimento dos veículos de propulsão humana por quase 100 anos? É por isso que as atuais bicicletas convencionais são tão parecidas com as (antigas bicicletas de Starley e Sutton) de 1885. A História nos surpreende. Imagine como seria a tecnologia das bicicletas de hoje em dia se, na década de 1930, a decisão da U.C.I tivesse sido diferente... O que podemos fazer neste sentido?

Energia para locomoção m/ kcal m/Joule km/kWh km/litro Bicicleta 160 0.0382 137.60 1217.70 Caminhando 32 0.0076 27.52 243.54 Automóvel 2 0.0005 1.72 15.22

Hanebrink Hustler X5: o que é isto? Bicicleta elétrica com velocidade acima de 120 quilômetros por hora! US$16,940.00

Veículos Elétricos mais Eficientes? Geralmente construídos em garagens e universidades, raramente em laboratórios e oficinas de fábricas.  As empresas não estão interessados ​​em fazer e vender veículos elétricos mais eficientes? Não há lucro suficiente para EVE? As empresas carecem de inovação, esperando engenheiros e investidores ousados​​? EV1 – “Quem Matou o Carro Elétrico?”

Velomóvel

O que é um velomóvel? É um triciclo (ou bicicleta) com carenagem Pode ter motor elétrico, auxiliando os pedais

Velomóvel x Bicicleta Bicicleta é muito utilizada em até 5 km Maior conforto e abrigo das intempéries Maior velocidade 70 km/h (menor arraste) Mais eficiente do que uma bicicleta Maior peso (30 kg) e maior inércia (F=m.a) Maior espaço (ciclovias e estacionamentos) Maior preço (materiais e mão-de-obra) Maior risco de acidente nas rodovias (mais baixo)

Possibilidades e Estratégias para EVE Uma gincana de Eficiência Energética, incluindo Tração humana, normalmente a pedal, com carenagem Energia solar, fotovoltaica e/ou térmica Tração elétrica Armazenamento de energia em baterias Mais simples e eficaz do que um Congresso. Local seguro, com pista de asfalto? Patrocinadores e interesses da comunidade? Resultados esperados?