Igreja Evangélica Assembleia de Deus

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Transcrição da apresentação:

Igreja Evangélica Assembleia de Deus EBD – Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 3 Entrando no Tabernáculo: O Pátio Professor e Presbítero Quaglio Junior Igreja Evangélica Assembleia de Deus

O Tabernáculo é um grande símbolo espiritual para o povo de Israel, era como se fosse o redil de Deus no meio de Israel Assim como um pastor de ovelhas fica noites a cuidar de sua ovelhas, Deus desejava ficar no meio do seu povo, através da tenda do tabernáculo Veremos que a posição do pátio do tabernáculo era estratégica e representativa, era sua presença imanente no meio do seu povo, era também uma forma de Deus expressar o desejo de morar com os homens Ex. 25:8 Veremos que a cerca do Pátio e o sentido da porta principal nos revela um valor espiritual edificante concernente à obra expiatória de Jesus Cristo

l. O Pátio entre as Tribos de Israel A distribuição das tribos em volta do tabernáculo revelava a divina organização e a presença de Deus no meio do povo. Is 8:14 Queremos a presença de Deus em nossa vida, mas, não valorizamos a organização da nossa vida espiritual As montagens provisórias do tabernáculo A estrutura do tabernáculo no Sinai ocorreu após 2 anos os israelitas terem saído do Egito Ex. 40:2,17 Foram muitos anos de peregrinação de Israel no deserto, até chegarem em Canaã, portanto muitas vezes esse santuário foi montado e desmontado A orientação de Moisés, quanto ao tabernáculo Moisés orientou que o tabernáculo deveria ter um lugar fixo. A bíblia diz que o nosso corpo deve ser o tabernáculo santo de Deus e estar fixado ao corpo de Cristo 1ª Cor.3:17, João 15:5 No inicio o tabernáculo foi montado em Gilgal, depois em Siló, nos reinados de Saul e Davi em diversos lugares, deixando de ter um lugar fixo até a construção do templo de Salomão que substituiu o tabernáculo A confirmação da construção do templo de adoração a Deus foi confirmada com o derramamento da sua glória 1º Reis 8:10,11

l.2 – A Posição do Pátio do Tabernáculo Deus demonstra explicitamente seu desejo enorme de habitar no centro, no coração do povo de Israel. Deus nos revela que é ele quem deve habitar em nosso interior, dominar nossa mente e ser o Senhor da nossa vida A localização geográfica do Tabernáculo estava no centro do acampamento e também de frente para o oriente A ordem das tribos em volta do tabernáculo é entendida quando interpretamos Êxodo 25:8 “E me farão um santuário e habitarei no meio deles” No oriente é onde nasce o sol, nos revelando que Jesus, o sol da justiça traz salvação às entradas de nossa vida Malaquias 4:2, Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo de suas asas;

Os homens soldados deveriam ser acima de 20 anos de idade Todos os soldados que guardavam o Tabernáculo e o povo israelita somavam 603.550 Os exércitos das tribos judaicas estavam localizados em torno do santuário divino. A mensagem para Israel e para nós, é a centralidade de Deus na vida espiritual da nação e ele deve ser o centro de todas esferas da vida 151.450 soldados

A montagem do Pátio era provisória e o pátio ficava no centro das tribos de Israel II.1 – Uma cerca de 45 metros de cumprimento por 22,5 de largura separava as tribos de Israel à volta, falando tipologicamente da separação entre Deus e o pecador Isaías 59:2 Havia 60 colunas de bronze sobre as quais estava um cortinado de linho branco torcido de 2,25 metros de altura. Portanto fora do pátio só se via a cobertura do tabernáculo

