Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

“O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3a
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
A possibilidade de religião falsa
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
JESUS ANDA SOBRE ÁS AGUAS Mateus
O TEMPO PASSA....
Imagem que transforma.
Profetiza Ez. 37.
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
A HISTÓRIA DE UM EX-CEGO “Só sendo cego para ver”
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
Uma perspectiva Bíblica
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
SEGUIR A CRISTO O que significa? Mateus 19:16-22 Marcos 10:17-22
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
PRA QUÊ COMPLICAR O QUE JESUS SIMPLIFICOU?
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Ministério da Fidelidade.
Maquiagem e Acessórios
É AMAR A DEUS, POIS QUEM AMA, RESPEITA E OBEDECE A DEUS.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Um julgamento deve sempre ter um resultado final,
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
O que significa tudo isto ?
Renovando o Compromisso.
Redescobrindo a Igreja pela graça
2ª AULA: O SOL DA JUSTIÇA MALAQUIAS 4:2.
João ; NVI. João ; NVI.
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
O Alvo do Cristão Mateus
NA MINHA TRANSFORMAÇÃO
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Fé que transforma sua vida
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
UMA VIDA TRANSFORMADA PELA GRAÇA
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Viva o melhor da sua vida
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Então disse a seus discípulos:
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Ser crucificado Então disse a seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar- me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mt. 16:24.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
2ª AULA: O SOL DA JUSTIÇA MALAQUIAS 4:2.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
O que motiva você?.
Uma mulher cheia de Graça!
SÉRIE: EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS EM SUA VIDA
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
UMA VIRADA DE 180º EM MINHA FORMA DE AMAR Retornando a onde tudo começou: JESUS!
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho www.4tons.com Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

INTRODUÇÃO

Mordomia Cristã, por algum tempo, deu muita ênfase apenas no dinheiro e no comportamento. Isto representou um grande prejuízo para a geração presente, com isto, não vai uma crítica aos líderes do passado, era o melhor que intentavam fazer, era a visão da época.

OBJETIVO DESTE SEMINÁRIO

Trabalhar a formação dos princípios e dos valores da mordomia cristã e da vida em geral.

Para começar vamos pensar em duas perguntas interessantes:

O pássaro é feliz porque canta ou canta porque é feliz? O criminoso é mau porque transgride a lei ou transgride a lei porque é mau?

Assim como o pássaro canta porque é feliz, o criminoso pratica a maldade porque no coração dele estão armazenados princípios que orientam seus valores.

PRINCÍPIOS São os princípios que guiam nossa vida. Todos nós temos princípios e são eles que nos tornam o que somos. É impossível viver sem princípios.

VALORES A segunda parte tem a ver com os valores. Não os podemos ver, mas sabemos que os temos. Valores têm a ver com o que é importante na vida, as prioridades, o que vem primeiro.

MORDOMIA CRISTÃ É mais que uma doutrina bíblica, é tudo de mim em resposta ao tudo de Deus.

Algumas versões para Mordomia Cristã

A visão antiga (estreita): Focalizava apenas os dízimos e ofertas. Mordomia não começa com ofertas. Quando olhamos para teologia da mordomia cristã vemos que é tudo a respeito de Deus. Tudo que fazemos é uma resposta a Deus.

A visão antiga (estreita): É mais comportamental. Tem a ver com o que pensamos, com os nossos valores.

É mais ampla está focalizada nos valores. A nova visão: É mais ampla está focalizada nos valores.

1. O que faço é afetado por meus valores e vice-versa 1. O que faço é afetado por meus valores e vice-versa. Estamos falando sobre coração. Mordomia Cristã é uma questão de coração.

2. Praticar Mordomia Cristã como programa terá efeito por um tempo, porque um programa tem começo e fim. O que temos que fazer é praticar mordomia como estilo de vida.

3. Se alguém prega Mordomia Cristã ou não, praticaremos a doutrina não como um programa que tem começo e fim, mas como é para ser na verdade: um estilo de vida.

4. O programa é necessário para dar uma estrutura, mas chega um momento onde a estrutura se torna desnecessária porque você desenvolveu bons hábitos.

MORDOMIA CRISTÃ É COMPROMISSO TOTAL E PLENO COM DEUS

“Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, e TODO o seu coração, de TODA a sua alma e de TODO o seu entendimento’. Esse é o primeiro e maior mandamento.” Mateus 22:37, 38 (NVI)

Mordomia Cristã é: Amor a Deus com tudo de mim, não apenas com o dinheiro, amar total e completamente.

Jesus usa a palavra TUDO e TODO de maneira intencional? Porque Mordomia Cristã é TUDO de mim em resposta ao TUDO de Deus, isso é bíblico.

Outras palavras importantes são: coração, alma, e mente ou entendimento. Ele falava sobre a totalidade da pessoa humana, dessa forma estava dizendo que Deus quer que o amemos com toda a vida.

Mordomia cristã é TUDO de mim em resposta a TUDO de Deus Mordomia cristã é TUDO de mim em resposta a TUDO de Deus. Esta definição brota do texto que diz que temos que amar a Deus de todo o coração.

