Química Tecnológica Materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19
Advertisements

REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
QUÍMICA GERAL Aula 10 – Soluções: Exercícios;
NÚMERO DE OXIDAÇÃO Prof.: NILSONMAR.
Distribuição dos elétrons
ELETROQUÍMICA PILHA: É UM DISPOSITIVO EM QUE UMA REAÇÃO DE OXIDORREDUÇÃO ESPONTÂNEA GERA ENERGIA ELÉTRICA.
NOX OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
OXIRREDUÇÃO.
Número de Oxidação – Nox Profº Mano
ELETROQUÍMICA Luiz Alberto P da Costa.
Observe a ligação química
Química B – Prof. Guilherme
Eletroquímica (II).
Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
O que você deve saber sobre
LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos ligam-se uns aos outros, formando as moléculas e os diferentes compostos químicos. Átomo - Número de PRÓTONS igual ao número.
Observe a ligação química
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
NÚMERO DE OXIDAÇÃO Definição 1: carga real ou relativa de um elemento em um composto. Exemplos: 1) Compostos iônicos: Na+Cl-  Nox (Na+) = +1 e Nox.
Revisão 9º ano Ligações química.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Canal youtube: sebanna1
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Química Inorgânica Número de oxidação (Nox). Oxidação e Redução.
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
QUÍMICA Oxirredução.
Reacções de oxidação-redução
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Inorgânica.
OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
REGRAS PARA DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE OXIDAÇÃO
UNIDADE 7 – REAÇÕES QUÍMICAS
Reacções de oxidação-redução
OXIRREDUÇÃO (REGRAS DO Nox)
Profa. Cláudia K. Barcellos Prof. Claudio G. de Paula.
REAÇÕES INORGÂNICAS.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Ligações Químicas LIGAÇÃO IÔNICA
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Revisão - Ligações químicas
Prof. : Rafaela B. C. Franken Química 2° Ano do Ensino Médio.
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Prof. João Batista de Castro
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Nilsonmar.
AULA 03 ARISTIDES CIPRIANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Número de Oxidação (NOX)
Professor Otavio M. Neto
As Ligações Químicas.
Aula 11 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
Oxirredução (Não é equilíbrio!). Número de Oxidação NOx Substâncias iônicas: ▫NaCl ▫Al 2 O 3 ▫MgBr -
Equilíbrio e Volumetria de
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Professora: Juliana Oliveira
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 01 C ONCEITO DE N ox “Nada do que é feito com amor é pequeno ou sem valor”
Transcrição da apresentação:

Química Tecnológica Materiais Oxidação e Redução

Teoria de oxidação e redução Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são comuns na vida diária tais como a ferrugem e o apodrecimento das frutas.

Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, conseqüentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida. Para explicar teoricamente os mecanismos internos de uma reação do tipo redox é preciso recorrer ao conceito de número de oxidação, determinado pela valência do elemento (número de ligações que um átomo do elemento pode fazer), e por um conjunto de regras deduzidas empiricamente:

Número de Oxidação É um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica.

Elementos com nox fixo em seus compostos Metais alcalinos (+1) Metais alcalino-terroso (+2) Alumínio (+3) Prata (+1) Zinco (+2)   Enxofre em monossulfetos (-2)  Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos Superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) 

Hidretos são compostos binários do hidrogênio com outro elemento, principalmente dos grupos 1 (metais alcalinos) e 2 (metais alcalinos terrosos). Nestes casos o hidrogênio faz ligação iônica e seu número de oxidação é igual (-1). Peróxidos Na2 O2 peróxido de sódio +1 – 1 K2 O2 peróxido de potássio Ba O2 peróxido de bário +2 – 1 H2 O2 peróxido de hidrogênio

SUPERÓXIDOS São óxidos iônicos que apresentam o ânion (O2)–. Somente os metais alcalinos e alcalino terrosos formam superóxidos. Por exemplo: NaO2 ou (Na+) (O2)– superóxido de sódio KO2 ou (K+) (O2)– superóxido de potássio BaO4 ou (Ba2+) (O2)–2 superóxido de bário

O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todos os seus compostos, exceto quando ligado ao flúor. Na grande maioria de seus compostos, o oxigênio tem nox = -2. Nos peróxidos (grupo -O-O-) o oxigênio tem nox = -1 e nos superóxidos tem nox= -0,5. O hidrogênio é menos eletronegativo que todos os não-metais e semimetais; por isso, quando ligado a esses elementos, tem nox positivo e sempre igual a +1. O hidrogênio é mais eletronegativo que os metais; por isso, quando ligado a esses elementos, tem nox negativo e sempre igual a -1.

A soma dos nox de todos os átomos de: uma molécula é igual a zero. um íon composto é igual à carga do íon. O nox de qualquer elemento sob forma de substância simples é igual a zero. O nox máximo de um elemento é igual ao número do grupo onde está o elemento na Tabela Periódica, com exceção dos elementos do Grupo VIII B. O nox mínimo é igual a (número do grupo - 8), no caso de o elemento ser um não-metal ou um semimetal.

Em toda reação redox existem ao menos um agente oxidante e um redutor Em toda reação redox existem ao menos um agente oxidante e um redutor. Em terminologia química, diz-se que o redutor se oxida, perde elétrons, e, em conseqüência, seu número de oxidação aumenta, enquanto com o oxidante ocorre o oposto. Oxidantes e redutores. Os mais fortes agentes redutores são os metais altamente eletropositivos, como o sódio, que facilmente reduz os compostos de metais nobres e também libera o hidrogênio da água. Entre os oxidantes mais fortes, podem-se citar o flúor e o ozônio. O caráter oxidante e redutor de uma substância depende dos outros compostos que participam da reação, e da acidez e alcalinidade do meio em que ela ocorre. Tais condições variam com a concentração de elementos ácidos. Entre as reações tipo redox mais conhecidas.

6Cl + 6NaOH -> 5NaCl- + NaClO3 + 3H2O Um caso particularmente interessante é o do fenômeno chamado auto-redox, pelo qual um mesmo elemento sofre oxidação e redução na mesma reação. Isso ocorre entre halogênios e hidróxidos alcalinos. Na reação com o hidróxido de sódio a quente, o cloro (0) sofre auto-redox: se oxida para clorato (+5) e se reduz para cloreto (-1): 6Cl + 6NaOH -> 5NaCl- + NaClO3 + 3H2O

Agentes oxidantes e redutores Agente redutor - substância que se oxida (promove a redução de uma outra substância) Agente oxidante - substância que se reduz (promove a oxidação de uma outra substância) Zn(s) + Cu2+(aq)  Zn2+(aq) + Cu(s) Número de oxidação +2(oxidação) Número de oxidação -2 (redução) Zn  Zn2+ (Zn metálico é oxidado) - Agente redutor Cu2+  Cu (Cu2+ é reduzido a cobre metálico) - Agente oxidante

Semi-reação - Pilhas Pilha de Daniell Zn(s) + Cu2+  Cu(s) + Zn2+(aq) reações de oxi-redução ocorrem mesmo quando os reagentes estão fisicamente afastados, porém ligados através de um circuito elétrico (fio condutor). Comportamentos: Zn Cu Pilhas: Pólo de onde saem os elétrons: ânodo Pólo onde chegam os elétrons: catodo