OS CINCO SENTIDOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os 5 sentidos do Corpo Humano
Advertisements

AUDIÇÃO OLFATO PALADAR.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
Os sentidos humanos – parte 1
Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
OLHO VISÃO HUMANA.
Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos.
ÓRBITA E OLHO.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Sistema Sensorial.
Os olhos Prof. Mário Gregório..
AUDIÇÃO.
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
Visão.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
OS SENTIDOS.
O OLHO HUMANO Professor Dante Deon.
SENTIDOS Melin - Leonardo - Dr. Marcos.
A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.
MEIOS REFRANGENTES Anatomia do Olho.
2. Órgãos dos Sentidos.
Olfato Katiane,karen,Luana.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
SISTEMA SENSORIAL.
Alguns dos cinco sentidos.
SISTEMA SENSORIAL Órgãos do Sentidos.
Os Sentidos Percepção e sensações.
Sentidos somáticos Soma = corpo; somático = relativo ao corpo
SENTIDOS ESPECIAIS VISÃO
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
Os sentidos.
Sistema Sensorial.
Sistemas Neurossensoriais
Sistema Sensorial Prof.ª: Alline Batista.
Órgãos dos sentidos Prof. Marcos Areal.
Visão de Raios X Ciência viva Prof. Eloisa.
Espelhos, lentes e o olho humano
Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos
Problemas na visão Ciência Viva.
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Sistema Sensorial Caderno 3 (grupo 08) Teoria: páginas 127 – 134
OLFATO O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais,
OS SENTIDOS.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Sistema Sensorial Componentes: Cleber Grings – Michelly Buttini – Simone Rinaldi – Silviana Colpani.
PPB – Aula 2 Os sentidos.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
OLHO VISÃO HUMANA.
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
Os sentidos.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
Prof. Alexandre S. Osório
Estesiologia Profa. Dra. Marta Luppi.
LENTES ESFÉRICAS.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
Olho Humano.
Sistema Sensorial.
Ciências Os órgãos dos sentidos e seus mecanismos de funcionamento
SISTEMA SENSORIAL.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir.
OS SENTIDOS PALADAR.
5 SENTIDOS Página 345.
TATO O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção.
Transcrição da apresentação:

OS CINCO SENTIDOS

São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente.

• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.

Terminações nervosas especializadas situadas na pele e nos tecidos internos do organismo. Os estímulos são transformados em impulsos nervosos e enviados ao sistema nervoso central, para serem interpretados e respondidos.

TATO Principais receptores sensoriais • Corpúsculo de Meissner - Tato (presentes nas regiões mais sensíveis da pele) • Corpúsculo de Pacini - Pressão forte • Corpúsculo de Krause - Frio • Corpúsculo de Ruffini - Calor • Terminações nervosas livres - Dor TATO

TATO

• Pela audição – captamos e ouvimos sons.

A orelha, parte externa do ouvido, serve para "captar" as ondas sonoras. Seu ouvido externo é virado para frente e tem várias curvas. Essa estrutura ajuda a determinar a direção do som. A reflexão do som altera o padrão da onda sonora. Seu cérebro reconhece padrões distintos e determina se o som está na frente, atrás, acima ou abaixo de você.

• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros. O bom funcionamento do olho é garantido pela contínua secreção do líquido lacrimal pela glândula lacrimal,

As imagens e os raios de luz atravessam a córnea, o humor aquoso, a pupila, o cristalino e o humor vítreo. Todos esses meios devem estar transparentes para que a luz possa passar por eles e chegar à retina. Da retina, são encaminhados para o cérebro através do nervo óptico.

A pupila não tem cor, mas a sua aparência é preta. É conhecida como "menina dos olhos". Está situada entre a córnea e o cristalino, possuindo um diâmetro regulável, que controla a entrada de luz: dilata-se em ambientes com pouca claridade e estreita-se em ambientes com boa iluminação. A dilatação da pupila denomina-se midríase e a contração da pupila denomina-se miose.

ÍRIS É a parte mais visível e colorida do olho. No centro da íris encontra-se a pupila. Ela está localizada atrás da córnea e só pode ser vista porque esta é transparente.

CRISTALINO Localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina.

RETINA Camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotorreceptoras( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.

MIOPIA E HIPERMETROPIA são causadas por uma falta de simetria na forma de globo ocular.

DALTONISMO O daltonismo, ou cegueira para cores, é atribuído a um defeito congênito da retina e de outras partes nervosas do trato ótico. Caso o indivíduo não consiga distinguir o número que consta no interior deste círculo, certamente é porque não consegue distinguir a cor verde e a vermelha, enxergando um círculo, em sua totalidade marrom.

ASTIGMATISMO Resulta da deformação da córnea ou da alteração da curvatura da lente ocular, o que provoca uma visão distorcida.

PRESBIOPIA Deve-se à perda da elasticidade dos tecidos oculares com a idade.

PALADAR Pelo paladar – sentimos os sabores. O sabor dos alimentos não é produzido apenas pela estimulação das células gustativas, mas também pelas células olfativas. É por isso que quando o sentido do olfato é prejudicado por um forte resfriado, por exemplo, a percepção do paladar diminui.                                                                                 

PALADAR Os receptores de paladar estão localizados na língua, agrupados em pequenas saliências chamadas papilas gustativas (cerca de 10.000), visíveis com lente de aumento.

PALADAR Existem quatro tipos de receptores gustativos, capazes de reconhecer os quatro sabores básicos: doce, azedo, salgado e amargo. Esses receptores estão localizados em diferentes regiões da língua.

Identificamos os cheiros ou os odores. OLFATO Identificamos os cheiros ou os odores.                                                                                 

OLFATO O sentido de olfato é produzido pela estimulação do epitélio olfativo, localizado no teto das cavidades nasais.

OLFATO O olfato humano é pouco desenvolvido em relação ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pelos sensoriais; um cachorro, tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada uma com pelo menos 100 pelos sensoriais. O epitélio olfativo é tão sensível que poucas moléculas são suficientes para estimulá-lo, produzindo a sensação de odor.

FIM...