ANTROPOLOGIA CULTURAL

A cultura existe em dois níveis A cultura existe em dois níveis. Imagine que existe uma linha pontilhada. Do lado de cima desta linha está o nível superficial, que é visível, é a maneira que as pessoas se comportam. Do lado de baixo da linha pontilhada é o nível profundo, que é invisível.

O comportamento: Acontece no nível de cima ou superficial, enquanto os valores estão na parte profunda. O comportamento é uma expressão dos seus valores.

Se Jesus é Senhor de TUDO, deve ser Senhor de minha religião, liderança, família, de como uso meu carro, meu dinheiro, como falo e me comunico. Se Jesus é o Senhor do Universo, sua liderança deve...

... ser sobre TODA a minha vida, não apenas a minha adoração ou dízimos e ofertas. Deve ser o Senhor de toda a minha vida. Porque mordomia cristã é TUDO de mim em resposta ao TODO de Deus. Este é o entendimento amplo da mordomia cristã.

IMPLICAÇÕES

Nossa vida é integrada e inter-relacionada, logo, nossa adoração deve ter um impacto na maneira de tratar nossa esposa e filhos. Seu comportamento está no nível superficial e é informado pelos valores do nível profundo.

Adoração impacta os outros subsistemas. Mordomia Cristã não pode e não deve ser limitada apenas em nossa adoração.

INFORMAÇÃO NÃO MUDA COMPORTAMENTO

A maioria dos Adventistas sabe que devem devolver os dízimos, mas ao redor do mundo apenas 40% devolve dízimos e todos sabem que devem fazer, mas saber não muda comportamento.

As mudanças para serem duradouras devem ser profundas e afetar o sistema de valores. Podemos experimentar mudanças superficiais, mas não tem duração.

DOIS NÍVEIS

Primeiro Nível: Profundo – valores e princípios Os valores e princípios trarão vida ao seu comportamento. O que faz do lado de fora é um espelho do que você é por dentro nos princípios e valores.

Segundo Nível: Superficial- Comportamental O comportamento é uma expressão dos nossos valores. O que fazemos no nível superficial é uma indicação do que é importante para nós no nosso interior em nosso coração.

Jesus entendeu esses dois níveis, quando falou: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados, bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície...

...Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.” Mateus 23:27 – 29 (NVI)

Jesus estava condenando os fariseus porque havia inconsistência entre o que faziam no nível superficial e o que eles tinham no coração. Nas palavras de Jesus é exterior, fora – nível superficial.

Jesus diz – o vosso exterior não é igual ao interior Jesus diz – o vosso exterior não é igual ao interior. Dentro para Jesus é o meu nível profundo. Quando a superfície e a profundidade são diferentes, chamamos de disfuncional e a palavra bíblica chama-se hipocrisia. Quando o comportamento não é o mesmo que o valor.

PAULO E OS DOIS NÍVEIS

“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Romanos 7:18 e 19 (NVI)

A idéia do nível superficial e do profundo é bíblica A idéia do nível superficial e do profundo é bíblica. Alimentamos nossos valores e a conseqüência disso é o viver uma vida consistente com a vontade de Deus. O profundo relacionamento com Deus resulta em adoração e comportamento fiel na devolução de dízimos e ofertas.

Numa vida sem Jesus quem está vivendo no centro do coração Numa vida sem Jesus quem está vivendo no centro do coração? Se eu sou o senhor, o que podemos esperar no meu comportamento? A CRUZ É A RESPOSTA

“Eu fui crucificado com Cristo “Eu fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2:20

Com Jesus, o eu está morto, na cruz e Jesus vive dentro de mim Com Jesus, o eu está morto, na cruz e Jesus vive dentro de mim. Quando Jesus é seu valor, você morre para si mesmo e uma nova vida de serviço vai nascer. Porque Jesus no nível profundo vai mudar de indulgência para simplicidade.

VALORES SECULARES OU ESPIRITUAIS?

No secularismo você sabe que Deus existe, mas você não precisa dele No secularismo você sabe que Deus existe, mas você não precisa dele. No espiritual Deus é tudo.

Pessoas que se submetem aos valores seculares pensam apenas em coisas perecíveis como alimento, roupas, carros. Pessoas espirituais pensam nas coisas que duram para sempre.

As pessoas secularizadas fazem tudo em torno deles mesmos As pessoas secularizadas fazem tudo em torno deles mesmos. Para as pessoas espirituais Jesus é tudo, Ele está no centro de sua vida.

CONCLUSÃO

O que você pensa como cristão? Quais sãos seus valores, temporários ou eternos? Pensa nas coisas deste mundo ou nas do outro mundo?

Jesus quer habitar em nosso coração e mudar nossos valores, porque Ele sabe que o nosso comportamento será mudado com Sua presença. Mordomia é uma transformação. Cristo faz em nós, mudando nossa mente, nossos valores, tornando-nos mordomos do Seu reino.