A experiência do IPN no interface Universidade/Empresa Carlos Cerqueira, Director de Inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Departamento de Engenharia Informática
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
Quatro Proposições e três Teses sobre Universidade e Investigação
CrioEstaminal – Saúde e Tecnologia, SA. CRIOESTAMINAL A Crioestaminal proporciona aos pais dos recém-nascidos a possibilidade de isolar e criopreservar.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
A NOSSA VISÃO primeiro parque especializado em Biotecnologia em Portugal cluster de empresas e instituições de investigação e de excelência ajudar jovens.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
Financiadora de Estudos e Projetos
Parceiras no Suporte e Orientação Empresarial
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Apoiar as ideias das Universidades através da incubação de empresas e da criação de spin-offs CRUE / CRUP, Ayamonte, 30 Novembro 2010 José Ricardo Aguilar.
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
L. Teixeira & Melo Lda Reforma da formação profissional, financiamento à formação – POPH Investigação, Desenvolvimento e Inovação – Práticas e Incentivos.
Capital Network.
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca Palco Principal: Redes sociais, espaços de negócio PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Creating Value in Biotechology
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
SUMÁRIO Apresentação Ciência, Tecnologia e Inovação.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Departamento de Engenharia Informática
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
Filipe Neves Coordenador da Gestão de Projectos Desenvolver uma Incubadora de sucesso II Encontro Nacional de.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Nuno Silva. Universidade – Empresa Transferência de Tecnologia Regulação Porquê? O quê? Quem? Quando? Como? Questões, questões, questões... Estrutura.
MAIO.2013 MOSTRA TECNOLÓGICA & CONGRESSO INTERNACIONAL.
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
dos Objectivos à Concretização
PREPARAR PORTUGAL PARA UM NOVO CICLO DE FUNDOS ESTRUTURAIS 2007–2013 Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
A Lionesa é uma nascente de energias.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
Assignment 1 Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional em 1999 Ana Paiva Inês Costa Miguel Carvalho Políticas de Ciência e Tecnologia 1.
Abrantes,
Co-Financed by European Regional Development Fund Made possible by the INTERREG IVC Programme Co-Financed by European Regional Development Fund Made possible.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Modelos de Inserção de CT&I no Desenvolvimento Nacional. Evando.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

A experiência do IPN no interface Universidade/Empresa Carlos Cerqueira, Director de Inovação

O Instituto Pedro Nunes Criado em 1991 pela Universidade de Coimbra Promove a inovação na área científica e tecnológica, através da promoção tecnológica e organizativa do tecido produtivo.

O Instituto Pedro Nunes I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO

Laboratórios de I&DT I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO · Projectos de I&DT em consórcio com empresas · Inovação e Desenvolvimento Tecnológico · Transferência de Tecnologia Laboratório de Automação e Sistemas (LAS) Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) Laboratório de Electroanálise e Corrosão (LEC) Laboratório de Geotecnia (LABGEO) Laboratório de Ciências Farmacêuticas (LABPHARM)

LABORATÓRIOS DE I&DT – CASO PRÁTICO 1 PROJECTO SILVER Necessidade · Resolver o problema do escurecimento dos artigos em prata, com especial destaque para as filigranas, que acarreta uma diminuição das exportações. · A globalidade deste sector industrial português sente abaixamento da quota de mercado de cerca de 60% só no Japão Abordagem · Co-financiamento da Agência de Inovação, Programa IDEIA · I&DT em consórcio: Instituto Pedro Nunes (LED&MAT) + Empresa Ferreira Marques & Irmão Resultados · Um tipo de revestimento baseado em prata, capaz de evitar o escurecimento superficial, resistir ao desgaste e aos agentes químicos · Processo de protecção capaz de não alterar a composição química do material de base · Teste sobre peças à escala real I&DT

LABORATÓRIOS DE I&DT – CASO PRÁTICO 2 I&DT ABRASIVIDADE DO PAPEL Necessidade · Desenvolver metodologia de ensaios de abrasividade do papel · Desenvolver metodologia de análise qualitativa da superfície do papel para utilização no Laboratório de controlo de qualidade Abordagem · I&DT por contrato: Instituto Pedro Nunes (LED&MAT) + Soporcel · Desenvolvimento de sistema dirigido às necessidades específicas do cliente Resultados: · Novas metodologias de ensaio (patenteadas) · Protótipos funcionais · Geração de novo conhecimento sobre o comportamento dos materiais (papel)

INCUBADORA DE EMPRESAS

I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO · Promoção do empreendedorismo · Apoio a empresas de base tecnológica. Novo edifício: desde Agosto 2007

INCUBADORA: SERVIÇOS Espaço e Logística Salas: 20,28,33,40,56,66 m 2 Mobiliário, Internet, Correio, Fax, Salas de Reuniões Incubação Física Incubação Virtual Start Follow-up Promoção e Networking Projectos Nacionais e Internacionais Eventos matching Plano de Negócios Validação Tecnológica Estudo de Viabilidade Escrita e Discussão Acesso a Financiamento Fundos Nacionais e Europeus Banca, Business Angels, Capital de Risco Serviços Financeiros Contabilidade Geral Processamento Salários Dossier Fiscal Acesso ao Conhecimento Universidade de Coimbra Instituições I&D Consultoria Formação Tecnológica, Gestão, Acesso a Salas Auditório Prop. Intelectual Contratos Transf. Tecnologia Patentes, Marcas INCUBADORA