II.2 Colunas, cortinas e varais do Pátio As colunas de bronze foram feitas de madeira de acácia e ficavam presas na parte interior da cortina por bases ou placas de bronze colocadas sobre o solo. Já as cortinas eram costuradas uma a outra até formarem uma tela bem firme. As colunas, as cortinas e os varais simbolizavam a segurança, a estabilidade e a comunhão na vida cristã, produzidas pela obra expiatória de Cristo Segurança: As quatro colunas da entrada do tabernáculo coberta pelos quatro véus por suas cores significativas apontam para os quatro evangelhos Por sua vez, os varais encaixavam-se às colunas e ao cortinado da cerca. Tudo era metricamente encaixado A purpura tem relação com a realeza e aponta para o Evangelho do Rei, conforme escreveu Mateus registrando a genealogia de Jesus da descendência de Davi o Rei segundo o coração De Jeová

Purpura: O Evangelho do Rei O Evangelho de Mateus descreve a segurança que nos dá a obra redentora de Cristo; na sua genealogia, na revelação que o Pai faz de seu filho em seu batismo, No sermão da montanha, na promessa que Jesus fez de edificar sua igreja e nos seus sermões escatológicos acerca de sua vinda O carmesim: é a cor vermelha sangue; o Evangelho de Marcos tem seu significado nesta cor O Evangelho de Marcos descreve Jesus Cristo como servo sofredor que não precisa de genealogia, e de forma sucinta nos leva até a sua morte na cruz Assim como Mateus, Marcos registra a parábola do semeador que semeou e colheu frutos, 30,60 e 100 por um, isso fala das três divisões do tabernáculo; o Pátio, o Santuário, e o Santo dos Santos O Linho Branco aponta para o Evangelho segundo escreveu Lucas; o Evangelho do filho do homem; de caráter perfeito Então como nobre perfeito e ilustre Lucas registra sua genealogia, descrevendo sua ascendência Lucas descreve detalhes minuciosos do caráter de Cristo , assim como ele veio a terra e como saiu da terra, e só Lucas o chama filho do homem, como também só ele descreve sobre os pais de João Batista

Evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas É neste evangelho que se cumpre a profecia de Zacarias 6:12. Nos evangelhos de Marcos e Lucas temos firme estabilidade pelo preço que fomos comprados, preço de sangue de um servo, homem perfeito sem pecado mas que morreu pelo pecado dos pecadores “E dize-lhe: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo: ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor A cor azul aponta para o Evangelho segundo escreveu João; este é o evangelho do filho de Deus Neste evangelho cumpre-se a profecia de Isaías 40:9 “Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobre a um monte alto! Tu que anuncias boas novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize-as as cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus João não registra a genealogia de Jesus porque Deus não tem genealogia. O azul é um dos principais símbolos do céu e revela o propósito profundo de Deus de conduzir seu povo para uma atitude santa e verdadeira comunhão com ele. Este evangelho nos leva a uma profunda comunhão com a trindade divina

II.3 – A cerca de linho: a santidade de Deus A parte reservada na esfera interna do Pátio, separada pelo linho branco torcido, revelava a santidade de Deus Deus é santo e requer de seus filhos santidade para entrar na sua presença; Moisés estava no Pátio, na presença de Deus quando o ouviu: Não te chegues para cá: tire os sapatos dos pés; porque o lugar que tu estás é terra santa Ex 3:5 II.3 – A cerca de linho: a santidade de Deus Isaías 1:12 Quando vindes para comparecerdes perante mim , quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus Átrios? Uma vida Santa nos Átrios de Deus permite entrada nos seu Santuário Isaías 1:16 lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;. Através do sangue de Cristo somos purificados dos nossos pecados para uma vida santa no Átrio e entrada no santuário de Deus Uma vida santificada nos Átrios de Deus

