Ricardo Martins Silva FCTUC 2007. Concepção de um SIG aplicado à conservação de vias de comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Via litoral.
Advertisements

AENOR. Surgimento da AEONOR: Para promover a mobilidade dentro de Portugal, o Governo lançou em 1997 um concurso público internacional para a concepção,
A Terra – Estudos e Representações/População e Povoamento Documentos AutoresProfessora Maria Manuela Moura dos Santos Costa – Escola EB Cidade de Castelo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os pestinhas fotovoltaicos Ana Catarina Silva, Ana Catarina Soares, Ana Sofia Oliveira,
WHEELS LIGHT Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Introdução aos Sistemas Distribuídos
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006.
Microelectrónica Digital Ano lectivo Carlos Beltrán Almeida
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Apresentação da disciplina IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2005/2006
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
O Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) nasceu em 1983 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Composto principalmente por estudantes das áreas.
Disciplina: Sistema de Água
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
Prêmio GRUPISA HISTÓRICO DAS PREMIAÇÕES
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Theodore Allen.
Condições de sucesso nas intervenções no Património. Exemplos.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
Nuno Breda
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
8º Encontro Nacional da Liga dos Pesquisadores do Espiritismo
Transportes, Inovação e Sistemas, S.A.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia SIG Análise de Oeiras Ângela Reis_6350 Carolina.
Potencialidades da rede GBIF para o utilizador
Modelo de Replicação para a Preservação e Interrogação de Dados Científicos Micael F. A. de PinhoOrientadora: Maria Cristina Ribeiro.
Orientadora: Maria Cristina Ribeiro
Gestão de Ciência e Tecnologia 4ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 4ª aula Projectos: - Introdução - Programas e Projectos - Intervenientes.
Sistemas de Informações Geográficas (editar titulo) Humberto Diniz (editar autor) DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DA BAHIA (instituição)
Plano Director de Sistemas de Informação (PDSI)
Universidade de Coimbra Mestrado em Eng.ª Geográfica
Planeamento da localização de antenas de uma Rede Wireless
Desenvolvimento do tronco e membros de uma plataforma humanóide
As seis etapas de um projecto de pesquisa
Uso de Sistemas Imunológicos Artificiais para Detecção de Falhas em Plantas da Indústria de Petróleo. Aluno: Alexandre Willig Quintino dos Santos Orientador:
Problemas e Propostas de Solução
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Escola Secundária Ferreira de Castro | Rosa Silva | Programação e Sistemas de Informação 3 Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Universidade Federal do Espírito Santo Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD Prof. Alberto.
MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia.
Proposta de uma Arquitetura Híbrida para Navegação Autônoma por Hugo da Luz Silva.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” 11ºF Gonçalo Lopes, nº10 João Borralho, nº14 Lucas Duarte, nº16 Nasser Danji, nº21.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Moodle : utilização no Grupo de Investigação ATMS.
Gestão de Tempo de Projeto
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
1. 2  Pretende-se com esta apresentação completar alguns dados apresentados no Orçamento da Junta de Freguesia de Alvorninha para o ano de 2013  Alguns.
Mestrando: Guilherme Luiz Bianco Milton Sampaio
Texto Analisado INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SISTEMAS CENTRALIZADOS DE CONTROLE DO TRÁFEGO URBANO EM TEMPO REAL XVII Congresso da ANPET Hamifrancy.
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

Ricardo Martins Silva FCTUC 2007

Concepção de um SIG aplicado à conservação de vias de comunicação.

Conservação corrente: Vias de comunicação e sua envolvência: Pavimentos; Bermas e valetas; Taludes; Obras de arte; Actividades ambientais; etc.

Nova abordagem de realização das conservações das vias de comunicação: contratual. Qual o custo associado à empreitada? Qual a dimensão da v.c. e sua envolvência?

Aproximação com base em valores de rubricas executados em anos anteriores. Necessidade de ajustar valores.

Relação actual das vias de comunicação / áreas envolventes. Cálculo da dimensão/ áreas. Registo de troços intervencionados. SIG

Área de intervenção: distrito de Castelo Branco. Construção de uma base de dados em Access: Informação já existente em gabinete; Informação reunida em auto de medição. Concepção de um SIG.

Ferreira, A.; Santos, L.P.; Pereira, P.A.A, Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacional. FCT/UC. Rodrigues da Costa, A. F. C., Aplicações de SIG aos estudos, construção e conservação de infra-estruturas rodoviárias. Dissertação de mestrado em SIG, IST/UTL.

NETO, P.L., (1998) – Sistemas de Informação Geográfica - FCA, Lisboa Burrough, P.; McDonnell A., (1998), Principles of Geographic Information Systems, Oxford University Press