Adriana da Silva Nunes da Siva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Termos essenciais da oração
A CLASSIFICAÇÃO DOS NOMES EM
O modelo morfossintático -
E C O Por uma montanha, caminhavam pai e filho.
Classes de palavras: o nome
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
SUBSTANTIVOS.
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
O que você sabe ou lembra sobre substantivos?
Comunicação Linguística
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
INICIAR.
- Quando for grande quero ser maçã!
Eu aprendi que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Adjetivos.
ESTOU PRONTO AGORA !.
Conceito Classificação Flexão de gênero, número e grau
gestaoedidatica.com Português RenatoCrissafi
Atividade de Recuperação
O NOME.
Estou tentando aprender....
SUBSTANTIVOS Colômbia, bola, medo, trovão, paixão etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções,
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Substantivo, artigo e adjetivo
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Aumentativo e Diminutivo.
Alcatéia: De Lobos. Definição:
Classificação e Formação
Unidade 2 ______________ é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.
SUBSTANTIVOS PRÓPRIO E COMUM
CLASSE GRAMATICAL Nome (substantivo).
ECO ou VIDA Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas.
Classe de palavras aberta
Estudo do substantivo Colégio Gonzaga – 1º ano.
O substantivo.
Determinantes e flexões
Eu Aprendi.
SUBSTANTIVOS Profª Maiara Cristina Segato
CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVOS.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
SUBSTANTIVO É a palavra variável em gênero, número e grau que dá nome aos seres em geral.
Determinantes Subclasses.
CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Estão caminhando pelas montanhas um pai e seu filho.
Classes de palavras: O nome.
Unidade 2 Adjetivo é a classe de palavras variáveis que acompanham um substantivo exprimindo as suas qualidades, estados e características. Exemplos:
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
Flexões Nominais Formação do Plural 1º caso
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Classes de palavras Adjetivo.
PALAVRAS QUE DESIGNAM SERES EM GERAL, REAIS OU IMAGINÁRIOS.
Flexões do substantivo
Classe de palavras: substantivos
Subclasses dos nomes. Subclasses dos nomes Nome próprio Quando se refere a uma entidade particular, individualizada. Escreve-se com letra maiúscula.
O PAI E O FILHO NA MONTANHA O pai e o filho estavam andando e de repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
Educação Financeira para crianças e Jovens
Um filho e seu pai caminhavam pela montanha. De repente o filho cai, machuca- se e grita: - “Ai”!
SUBSTANTIVOS Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções,
O PAI E O FILHO NA MONTANHA
ADJETIVOS. CONCEITO ADJETIVO é a palavra variável que expressa uma qualidade ou característica do ser e se “encaixa” diretamente ao lado de um substantivo.
Classes de palavras: o nome Porto Editora. O nome pertence a uma classe aberta de palavras, o que significa que a evolução da língua acrescenta constantemente.
Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
Professora Angélica Rodrigues da Silva – Língua Portuguesa – 6º anos.
Subclasses Flexão em género Flexão em número Flexão em grau Trabalho realizado por Luísa Torres.
Transcrição da apresentação:

Adriana da Silva Nunes da Siva

Padaria dos Substantivos

Antônio é um padeiro muito distraído. Ele esquece o nome de tudo Antônio é um padeiro muito distraído. Ele esquece o nome de tudo! Em frente ao forno, suas mãos vão sovando a massa. De tempos em tempos, o pessoal do balcão ouve um grito:  - Ei! Ficou pronto o...  Mas Antônio esquece o nome. Aí o pessoal grita de volta para ajudar: 

Já reparou que tudo no mundo tem nome Já reparou que tudo no mundo tem nome? Você tem um nome que seus pais lhe deram.

Você está sentado na...

Olhando para o...

Com a mão no... Ah!Ah! Peguei no flagra! 

Substantivo é o nome de cada coisa.

Como os nomes de animais....

De personagens de desenho animado...

De objetos...

Utilizamos os substantivos para dar nome as coisas que nos cercam! Enfim... Utilizamos os substantivos para dar nome as coisas que nos cercam!

Há várias maneiras de classificar um pãozinho: quanto ao sabor, pode ser doce ou salgado; pelo tamanho, pode ser grande ou pequeno. E também podemos dizer que ele é barato ou caro, se pensarmos no preço! 

Do mesmo modo, um substantivo pode ser classificado como comum ou próprio, concreto ou abstrato. Pão é um substantivo comum e concreto, Antônio é um substantivo próprio, felicidade é um substantivo abstrato. Sabe por quê?

Dê uma olhada! Comum: quando dá nome a uma categoria de seres ou objetos, como pão, padeiro, homem, cadeira, computador, nariz.  OU Próprio: quando dá nome a um representante em particular da categoria, como Antônio (um homem específico), Brasil (um país em particular). Se você chamasse seu nariz de Roberval, este seria um substantivo próprio. 

Concreto: nomes de coisas que a gente pode tocar, como biscoito, Antônio, cadeira. OU Abstrato: nomes para alguns sentimentos, qualidades e ações, como felicidade, coragem, solidariedade. 

