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Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado

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Apresentação em tema: "Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Orientação de Produção Orientação de Produto Orientação de Vendas Orientação de Marketing Orientação Societal ou Social

2 Orientação de Produção
A Orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo Alta eficiência + Baixos Custos Distribuição de Massa - Ex. Tigres Asiáticos

3 Orientação de Produto A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras Qualidade + Desempenho - Ex. 3M

4 Orientação de Vendas A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção contra: Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos - Ex. Organizações sem fins lucrativos,produtos não procurados etc..

5 Orientação de Marketing
A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados - alvos selecionados. Satisfazer a necessidade dos consumidores

6 Orientação de Marketing X Vendas
A orientação de marketing adota uma perspectiva de fora para dentro, ao contrário da orientação de vendas. Venda e Promoção Lucros por meio do volume de vendas Fábrica Produto Orientação de Vendas Mercado Alvo Necessidade do Cliente Marketing Integrado Lucros por meio da Satisfação do Cliente Orientação de Marketing

7 Marketing Integrado PRODUÇÃO MARKETING CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.
O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.

8 MARKETING INTEGRADO PRODUÇÃO P REC. HUM. C COMERCIAL P P P FINANÇAS

9 Organograma Tradicional X Orientada para o cliente
Clientes Alta Administração Pessoal da linha de frente Gerência de nível médio Gerência de nível médio Alta Administração Pessoal da linha de frente Pessoal da linha de frente Clientes Organograma de Empresa Moderna Orientada para o Cliente Organograma Tradicional

10 Orientação de Marketing Social
A Orientação de Marketing Social sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que a concorrência, de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade Satisfazer a necessidade dos consumidores + Interesses públicos

11 Orientações de Marketing

12 Orientações de Marketing
Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

13 Marketing como Filosofia de Negócio
Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais

14 Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa
Satisfação e bem estar do cliente a longo prazo Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa

15 Metas Organizacionais
LUCRO e SOBREVIVÊNCIA

16 Marketing Integrado PRODUÇÃO MARKETING CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.
O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.

17 Orientações de Marketing
Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

18 Ambiente de Marketing AMBIENTE MERCADO EMPRESA PREÇO ECONOMICO
POLÍTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIOCULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL EMPRESA CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUTO PREÇO

19 É PRECISO ADAPTAR AS VARIÁVEIS INTERNAS,
CONTROLÁVEIS, ÀS VARIÁVEIS EXTERNAS, INCONTROLÁVEIS

20 Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócios em linha com o seu posicionamento é o: “COMPOSTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO”

21 Orientações de Marketing
Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

22 É um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo

23 É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PARA OBTER E MANTER CLIENTES COM O MELHOR RETORNO PARA A EMPRESA

24 Conjunto de Atividades
PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO... DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA... PRODUTO CARACTERÍSTICAS QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE... COMUNICAÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO

25 COMUNICAÇÃO. PREÇO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO
PÚBLICO -ALVO DISTRIBUIÇÃO

26 Resumo Marketing como Filosofia de Negócio
É o marketing integrado, isto é, toda a empresa mobilizada para obter e manter clientes Marketing Estratégico É a adaptação estratégica da empresa às condições do ambiente e do mercado Marketing Operacional São as atividades de (pesquisa), produto, preço, distribuição e comunicação

27 Atividade 2 - Grupo 1) Quais as Orientações de Mercado que uma empresa possa estar voltada? Cite um exemplo de cada empresa segundo cada Orientação. Justifique a sua resposta. 2) O que é Marketing integrado? 3) Qual a principal diferença entre o Organograma Tradicional x Orientada para o Cliente? Cite um exemplo de empresa e justifique a sua resposta 4) Qual a principal característica do Marketing como Filosofia de Negócio? 5) O que vem a ser Marketing estratégico? 6) O que é Marketing Operacional e quais são os seus Pilares?


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