Treinamento do Microsoft® Word 2010

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Transcrição da apresentação:

Treinamento do Microsoft® Word 2010 [Observação para o treinador: para obter ajuda detalhada sobre como personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure textos adicionais da lição no painel de anotações de alguns slides.] Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Conteúdo do curso Visão geral: movendo-se no Word Lição: inclui sete seções com instruções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão de Referência Rápida Criar seu primeiro documento do Word II

Visão geral: movendo-se no Word Bem-vindo à segunda parte da série “Criar seu primeiro documento do Word” para quem é novato no Word. Neste curso, você saberá como se mover no documento, usar marcas de formatação, mover o texto usando Recortar e Colar, e alterar o espaçamento entre linhas e o alinhamento no Word 2010. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Objetivos do curso Mover-se no documento. Usar marcas de formatação. Mover o texto no documento. Alterar o espaçamento entre linhas e o alinhamento. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Mover-se no documento Imagine, nesta imagem, que você deseja digitar uma nova frase no primeiro parágrafo entre "civilização" e "Durante". O cursor (a linha vertical) está no fim do segundo parágrafo, depois da palavra "assistência". Para digitar em qualquer outro lugar no documento, será necessário mover o cursor para esse local. Mova o cursor para outro local movendo o ponteiro e depois clicando ou usando o teclado. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Mover-se no documento Estas são algumas maneiras de fazer isso: Com o mouse, mova o cursor para a esquerda de "Durante" e clique para inserir o cursor. Em seguida, comece a digitar. Ou então... Pressione a SETA PARA CIMA no teclado para mover o cursor para cima uma linha por vez. Pressione a SETA PARA A ESQUERDA para mover o cursor para a esquerda um caractere por vez. Dicas: Você pode pressionar CTRL+SETA PARA A ESQUERDA para mover o cursor para a esquerda uma palavra por vez. (Não se esqueça de que, em atalhos de teclado, o sinal de mais (+) não é uma tecla; ele só significa que é necessário pressionar a tecla SETA PARA A ESQUERDA enquanto mantém pressionada a tecla CTRL.) Para obter uma lista das teclas que podem ser usadas para se mover na página, consulte o Cartão de Referência Rápida com link no final do curso. Mova o cursor para outro local movendo o ponteiro e depois clicando ou usando o teclado. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Usar a barra de rolagem Porém, se o documento estiver ficando longo, talvez não seja prático ter que pressionar continuamente as teclas de direção para mover para cima ou para baixo no documento. Em vez disso, use a barra de rolagem. A barra de rolagem. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Usar a barra de rolagem É assim que funciona: A barra de rolagem está no lado direito da janela. Para usá-la, clique na caixa de rolagem e arraste-a para cima ou para baixo para mover-se em um documento sem mover o cursor. Ou então, clique nas setas de rolagem no fim da barra de rolagem para mover para cima ou para baixo. Também é possível rolar usando o teclado. Pressione a tecla PAGE UP para ir para uma tela acima ou PAGE DOWN para ir para uma tela abaixo. A barra de rolagem. Criar seu primeiro documento do Word II

Vá para os bastidores com marcas de formatação Imagine que você digitou alguns parágrafos. Os parágrafos parecem muito distantes e o segundo parágrafo começa mais distante à direita do que o primeiro parágrafo. Você pode ver o que está acontecendo em seu documento olhando para as marcas de formatação que o Word insere automaticamente conforme você digita. Estas marcas sempre estão nos documentos, mas são invisíveis até você exibi-las. Formatando marcas em um documento do Word. Criar seu primeiro documento do Word II

Vá para os bastidores com marcas de formatação Por exemplo, um ponto aparece sempre que você pressiona a BARRA DE ESPAÇOS, como entre palavras. Um ponto é um espaço; dois pontos são dois espaços e assim por diante. Normalmente, deve haver um espaço entre cada palavra. Formatando marcas em um documento do Word. Criar seu primeiro documento do Word II

Vá para os bastidores com marcas de formatação O Word insere uma marca de parágrafo ( ) sempre que você pressiona ENTER para iniciar um novo parágrafo. Na imagem, há duas marcas de parágrafo entre os dois parágrafos, que significa que ENTER foi pressionado duas vezes. Isso cria espaço extra entre parágrafos. Formatando marcas em um documento do Word. Criar seu primeiro documento do Word II