De acordo com a formação, os substantivos podem ser:  Simples: quando são formados por apenas um radical. Por exemplo, casa, professor, computador. OU Composto: quando são formados por dois radicais. Por exemplo, beija-flor, guarda- chuva. 

Derivado: quando são formados por outras palavras, como padeiro (vem de pão), escolar (vem de escola), dentista (vem de dente)  OU Primitivo: quando não derivam de outras palavras, como pão, escola, dente.  Agora, repare que um mesmo substantivo pode ser comum, concreto, simples e derivado, como... padaria!

Você sabia que os substantivos também têm gênero, número e grau?

Gênero e Número dos Substantivos A padaria do Antônio tem tantos substantivos gostosos que fica difícil escolher qual comprar.  Aqui vão algumas dicas: Dica 1: Você prefere palavras do gênero feminino ou masculino? Se você prefere as do gênero feminino, leve a rosquinha, a baguete ou um pedaço da pizza de mussarela. Compre o bolo, o pão-de-ló ou peça 100 gramas do salame, se você gosta mais das palavras do gênero masculino.

Dica 2: Você gosta mais de palavras no singular ou no plural Dica 2: Você gosta mais de palavras no singular ou no plural? Se escolheu singular, leve apenas um item de cada coisa: uma baguete, um bolo ou um pão- de-ló. Mas se você prefere o plural compre sempre mais de um item: três baguetes, cinco bolos, dois pães-de-ló.

Você percebeu que as palavras podem estar no gênero feminino ou no gênero masculino? É só prestarmos atenção no artigo: “A rosquinha” é uma palavra feminina, “o bolo” é uma palavra masculina. No entanto, existem palavras que podem ter os dois gêneros: o menino, a menina; o gato, a gata; o juiz, a juíza; o barão, a baronesa; o conde, a condessa.   O número do substantivo é singular, com apenas um item, ou plural, com dois ou mais itens. Geralmente a gente percebe que a palavra está no plural pois vemos sempre um “s”, no final: bolo, bolos; pão, pães.

Para você entender tudo de substantivos, só falta conhecer o grau deles!

Grau dos Substantivos Não é preciso termômetro para medir o grau dos substantivos, não! O que você precisa perceber é se a palavra está normal, no diminutivo ou no aumentativo, ou seja, um copo d’água, um copinho d’água ou um copázio d’água? A gente pode indicar o tamanho daquilo que estamos falando de duas formas: Analítica: Pedimos ajuda aos adjetivos. (casa grande, casa pequena) Sintética: Pedimos ajuda aos sufixos (-arão: casarão, -inha: casinha)

Dê só uma olhada nos sufixos mais comuns para criar Aumentativos: -aça: barcaça -aço: balaço -alha: gentalha, muralha -ão: povão -alhão: medalhão, bobalhão -arão: casarão -zarrão: homenzarrão -eirão: vozeirão -zão: pezão -arra: bocarra -ázio: copázio -ona: mulherona -orra: manzorra -uça: dentuça -aréu: fogaréu

Diminutivos: -acho: riacho -eco: jornaleco -ejo: vilarejo -eta: saleta, caderneta -ico: namorico -inho: livrinho -inha: casinha -zinho: irmãozinho -zinha: irmãzinha -ito: mosquito -oca: engenhoca -ote: caixote, serrote -ulo: glóbulo -ula: ridícula  

Que tal agora conhecer os substantivos coletivos?

Substantivos Coletivos Existem substantivos que designam um conjunto de seres da mesma espécie. São chamados de coletivos. Em vez de dizer “obras de arte”, você pode dizer “acervo”. Use “arquipélago” no lugar de “ilhas”. Você percebeu como as palavras passam do plural (obras de arte) para o singular (acervo)? Os substantivos coletivos podem ser de três tipos: Específicos: o coletivo é próprio de uma espécie (matilha – apenas para designar “cães”) Indeterminados: o coletivo pode ser usado para diversas espécies (bando – de crianças, de aves) Numéricos: o coletivo exprime um número exato de seres (dezena, dúzia, século, etc)  

Veja alguns coletivos: Acervo: obras de arte Álbum: retratos, autógrafos, selos Alcatéia: lobos Antologia: textos Arquipélago: ilhas Arsenal: armas Assembléia: de parlamentares, de membros de qualquer associação Atlas: mapas Buquê: flores Cacho: bananas, uvas Cáfila: camelos Cardume: peixes Coletânea: textos, canções Colméia: abelhas Constelação: estrelas Cordilheira: montanhas Discoteca: discos Elenco: atores Enxame: abelhas, marimbondos, vespas Esquadra: navios Esquadrilha: aviões Exército: soldados Fauna: animais Flora: plantas ou vegetais Fornada: pães Frota: navios Junta: médicos, examinadores Júri: jurados Molho: chaves Nuvem: gafanhotos Pinacoteca: quadros Prole: filhos Quadrilha: ladrões, bandidos Ramalhete: flores Rebanho: bois, carneiros, cabras Réstia: cebolas, alhos Tripulação: marinheiros ou aviadores Tropa: soldados, animais de carga Vara: porcos