APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
El Salvador Nome Oficial: República de El Salvador
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Bolívia.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
BOLÍVIA Nas Alturas.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
O que você deve saber sobre
Bacias Hidrográficas do Brasil
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Signa Consultoria e Sistemas
RUSSIA.
Os indicadores da população
Rio Plataforma Logística
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
GEOPOLITICA DE TRANSPORTES Aula 7 a 12 DIREITO DE TRANSPORTE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA DO BRASIL: Localização Geográfica.
Geopolítica, Regionalização e Integração
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial;
Logística e Realidade Brasileira
Logística e a realidade brasileira
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
O BRASIL NO MUNDO.
conhecimentos em resultados
INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05.
BRASIL Modelo de palestra NOME DO APRESENTADOR LOCAL E DATA
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Desarollo Brasilero: Ejemplo Latinoamericano
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Logística e a realidade brasileira
AMÉRICA LATINA.
Região Sudeste Cap. 34.
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
Prof. Fylipe Alves Minikovski
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
MÉXICO.
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
“A política nacional para os transportes hidroviários do interior”. Dez/89 12/04/90: Extinção da Portobrás; Decreto 1642 (25/09/95) - Nova estrutura organizacional.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Transportes Israel
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Importância dos Transportes
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
Unidade 03 Gestão de Transporte
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos últimos 20 anos, passando nos cargos de analista, coordenação e supervisão. Professor das disciplinas: Custos Logísticos, Mercadologia, Ética e Relações Humanas, Intermodais, Comportamento Organizacional, Gestão do conhecimento, Administração de Materiais e Logística, Logística Empresarial, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Processos Gerenciais e Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Tutor EaD, Atuação como Coordenador Acadêmico EaD.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS GERAL Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa capacitando-os para implementar seus PROJETOS DE VIDA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional; 2. Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos; 3. Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções com as demandas individuais e sociais; 4 Permanente busca de prevenção e soluções dos conflitos individuais e coletivos com vistas ao bem estar social; 5. Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas, raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões, de aprender a aprender, para sua educação permanente.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA Proporcionar uma nova visão acerca da disciplina, entendendo o seu desenvolvimento e verificar como as mudanças ocorridas na sociedade estão afetando; Entender o conceito da necessidade da disciplina dentro das organizações, proporcionando a iniciativa, liderança e continuidade; Possibilitar ao aluno obter o conhecimento necessário para trabalhar com um bom planejamento e controle dos recursos humanos.

Atividades + Prova Objetiva SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 1ª Avaliação - PESO 4,0 2ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades + Prova Objetiva Prova Escrita Oficial Atividades: 3,0 Práticas: 0 Teóricas: 7,0 Teóricas: 10,0 Total: 10,0

https://sites.google.com/a/aedu.com/prof-vagnerolegario/

OBJETIVOS DO CURSO COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Através das Bases Tecnológicas, desenvolver Habilidades necessárias para atender as Competências fundamentais para a formação do profissional de mercado. COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS

COMPETÊNCIAS: 1. Analisar a infra-estrutura dos sistemas de transporte do país. 2. Selecionar o modal de transporte para atendimento dos usuários de acordo com as especificidades da carga. 3. Analisar as necessidades de serviços de transporte para planejamento, operação e monitoração. 4. Interpretar procedimentos para transporte de cargas perigosas e suas conseqüências ao meio

HABILIDADES 1.1.Identificar a importância dos transportes no desenvolvimento econômico e o seu papel na Logística. 1.2. identificar as variáveis e restrições geográficas que afetam o planejamento do transporte urbano e de cargas. 1.3. Mapear a situação atual da infra-estrutura de transportes e os desafios para a Logística. 2.1. Identificar os sistemas de intermodalidade e multimodalidade como alternativas do transporte 2.2. Identificar as variáveis que permitam auxiliar na escolha e decisão do serviço de transporte. 3.1. Identificar transportes através dos modais e tipos de equipamento para carga e descarga.