Vá para os bastidores com marcas de formatação Uma seta ( ) aparece sempre que TAB é pressionado. Na imagem há uma seta antes do primeiro parágrafo e duas setas antes do segundo parágrafo, portanto, TAB foi pressionado duas vezes no segundo parágrafo. Formatando marcas em um documento do Word. Criar seu primeiro documento do Word II

Vá para os bastidores com marcas de formatação Para ver marcas de formatação, vá para a faixa de opções na parte superior da janela. Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique no botão Mostrar/Ocultar. ( ). Clique no botão novamente para ocultar as marcas de formatação. Observação: estas marcas são apenas para mostrar. Elas não estarão nas páginas impressas, mesmo quando você as vê na tela. Formatando marcas em um documento do Word. Criar seu primeiro documento do Word II

Mover texto usando Recortar e Colar E se você precisar mover algum texto no documento? Não é necessário excluí-lo e digitá-lo novamente onde desejar. Em vez disso, basta usar Recortar e Colar. Por exemplo, no primeiro parágrafo, você decide que a quarta frase deve ser a última frase no parágrafo. Não exclua para depois redigitar – basta usar Recortar e Colar. Criar seu primeiro documento do Word II

Mover texto usando Recortar e Colar Selecione a frase que deseja mover, conforme mostrado na imagem. Na faixa de opções, na guia Página Inicial, clique em Recortar ( ). Mova o cursor para o fim do parágrafo, onde deseja que a frase apareça (após a marca de formatação de ponto).  Nas etapas 2 e 4, você poderia usar atalhos de teclado para executar a mesma ação, pressionando CTRL+X para recortar (pense no X como se fosse uma tesoura) e CTRL+V para colar. Depois de começar a editar os documentos, você verá como esses atalhos de teclado são rápidos e convenientes. Na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, clique no botão Colar ( ). Não exclua para depois redigitar – basta usar Recortar e Colar. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Desfazer! Você moveu a frase, mas agora que olha para ela, não está feliz com a alteração. Felizmente, você não tem que percorrer o processo de recortar e colar inteiro novamente para mover a frase de volta para seu local original. Em vez disso, use Desfazer. Na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, na parte superior da janela, clique no botão Desfazer ( ). O botão Desfazer na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Desfazer! Isso irá desfazer a última ação realizada, que nesse caso era colar a frase no novo local. Clique no botão Desfazer novamente para desfazer a ação anterior, que nesse caso era recortar a frase do local original. Agora sua frase está de volta em seu local original. Ou então, para usar outro atalho de teclado útil, pressione CTRL+Z duas vezes para fazer a mesma coisa. O botão Desfazer na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Criar seu primeiro documento do Word II

Espaçamento entre linhas Você pode ajustar quanto espaço existe entre as linhas do texto. Se desejar mais ou menos espaço entre as linhas em todo o documento, ou em uma área de texto selecionada, como em um endereço de carta, é fácil alterar o espaçamento. Alterando o espaçamento entre linhas em um documento Criar seu primeiro documento do Word II

Espaçamento entre linhas Para alterar o espaçamento entre linhas em um documento inteiro, é necessário selecionar todo o texto do documento pressionando CTRL+T. Para alterar o espaçamento entre linhas de um único parágrafo, basta colocar o cursor dentro do texto; não é necessário selecionar o texto. Alterando o espaçamento entre linhas em um documento Criar seu primeiro documento do Word II

Espaçamento entre linhas Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Espaçamento entre Linhas ( ). Uma marca de seleção na lista informa qual é o espaçamento atual entre linhas. Clique no novo espaçamento entre linhas desejado. Alterando o espaçamento entre linhas em um documento Criar seu primeiro documento do Word II

Alinhar texto à esquerda, no centro ou à direita O alinhamento horizontal determina a aparência e a orientação das bordas dos parágrafos. O texto pode ser alinhado à esquerda, que significa que a borda esquerda do texto está alinhada com a margem esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado, que significa que está alinhado uniformemente nas margens esquerda e direita. Os botões Alinhar. Criar seu primeiro documento do Word II

Alinhar texto à esquerda, no centro ou à direita O alinhamento mais comum é o alinhado à esquerda, mas você pode alterá-lo sempre que desejar, para um único parágrafo, um conjunto de parágrafos ou o documento inteiro. Por exemplo, em muitos documentos, os títulos são centralizados no meio da página. Os botões Alinhar. Criar seu primeiro documento do Word II