No átrio, os sacerdotes ministravam os cerimoniais de sacrifícios pelos pecados do povo. Nesse sentido, o Pátio do tabernáculo revelava que o pecador não tinha acesso ao Deus Santo, senão por meio do sacerdote. Jesus como cordeiro perfeito foi oferecido por Deus nosso Pai. Foi sacrificado no Átrio; pelo sacrifício de animais no AT, os pecados eram apenas encoberto, mas Jesus foi o cordeiro de Deus que, sendo sacrificado tira o pecado de uma vez por todas da vida do pecador arrependido Deus é santo e justo. O homem carece de santidade e de justiça. No entanto, em Cristo, o pecador é regenerado justificado e santificado para a salvação. Esse é o maior milagre que o pecador pode desfrutar de seu encontro com Jesus. Só quem pode justifica-lo e santifica-lo é Jesus

Uma tipificação do único caminho III.1- A Porta do Pátio Uma tipificação do único caminho Para se entrar no Pátio do tabernáculo havia apenas uma porta. Esta porta dava acesso ao local sagrado, onde Deus habitava Cristo, o nosso Senhor, é a verdadeira Porta de acesso para todos os pecadores. Ele mesmo declarou: Eu sou a Porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á…João 10:9 O pecador ao entrar pela porta ele toma posse de uma das 3 maiores virtudes do cristianismo "Fé”, e é pela fé que alcançamos a graça de Deus pela qual somos justificados, após a regeneração Rom.5:1,2 Justificados pois pela fé, temos paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus

Jesus Cristo é o Único meio de acesso ao Pai João 14:6 Essa Palavra de Nosso Senhor confirma toda doutrina do Novo Testamento Por este caminho temos acesso à porta que é Cristo, assim cheguemos a Deus Nosso Pai Não há um outro caminho, não existe outra porta e nenhum outro ser, objeto ou coisa que nos leva a Deus Nosso Pai Eterno

III.2 As quatro colunas e suas bases: uma tipificação do Evangelho Destacamos aqui as quatro colunas e suas quatro bases. Essas bases e colunas sustentavam a porta principal do Pátio Esse fato nos faz rememorar os quatro Evangelhos, o maior instrumento que o ser humano tem para conhecer a Pessoa bendita de Jesus o Nosso Senhor Toda revelação de que precisamos saber acerca da pessoa de Cristo está narrada nos Evangelhos. Por isso, para ter uma base espiritual sólida e conhecer a pessoa e o carater de Jesus, precisamos estuda-los com oração As quatro colunas representam não só os evangelhos mas também os quatro cantos da terra em sua plenitude, apontando que que essas boas novas do evangelho faz-se necessário chegar à todas pessoas sem distinção de raça e diferenças culturais As colunas eram de madeira de acácia, tipificando a humanidade de Jesus, que se fez carne e habitou entre os homens, Paulo disse que ele esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens

III.3 As cores da cortina de entrada: diversos tipos Azul, púrpura, carmesim e branco eram as cores da cortina de entrada ao pátio Nas Sagradas Escrituras, as cores sempre simbolizaram aspectos importantes da fé

Havia as cortinas internas com suas cores e significados e as externas de peles de cabras, carneiro e animais marinhos, essas eram rusticas e aquelas tinham sua beleza interior Existe um paralelo entre a figura e a realidade. Conforme Filip.2:6-8 Jesus esvaziou-se a si mesmo e fez-se servo. Os olhos humanos o viam apenas como o filho do carpinteiro. Ele estava em sua faze de humilhação Assim Jesus não tinha parecer nem formosura, não se podia imaginar sua beleza interior. Sua verdadeira natureza só é compreendida e reconhecida por aqueles que se aproximam dele com profunda fé Vendo apenas o exterior do tabernáculo não se podia imaginar a beleza interior. Poucas foram as pessoas que tiveram o privilegio de o ver por dentro, eles o viam por fora, mas apenas os sacerdotes o conheciam seu interior Todos os homens agora podem conhecer Jesus interiormente, estando ligado a ele a videira verdadeira e sumo-sacerdote do tabernáculo eterno, podemos contemplar sua gloriosa beleza ao nos prostrar diante de sua maravilhosa face

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