PODER PARALELO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Advertisements

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Conflitos na ásia Nomes:Daniela Nunes eAnaGabriela
CONFLITOS ETNICOS na Asia.
AL QAEDA E TALEBAN.
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
Geopolíticas Asiáticas
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
Colômbia.
CONFLITO BASCO.
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
Conflitos Internacionais
2º Guerra Mundial.
Península Balcânica.
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
A QUESTÃO BASCA.
Capitulo 1- Povos e Nações
Palestina: repressão e resistência
Estado, Cultura e Sociedade
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Irlanda do Norte e País Basco
Panorama atual do Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Sionismo.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
conflito da Irlanda do norte
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Conflitos Nacionais na África.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
A (re)emergência de conflitos regionais
Oriente Médio: conflitos
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
01. A posição geográfica dos estados da região
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Introdução à Filosofia Aula 10
História já ! O tempo presente
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
O ESTADO ISLÂMICO.
Uma história de resistência
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Tema: Conflitos Regionais
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
 Grupos: 1 - Guerra da BIAFRA 08/04 4 – IUGOSLÁVIA 09/04 2 – RUANDA E BURUNDI 08/04 5 – CÁUCASO 15/04 3 – BASCOS E IRLANDA 09/04 6 – CURDOS E TIBET 15/04.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

PODER PARALELO

Poder Paralelo: É importante esclarecer que nem todo ato de violência pode ser classificado como terrorismo. Terrorismo: É a prática a violência contra civis,que são cidadãos comuns,ou militares. Os ataques ocorrem fora do contexto da Guerra.

Os métodos utilizados para amedrontar toda a sociedade na busca de um objetivo definido e amplamente divulgado.

ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS Terrorismo Religioso: Trata-se da violência praticada em nome de Deus,por grupos de fanáticos,com a missão de eliminar os povos,ou infiéis,contrários à visão do mundo definida por eles.

Al Qaeda: Classificado como fundamentalista,com um novo estilo de ataques,não conhecem limites para a violência,com estratégias de intimidação.Liderado pelo rico Herdeiro Osama Bin Laden. Al Qaeda significa “a base”,suas principais concentrações se localizam na África,Ásia e Europa.

Ideais da Al Qaeda: expulsar dos países muçulmanos todos os “infiéis”,incluindo os governantes que apóiam os costumes ocidentais,implantando nesses países,o sistema fundamentalista. A Al Qaeda chocou o mundo,quando em 11 de setembro de 2001,no World Trade Center e no Pentágono,nos Estados Unidos,quando,segundo dados oficiais,aproximadamente 3 000 pessoas morreram num único dia.

HESBOLLAH:movimento que surgiu na déc.de 1980,em território libanês. Adepto da doutrina fundamentalista islâmica,o Hesbollah,que significa”Partido de Deus”,mantém uma forte ligação com o Irã e é totalmente contra o processo de paz em Israel e no Oriente Médio.

Outros grupos terroristas:existem dezenas de grupos terroristas. Hamas:Seu principal objetivo é estabelecer um estado palestino islâmico e,para tal,utiliza-se em especial dos ataques com homens-bombas contra alvos israelenses.

AL JIHAD: Está em atividade desde os anos de 1970 AL JIHAD: Está em atividade desde os anos de 1970.O movimento pretende implantar um estado islâmico no Egito.

ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS NACIONALISTAS ETA:No norte da Espanha e no sudoeste da França,vive o povo basco,uma cultura totalmente diferenciada de seus vizinhos latinos,com língua e costumes próprios, que luta por um território autônomo. IRA:A Irlanda do Norte,de origem católica,descontente com o domínio inglês,e também por afinidades religiosas,defende sua separação da Inglaterra,país protestante.Uma vez independente,voltaria a se unir à República da Irlanda,predominantemente católica.

Partido dos Trabalhadores do Curdistão:Assim como o povo Basco,os curdos constituem um grupo étnico que não possui território próprio,sua população vive espalhada em vários países da Europa e Oriente Médio.

COLÔMBIA: FARC-ELN-AUC Dominada pelo poder paralelo,a Colômbia,país da América do Sul,apresenta um triste quadro de violência e miséria resultante de uma guerra civil que se intensificou nas últimas quatro décadas.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia,FARC,surgiram em 1964, sob os ideais comunistas de distribuição justa das terras e das riquezas. No controle do poder está o narcotráfico principal suporte da guerra.Afinal,a maior parte do dinheiro empregado na manutenção dessas organizações tem sua origem no comércio ilegal de drogas.

NARCOTRÁFICO:Comércio ilegal de drogas,que se apresenta em forma de rede. PARAÍSOS FISCAIS: O principal fator que define um país como paraíso fiscal são as baixas taxas de tributação ou impostos recolhidos sobre o dinheiro aplicado e movimentado.

Os problemas surgem quando esses territórios atraem recursos de atividades ilegais,como opção para a lavagem de dinheiro,por oferecerem sigilo bancário.