RESULTADOS · Postos de trabalho > 300 · % exportação / V.neg 70%. Despesas de I&DT / V. neg 12% · Nº de spin offs geradas: 5 · Delegações nos EUA, UK, Brasil, Moçambique, Roménia CONTEXTO · Software para sistemas críticos · Projectos para a indústria nacional e internacional (NASA) PROMOTORES · 3 Investigadores do Departamento de Engª Informática INCUBADORA DE EMPRESAS – CASO PRÁTICO 1 CRITICAL SOFTWARE Tecnologias de Informação para Sistemas Críticos INCUBADORA

RESULTADOS · Postos de trabalho > 100 · % exportação / V.neg 65%. Despesas de I&DT / V. neg 20% · Mercado global CONTEXTO · Know-how adquirido · Interesse por parte da Telecel/Vodafone PROMOTORES · Liderada por Investigador da FCTUC · Equipa de desenvolvimento com origem no LIS INCUBADORA DE EMPRESAS – CASO PRÁTICO 2 WIT Software Consultadoria e Desenvolvimento de Software para a Internet Móvel INCUBADORA

RESULTADOS · 3ª maior empresa europeia do sector · Postos de trabalho > 70 · Presença em Espanha e Itália · % exportação / V.neg 30%. Despesas de I&DT / V. neg 6% CONTEXTO · Prestar servi ç o de criopreserva ç ão de c é lulas estaminais do cordão umbilical. Fazer investiga ç ão sobre as suas poss í veis aplica ç ões terapêuticas. · Servi ç o inexistente em Portugal PROMOTORES · 4 Jovens Licenciados em Bioqu í mica pela FCTUC e um em Economia pela FEUC. · 2 deles são Bolseiros de Doutoramento (Estocolmo e Coimbra) INCUBADORA DE EMPRESAS – CASO PRÁTICO 3 CRIOESTAMINAL Criopreservação de células estaminais do cordão umbilical INCUBADORA

INCUBADORA DE EMPRESAS EMPRESAS SPIN-OFF INCUBADORA

INCUBADORA DE EMPRESAS REPARTIÇÃO DAS EMPRESAS POR SECTOR DE ACTIVIDADE INCUBADORA

15 ANOS DE INCUBAÇÃO (1996 a 2010) · Total de Empresas (Dez. 2010): > 150 · Nº de empresas em Actividade > 80% · Volume de Negócios (2010) > 70 M % de exportação > 35% · Emprego Directo Qualificado > INCUBADORA DE EMPRESAS – RESULTADOS INCUBADORA

EMPREEDEDORES INVESTIDORESSTART-UPS ESTUDANTES ESTADO E SECTOR ASSOCIATIVO QUADROS SECTOR EMPRESARIAL INVESTIGADORES FORMAÇÃO INTERFACE UNIVERSIDADE/EMPRESAS RTD INCUBAÇÃO

TICE.PT · TICE.Health · TICE.mobilidade Health Cluster Portugal · DHMS · AAL4all TOOL NET · Tooling Edge INOVcluster (agro-industrial). InovWine RIERC Rede de Incubação e Empreendorismo da região Centro GAPI Rede de Gabinetes de Apoio à Propriedade Industrial REDES NACIONAIS REDES INTERNACIONAIS EARTO European Association of Research and Technology Organisations TII European Association for the Transfer of Technologies, Innovation and Industrial Information PROTON Europe European Knowledge Transfer Association INCUBATOR FORUM EBN European Business & Innovation Centre Network UTEN University Technology Enterprise Network INTERFACE UNIVERSIDADE/EMPRESAS

? FUTURO I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO ACELERAÇÃO

ACELERADORA DE EMPRESAS Localização · Pólo II da Universidade, contígua ao ISEC (Instituto Politécnico) · Zona de elevada Concentração de Infraestruturas Tecnológicas (Académicas, I&DT, Transferência de Tecnologia) · Integrada na cidade Área a construir m2 Objectivo Acelerar o crescimento das empresas: · apoio mais diversificado, após a fase de incubação. acesso ao conhecimento · apoio na internacionalização · usofruto de ambiente propiciador de inovação.

ACELERADORA DE EMPRESAS

O Instituto Pedro Nunes ? I&DT INCUBAÇÃO FORMAÇÃO ACELERAÇÃO

INSTITUTO PEDRO NUNES Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia Rua Pedro Nunes Coimbra PORTUGAL INSTITUTO PEDRO NUNES Association for Innovation and Development in Science and Technology Rua Pedro Nunes Coimbra PORTUGAL Tel Fax Carlos Cerqueira Dep. de Valorização do Conhecimento e Inovação