Alinhar texto à esquerda, no centro ou à direita Selecione o texto que você deseja alinhar ou pressione CTRL+T para selecionar todo o texto do documento. Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Alinhar à Esquerda ( ) ou Alinhar à Direita ( ), Centralizar ( ) ou Justificar ( ). Os botões Alinhar. Criar seu primeiro documento do Word II

Sugestões para prática Mover-se no documento. Ativar marcas de formatação. Usar Recortar e Colar para mover o texto e usar Desfazer. Alterar o espaçamento entre linhas. Alinhar texto. [Observação para o treinador: com o Word 2010 instalado no computador, você pode clicar no link no slide para acessar uma prática online. Nessa prática, você pode trabalhar com cada uma dessas tarefas no Word 2010, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Word 2010, não conseguirá acessar as instruções da prática.] Prática online (requer o Word 2010) Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 1 Para mover-se em um documento, você deve pressionar a tecla SETA PARA BAIXO para ir da parte superior para a inferior do documento. (Selecione uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 1 Para mover-se em um documento, você deve pressionar a tecla SETA PARA BAIXO para ir da parte superior para a inferior do documento. Resposta: Falso. Rolar pelo documento ou usar as teclas PAGE UP e PAGE DOWN são as formas mais rápidas de ler um documento. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 2 Pressione a tecla BACKSPACE para remover marcas de formatação extras. (Selecione uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 2 Pressione a tecla BACKSPACE para remover marcas de formatação extras. Resposta: Verdadeiro. Se parecer que você tem espaços indesejados no documento, ative as marcas de formatação para ver o que está acontecendo no plano de fundo. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 3 Para mover o texto de um local para outro, copie o texto. (Selecione uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 3 Para mover o texto de um local para outro, copie o texto. Resposta: Falso. Para mover o texto para outro local, selecione e recorte o texto. Em seguida, cole-o no novo local. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 4 Depois de ter recortado o texto, não é possível obtê-lo de volta. (Selecione uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Criar seu primeiro documento do Word II

Criar seu primeiro documento do Word II Pergunta de teste 4 Depois de ter recortado o texto, não é possível obtê-lo de volta. Resposta: Falso. Clique no botão Desfazer ou cole o texto de volta. Criar seu primeiro documento do Word II

Cartão de Referência Rápida Para ver um resumo das tarefas discutidas neste curso, consulte o Cartão de Referência Rápida. Criar seu primeiro documento do Word II

Usando este modelo Usando este Modelo Hiperlinks para o curso online: o modelo contém links para a versão online deste curso de treinamento. Os links levam você até a sessão prática interativa de cada lição e até o Cartão de Referência Rápida publicado para este curso. Observação: você deve ter o Word 2010 instalado para exibir as sessões práticas interativas. Se você não tiver o Word 2010, não conseguirá acessar as instruções da prática. Cabeçalhos e rodapés: o modelo contém um rodapé com o título do curso. Para adicionar rodapés, como a data ou números de slides, clique na guia Inserir e clique em Cabeçalho e Rodapé. Transições: uma transição, Portas, é usada para enfatizar seções da apresentação de slides. Ela é aplicada ao slide Conteúdo do Curso, ao slide Lição e ao primeiro slide de teste. Animações: efeitos personalizados de animação são aplicados em toda a apresentação. Eles incluem Flutuação Internet (opção Para Cima ou Para Baixo), Esmaecimento e Zoom. Para alterar efeitos de animação, clique na guia Animações e use a galeria Adicionar Animação e as opções de Tempo. Opções de Efeito disponibilizam opções para o efeito; clique em Painel de Animação na guia Animações para trabalhar com várias animações. Este modelo do Microsoft PowerPoint® tem conteúdo de treinamento voltado a quem é novato no Word para mover-se em um documento, usar marcas de formatação, mover texto e alterar o espaçamento entre linhas e o alinhamento no Word 2010. O conteúdo é adaptado do curso de Treinamento do Office.com denominado “Criar seu primeiro documento do Word II”. Layouts de slide: cada slide tem um layout personalizado. Para aplicar o layout personalizado a um novo slide, clique com o botão direito do mouse na miniatura do slide, aponte para Layout e clique no layout na galeria de Layout. Para alterar os layouts, abra o modo de exibição mestre e altere o layout mestre específico nesse modo de exibição. Você pode encontrar o título do layout apontando para sua respectiva miniatura. Consulte o painel de anotações ou visualize a página de anotações inteira (guia Exibir, Anotações) para obter ajuda detalhada sobre este modelo.