A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007

2 03/Maio/072 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento desde 1999 O Município de Vila Real de Santo António dispõe de Informação Georreferenciada desde 1999. Relativamente a essa informação apenas existia o armazenamento de alguns dados os quais também não se encontravam devidamente actualizados, (não existia a análise ou cruzamento dos dados). Natureza: Levantamentos mais simples, de cobertura (mapas de escolas, rede de vias, ortofotomapas).

3 03/Maio/073 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento A partir de meados de 2006 e com a contratação de um técnico com experiência na utilização deste tipo de Instrumento de Informação, procedeu-se ao carregamento e actualização da base de dados existente e consequente análise e cruzamento dos dados. SIG O Sistema de Informação Georreferenciado - SIG abrange todo o Concelho, a área considerada para a experiência resume-se à freguesia de Vila Real de Santo António a qual é facilmente identificável.

4 03/Maio/074

5 5 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento No decorrer do processo passou-se de apresentar dados muito básicos e simples para disponibilizar dados mais específicos: Demografia; Habitação; Educação; Infraestruturas; Rede de vias; Economia;

6 03/Maio/076 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território (PDM - Plano Director Municipal, POOC – Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Ria Formosa – POPNRF); etc. Actualmente esses dados são actualizados de forma regular sendo o grau de fiabilidade bastante elevado.

7 03/Maio/077 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento IMPORTÂNCIA DO SIG Elevada importância; Utilização frequente em projectos de diversa natureza, permite maior rapidez na análise e visualização da informação; Análise espacial – abordagem transversal, sistemática e integrada; Maior acessibilidade à informação, actualização e armazenamento de dados com informação espacial; Instrumento primordial na tomada de decisões.

8 03/Maio/078 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento UTILIZAÇÃO DO SIG Identificação de dados necessários ainda não existentes, de natureza social (Escolas – Carta Escolar, Habitação Social, etc.); Auscultação de interesses e necessidades junto dos jovens (utilização de Inquéritos) e outras entidades (Acção Social, Escolas, Instituições de Solidariedade), para posterior georreferenciação destes dados; Recolha de dados que de forma sistemática são introduzidas e actualizadas.

9 03/Maio/079 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento AVALIAÇÃO DO SIG O que foi possível melhorar? O que foi possível melhorar? A capacidade de diagnóstico; A capacidade de planeamento; Maior capacidade de Avaliação; A facilidade e rapidez de acesso à informação existente; Utilidade excepcional em todas as fases de um Projecto.

10 03/Maio/0710 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento AVALIAÇÃO DO SIG Constrangimentos detectados? Constrangimentos detectados? Atraso na dinamização e utilização do Instrumento; Sobrecarga de trabalho das Equipas responsáveis pela utilização e actualização do Sistema; Não reconhecimento da importância do Instrumento talvez por falta de conhecimento acerca das potencialidades do mesmo.

11 03/Maio/0711 Vila Real de Santo António Instrumentos de Georreferenciamento AVALIAÇÃO DO SIG Potencialidades? Potencialidades? Sistema de utilização bastante pertinente; Construção e actualização de uma base de dados com elementos desde o mais genérico ao mais específico e particular possível, para que todas as hipóteses de análise e respostas não sejam descuradas, potencializando assim o seu alcance; Facilidade na análise de dados e consequente rapidez na prossecução de objectivos mediante a estruturação de um plano de intervenção; Ainda que o SIG não tenha sido utilizado suficientemente no decorrer deste Projecto, a partir deste momento e considerando as potencialidades do mesmo tem-se vindo a promover de forma muito mais dinâmica e activa a sua utilização.

12 Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planeamento OBRIGADO PELA ATENÇÃO.


Carregar ppt "Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google