Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel

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Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel Orientador: Professor Doutor Vítor Manuel Ferreira Santos André João Lopes Oliveira 20 de julho de 2012

Sistemas para Monitorização Índice Enquadramento Sistemas para Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do Condutor Resultados Experimentais

Sistemas para Monitorização Enquadramento Sistemas para Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do Condutor Resultados Experimentais

Enquadramento Projeto Atlas Enquadramento Inicio 2003 - Festival de robótica. Desenvolvimento de sistemas para condução autónoma.

Enquadramento Objetivos Velocidade Monitorização do Habitáculo Deteção de Situações de Risco Deteção do Condutor

Sistemas de Monitorização Enquadramento Sistemas de Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do Condutor Resultados Experimentais

Sistemas para monitorização Sistemas de Monitorização Controlo do AtlasCar Centralina – 2 PLC’s Lasers 2d e 3d GPS Camara estéreo Sensor inercial Ethernet Firewire Usb

Sistemas para monitorização Sistemas de Monitorização Monitorização do Habitáculo Booleanos 0 ou 1 Buzina Pisca esquerdo Pisca direito Mínimos Médios Máximos Ignição 0 a 1023 Pedal Acelerador Pedal Travão Pedal Embraiagem

Sistemas para monitorização Sistemas de Monitorização Monitorização do Habitáculo

Sistemas para monitorização Sistemas de Monitorização Monitorização da Velocidade Rotinas de alta velocidade do PLC Devido ao excesso de pedidos de comunicação com o plc, atrasavam a leitura dos pulsos do encoder Contador Quadratura HCTL - 2022 Nº de Bits: 32 bits. Frequência de operação: 2 a 33 MHz Modo de contagem: 4x

Sistemas para monitorização Sistemas de Monitorização Monitorização da Velocidade

Sistemas para Monitorização Enquadramento Sistemas para Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do Condutor Resultados Experimentais

Deteção de Situações de Risco zonas de procura Risco de colisão. 2 lasers planares Para-choques dianteiro Deteção de obstáculos Falta de sinalização luminosa (rotação de 10º) Aviso ao condutor quando este executa bem a manobra de ultrapassagem.

Deteção de Situações de Risco Tópicos e Packages utilizados Módulo de monitorização do Habitáculo. Módulo de velocidade do veiculo. PLC – ângulo de direção. Seguimento de obstáculos – nuvem de pontos do laser

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Situações de Risco Risco de colisão

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Situações de Risco Objeto detetado e boa manobra

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Situações de Risco Falta de Sinalização

Sistemas para Monitorização Enquadramento Sistemas para Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do condutor Resultados Experimentais

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Estágios da manobra

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Descritores Nº Descrição 1 tempo total da manobra 2 tempo do primeiro estágio 3 tempo do segundo estágio 4 tempo do terceiro estágio 5 velocidade média no primeiro estágio 6 velocidade média no terceiro estágio 7 rotação média do motor no primeiro estágio 8 rotação média do motor no segundo estágio 9 rotação média do motor no terceiro estágio 10 média do produto do ângulo da direção com a velocidade no primeiro estágio 11 média do produto do ângulo da direção com a velocidade no terceiro estágio 12 ângulo médio da direção no segundo estágio

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Descritores Nº Descrição 13 variância do ângulo da direção no segundo estágio 14 tempo que o pisca direito está ligado 15 número de vezes que o acelerador esta premido "ao de leve" 16 número de vezes que o acelerador esta premido com "leve – média força" 17 número de vezes que o acelerador esta premido com "média - força" 18 número de vezes que o acelerador esta premido com "muita força" 19 quantidade de tempo que a embraiagem está premida. 20 número de vezes que o travão esta premido "ao de leve" 21 número de vezes que o travão esta premido com "leve – média força" 22 número de vezes que o travão esta premido com "média força" 23 número de vezes que o travão esta premido com "muita força"

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Filtragem 1,2,3,4 testes – Base de referencia. 5º teste – Encontrar combinações entre os melhores descritores. 6º teste – Verificar se os descritores escolhidos continuam a distinguir os diferentes condutores. Quais os melhores descritores que distinguem cada indivíduo? 1ª Fase Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Filtragem Base de referencia de cada individuo. Variância de cada descritor ao longo dessa base de dados. Definido um valor mínimo para variância de cada descritor. P São escolhidos os descritores que contenham valores variância maiores que este valor P. DESCRITORES UTILIZADOS PARA DESCREVER A MANOBRA. Para números de P>5% o número de combinações tende a ser constante.

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Melhor combinação Quais as melhores combinações de descritores a usar? 2ª Fase Função Matlab – Combnk – matriz C. Combinações 2 e 3. Utilizado o 5º teste. Bases de referencia - apenas com os descritores considerados viáveis. Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel

Sistemas para monitorização Identificação do condutor Melhor combinação Combinação - Linha de C Distância Euclidiana entre T5 – Indivíduo 1 Base de referência - B1 Base de referência -B2 Base de referência -B3 T5 - Indivíduo 2 T5 - Indivíduo 3 A combinação C(x,:) só é considerada válida caso o valor mínimo da distância Euclidiana em cada teste T5 corresponda à base de referência do indivíduo que fez o teste.

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Deteção de diferentes condutores 2º fase – Escolha das melhores combinações destes descritores: Combinações 3 a 3 Combinações 2 a 2 10 – 17 – 18 17 – 18 12 – 17 – 18 13 – 17 – 18 17 – 18 – 21 10 média do produto do ângulo da direção com a velocidade no primeiro estágio 12 ângulo médio da direção no segundo estágio 13 variância do ângulo da direção no segundo estágio 17 número de vezes que o acelerador esta premido com "média - força" 18 número de vezes que o acelerador esta premido com "muita força" 21 número de vezes que o travão esta premido com "leve – média força"

Sistemas para Monitorização Enquadramento Sistemas para Monitorização Deteção de Situações de Risco Identificação do Condutor Resultados e Conclusões

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Hardware Frequência de publicação - 58Hz Frequência de publicação - 10Hz

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Velocidade

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Deteção das Situações de Risco Precisão obtida pelo algoritmo de deteção das diferentes situações de risco. Nome do ficheiro Situações Nº de deteções corretas % Avenida_1.bag 9 8 88.9 Avenida_2.bag 5 100 Avenida_3.bag 12 11 91.7 Avenida_4.bag 4

Sistemas para monitorização Resultados e Conclusões Deteção de diferentes condutores 2º fase – Escolha das melhores combinações destes descritores: Combinações 3 a 3 Combinações 2 a 2 10 – 17 – 18 17 – 18 12 – 17 – 18 13 – 17 – 18 17 – 18 – 21 Apos utilização do 6º ficheiro de teste: 17 número de vezes que o acelerador esta premido com "média - força" 18 número de vezes que o acelerador esta premido com "muita força" 21 número de vezes que o travão esta premido com "leve – média força"

Sistemas para monitorização Trabalho Futuro Utilização de uma câmara ou reposicionamento de um dos lasers na parte traseira do carro. Deteção dos sinais de trânsito existentes e limites da estrada. Melhoramento do módulo de deteção do condutor, para que este possa funcionar noutros tipos de situações.

Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel Orientador: Professor Doutor Vítor Manuel Ferreira Santos André João Lopes Oliveira 20 de julho de 2012