O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
20 Serviços que o Espiritismo faz Por você!!! Ligue o Som
Advertisements

O LIVRO ESPÍRITA.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Uma palavra tão linda já quase esquecida se faz relembrar: Contendo sete letrinhas e todas juntinhas se lê ?cativar?! Cativar é amar; é também.
Ciência Espírita O Livro dos Espíritos e Obras Póstumas.
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
O Drama de Carlos Divaldo Pereira Franco Manoel P. de Miranda
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
CARTA PARA IGREJA DE TIATIRA APOCALIPSE 02:18-29 CULTO DE ENSINAMENTO
Medicina Indígena Manoela e Jocasta.
Desmistificando o Espiritismo
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
SENIB DOUTRINAS 1.
Maria Modesto Cravo Clique.
CHICO XAVIER – O GRANDE MEDIADOR
A terceira revelação Espiritismo.
UMBANDA e ESPIRITISMO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITA
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
Religiões Uma síntese geral.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DA ORÃÇÃO “ORAÇÃO MUDA AS COISAS”
Mirella, Jaqueline e Elisabeth Professor Wallace.
Homenagem A Tiradentes
Associação Helil de Amparo à Criança
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Metodologia Científica
Pioneiro do Espiritismo no Brasil
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
As Origens do Espiritismo no Brasil
Restaurados por Cristo - Nicodemos
SENIB DOUTRINAS 1.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Alguém teve Coragem! Um breve relato da liberdade religiosa e do poder da Igreja.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
EVOLUÇÃO DA MEDIUNIDADE
Literatura PRÉ-MODERNISMO
ESPIRITISMO.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Religiosidade do brasil
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
Luminosa, a coerência entre o Cristo e o Apóstolo que lhe restaurou a palavra.
1 Religiões afro-brasileiras. 2 Fontes  Livros – Gaarder, pp – Neuza Itioka, Os deuses da umbanda – Edison Carneiro, Candomblés da Bahia – Volney.
Herança Cultural Afro Brasileira
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
A Codificação Espírita Roteiro 3
NO QUE CREMOS NOSSOS PRINCÍPIOS A LEI MAIOR.
Umbanda e suas Práticas
Rituais Continuação....
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
O ESPIRITISMO.
As Religiões Afro-brasileiras
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Religião na colônia Sagrado X profano.
Transcrição da apresentação:

O ESPIRITISMO E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Jefferson Rodrigues Bellomo 19/06/09

ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Mediunidade Mediunidade é a faculdade biológica de permitir o contato entre as realidades física e espiritual. Características pré-espíritas: Existe desde a Antiguidade; Utilizada como instrumento de domínio. Práticas mágicas. Superstições.

Espiritismo e Religiões Mediúnicas ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Espiritismo e Religiões Mediúnicas Toda vez que alguém cede o seu corpo para ser porta-voz do “além”, em uma prática religiosa, estamos diante de uma religião mediúnica ou de possessão. A Doutrina Espírita ou Espiritismo, portanto, é uma religião mediúnica como também o são a Umbanda, o Candomblé, o Vale do Amanhecer, etc.

Allan Kardec e o Espiritismo ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Allan Kardec e o Espiritismo Espiritismo ou Doutrina Espírita é a revelação espiritual de ordem científica, filosófica e religiosa dada pelos Espíritos Superiores, cujos ensinamentos foram codificados por Allan Kardec. O termo “espiritismo” é de autoria do próprio Allan Kardec, um neologismo criado na época por ele. O Espiritismo desmistifica o uso da mediunidade, explicando como fato da vida. Espiritismo ≠ Prática Mediúnica

Allan Kardec e o Espiritismo ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Allan Kardec e o Espiritismo Kardec não é o criador do Espiritismo, pois o Espiritismo não é obra sua. “Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes , de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade?” (Allan Kardec – O que é o Espiritismo – FEB - 29ª ed. – p. 120)

Generalização do Espiritismo ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Generalização do Espiritismo “Uma assembléia para qual se convocassem todos os que se dizem espíritas apresentaria um amálgama de opiniões divergentes, que não poderiam assimilar-se reciprocamente, e nada de sério chegaria a realizar,...” (Allan Kardec – Obras Póstumas – Rio de Janeiro: FEB; p. 368, 20ª edição)

ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Espiritismo no Brasil Pesquisa feita pela Vox Populi a pedido da Revista Veja (19/12/01): 99% acredita em Deus; 69% acredita em julgamento após a morte; 15% acredita que irá reencarnar. Segundo o censo do IBGE de 2000, 1,5% dos brasileiros é espírita. O Brasil é a maior nação espírita do mundo.