3.2. Elaborar roteirização, programação de frotas, controle de riscos e cálculo de custos do frete. 3.3. Utilizar sistemas de roteirizadores e rastreadores que auxiliam no planejamento, operação e monitoramento do transporte. 3.4. Selecionar sistemas utilizados para planejamento e monitoração das entregas e coletas. 3.5. Identificar provedores de serviço de transporte e critérios utilizados para seleção. 3.6.Identificar legislação, processos e documentação nas operações de transportes 3.7. Identificar elementos de custos que compõem o frete 4.1. Aplicar legislação especifica para o transporte de cargas perigosas 4.2. Identificar riscos de impactos ambientais

BASES TECNOLÓGICAS 1.1. O desenvolvimento econômico e o transporte. 1.2. A geografia brasileira, a infra-estrutura dos estados, municípios e suas vias de transportes. 1.3. As infra-estruturas dos sistemas de transportes 2.1. Os modais de transportes e suas características. 2.2. Sistemas Intermodal e multimodal no planejamento do transporte. 2.3. Especificação e avaliação de veículos transportadores: - terrestre - aquático - aéreo Características, dimensões, tara e lotação

INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05

Geopolítica de Transportes Antecedentes Geográficos Brasileiros ÁREA: 8.514.876,599 km² (fonte IBGE) - representa 47,7% de todo o continente sul-americano. CAPITAL: Brasília POPULAÇÃO: 190.732.694 milhões (Censo 2010)  QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: 5.435 MOEDA:  Real ( R$ ) DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,4 hab./km2 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,17% ao ano (2000 a 2010). EXPECTATIVA DE VIDA: 7,5 anos (Censo 2010) TAXA DE ANALFABETISMO: 9,6% (Censo 2010). RENDA PER CAPITA: R$ 16.414,00 (ano de 2009). IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,718 - alto desenvolvimento humano. O Brasil ocupa a 84º posição entre os 187 países analisados.(dados divulgados pelo PNUD em 2011) 

Geopolítica de Transportes ECONOMIA BRASILEIRA: Produtos Agrícolas: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja.  Pecuária: Bovinos, Eqüinos, Muares, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos. Mineração: bauxita, ferro, manganês, ouro e petróleo. Indústria: de transformação, de bens de consumo e bens duráveis. PIB (Produto Interno Bruto): 3,675 trilhões de reais (ano de 2010) 8ª Economia do mundo Balança Comercial: superavit de  US$ 29,790 bilhões no ano de 2011. Crescimento do PIB em 2010: 7,5% Salário Mínimo Nacional: R$ 622,00 ( a partir de 1º de janeiro de 2012) Inflação em 2011: 6,5% (IPCA) Taxa de desemprego: 6,7% (IBGE 2010)

Geopolítica de Transportes 47,7% do continente sul-americano Área: 8.511.965 km2 Fronteiras terrestres: 15.170 km

Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRAS: Fronteira é um limite (linha) que divide dois países, estados ou cidades. O Brasil possui uma extensa fronteira. No total são 15.179 km de fronteiras com diversos países da América do Sul. O Brasil não possui fronteira com o Chile e com o Equador.. Guiana Francesa: 655 km de fronteira, situada totalmente no estado do Amapá. Suriname: 593 km de fronteira, sendo no estado do Amapá (52 km) e no Pará (541 km). Guiana: 1.606 km de fronteira, sendo no estado do Pará (642 km) e Roraima (964 km). Venezuela: 1.492 km de fronteira, sendo em Roraima (954 km) e Amazonas (538 km). - Colômbia: 644 km de fronteira, situada totalmente no território do estado do Amazonas.

Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRAS: Peru: 2.995 km de fronteira, sendo no Amazonas (1.565 km) e Acre (1.430 km). Bolívia: 3.126 km de fronteira, sendo no Acre (618 km), Rondônia (1.342 km), Mato Grosso (780 km) e Mato Grosso do Sul (386 km) Paraguai: 1.339 km de fronteira, sendo no Mato Grosso do Sul (1.131 km) e Paraná (208 km). Argentina: 1.263 km de fronteira, sendo no Paraná (293 km), Santa Catarina (246 km) e Rio Grande do Sul (724 km). - Uruguai: 1.003 km de fronteira, totalmente com o Rio Grande do Sul. ,

Geopolítica de Transportes NORTE Ponto mais elevado do território nacional Grandes dificuldades para transposição terrestre

Geopolítica de Transportes NOROESTE Floresta amazônica adentra os países limítrofes Principal meio de transporte: bacia hidrográfica do rio Amazonas com aproximadamente 24.000 km navegáveis Fator de integração regional Não alcança as principais cidades e centros comerciais dos vizinhos de fronteira

Geopolítica de Transportes OESTE Cordilheira dos Andes impõe-se como obstáculo natural à transposição terrestre Única passagem por Paso de Mendoza (Argentina)

Geopolítica de Transportes SUDOESTE Planície do Pantanal, possui enchentes sazonais Sistema hidroviário dos rios Paraná e Paraguai possui conexão com a Bacia do Prata Bacia do Prata: complexo de rios que passam pelos territórios do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina

Geopolítica de Transportes SUL Boas ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina Ponto de favorecimento das trocas comerciais no âmbito do Mercosul

Geopolítica de Transportes LESTE Costa do Atlântico, com extensão de 7.408 km Liga o Brasil com seus principais parceiros comerciais

Geopolítica de Transportes Estão próximos do nosso litoral: Todas as concentrações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, exceto Brasília e Manaus Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus 97% de toda a produção industrial 90% do consumo de energia elétrica 85% de toda a população do país 83% de todas as receitas da União 75% das rodovias pavimentadas

Geopolítica de Transportes Rodoviário – realizado em estradas de rodagem, vantagem em ligar países Limítrofes Ferroviário - realizado em estradas de ferro, também tem vantagem em ligar Países limítrofes Aéreo – totalmente diferente dos demais, realizado por navegação aérea, Através de aeronaves Aquaviário – Pode ser: Marítimo – realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ( nacional) ou de longo curso (internacional) Fluvial – realizada em rios, portanto, interna ou seja dentro do país ou continente *** se juntar a costa de um país e um ou mais rios, será considerado cabotagem Lacustre – realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e Países circuvizinhos (também é uma navegação de interior, como a fluvial) Dutoviário – transporte via dutos e pode ser dividido em oleodutos, minerodutos e gasodutos

Geopolítica de Transportes CUSTOS APROXIMADOS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL (POR KM): RODOVIA – R$ 600.000,00 (POR KM) FERROVIA – R$ 700.000,00 (POR KM) - HIDROVIA – R$ 100.000,00 (POR KM), MATRIZ DE TRANSPORTE MUNDIAL: (%) PAISES AQUAVIA FERROVIA RODOVIA Alemanha 29 53 18 Canadá 35 52 13 EUA 25 50 25 França 17 55 28 Rússia 13 83 4 BRASIL (*) 13,86 20,86 60,49 (*) Aerovias + dutos = 4,79% Fonte: Ministério dos Transportes (2001)

Oportunidade Assistente Logistica - Local de trabalho - SP - Centro Salário - R$ 1.500,00 Horário - segunda-feira a sábado Escolaridade – Cursando ensino superior em áreas a fins. Experiência - 1 anoTarefas a serem realizadas:Recebimento e conferencia de mercadorias;Despachar mercadoria para transportadora e correios;Emitir NF sistema integrado;Atendimento ao cliente na expedição;Conferencia e lançamento de NF em sistema;Características:Dinâmico, agilidade;Organizado;Pontual.Enviar CV com nome da vaga pararh@nodaji.com.br  

Conceitos básicos do transportes Até próxima aula Conceitos básicos do transportes