Brasil - Origens Religiosas ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Índios: Acreditavam em deuses responsáveis pelos fenômenos da natureza; Temiam Anhangá, espírito mau; Acreditavam na vida pós-morte, com recompensas e punições no além-túmulo;. Permitiam a intervenção mediúnica dos caraíbas; Integraram à catequese jesuíta às suas crenças.

Brasil - Origens Religiosas ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Africanos: Duas etnias principais: sudaneses e bantos; Incorporação de seus deuses (orixás); Magia com manipulação de objetos e elementos da natureza; Sacrifícios de animais, rezas e invocações secretas; Sincretismo religioso entre seus deuses e os santos católicos.

Brasil - Origens Religiosas ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Brasil - Origens Religiosas Europeus: Predominância católica de caráter popular; Intervenção de santos entre Deus e os homens; Exorcismos; Festividades católicas em homenagens aos padroeiros das cidades e das causas; Irmandades de leigos (brancos e negros);

Início do Espiritismo no Brasil ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Início do Espiritismo no Brasil Imigrantes franceses e intelectuais da aristocracia brasileira; 1865 - Grupo Familiar do Espiritismo, fundado pelo jornalista baiano Luís Olímpio Teles de Meneses; 1873 - Sociedade de Estudos Espíritas Grupo Confúcio, fundada pelo jornalista Antônio da Silva Neto. As sessões espíritas eram freqüentadas por aristocratas, nobres, militares, intelectuais, e outros expoentes da sociedade carioca. Castro Lopes, Joaquim Travassos e Bezerra de Menezes atendiam gratuitamente as pessoas pobres com tratamento homeopático.

Saúde Pública no Século XIX ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Saúde Pública no Século XIX Início do movimento de migração do campo para a cidade; Pessoas pobres tratadas por boticários, parteiras, barbeiros (sangradores), curandeiros (raizeiros, garrafeiros e benzedeiras) e feiticeiros. Época de grandes epidemias como grandes epidemias, como a de febre amarela (1850), a de cólera (1855), varíola (1865) e peste bubônica (1902). Combate às práticas populares de saúde.

ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Médicos e Espiritismo Em 1927, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro promove um "inquérito" sobre o "espiritismo", Para os médicos Henrique Roxo e Xavier de Oliveira, o espiritismo era a terceira maior causa de loucura. O psiquiatra baiano Raimundo Nina Rodrigues: espiritismo é prática de negros e as pessoas de classe menos favorecida são mais predispostas

Criminalização do Espiritismo ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Criminalização do Espiritismo Código Penal republicano de 1890: “Art. 157. Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismans e cartomancias para despertar sentimentos de odio ou amor, inculcar cura de molestias curaveis ou incuraveis, emfim, para fascinar e subjugar a credulidade publica: Penas - de prisão cellular por um a seis mezes e multa de 100$ a 500$000”.

ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Polícia e Espiritismo Em 28/08/1881 a polícia proíbe as atividades da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, centro espírita tradicional do Rio de Janeiro. O Espiritismo é diferente para a polícia e magistratura (“mesa branca”, “baixo espiritismo”). O delegado carioca Augusto Mattos Mendes fica incumbido, desde 1927, a reprimir os crimes que envolviam "cartomancia, mistificações, magia, exercício ilegal da medicina“. A chefatura de polícia do Rio de Janeiro, na década de 40, baixa uma portaria fechando todos os centros espíritas até que estes promovessem o seu registro na 1ª Delegacia Auxiliar.

Cultos Africanos no Brasil ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Cultos Africanos no Brasil Candomblé. Batuque. Babaçuê. Tambor-de-Mina. Xangô. Pajelança. Catimbó.

Religiões de Sincretismo ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Religiões de Sincretismo Macumba. Umbanda.

Espiritismo e Religiões Afro ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Espiritismo e Religiões Afro Diferenças:

ESPIRITISMO E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Sugestões de Leitura “Espiritismo Básico” – Pedro Franco Barbosa – Ed. Feb. “Africanismo e Espiritismo” – Deolindo Amorim – Ed. Léon Denis. - “Os Intelectuais e o Espiritismo” – Ubiratan Machado – Ed. Lachâtre. “O Cuidado Dos Mortos. Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo” - Emerson Giumbelli – Arquivo Nacional. “Candomblé e Umbanda. Caminhos da Devoção Brasileira” – Vagner Gonçalves da Silva – Ed. Selo Negro. “Sincretismo Religioso e Ritos Sacrificiais. Influência das Religiões Afro no Catolicismo Popular Brasileiro” – José Carlos Pereira – Ed. Zouk.