Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS O HOMEM.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Luiz Fernando Verissímo.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Joani Alves Ferreira Júnior
Compreender que a adoração deve ser seguida do serviço. Entender o que constitui a verdadeira adoração.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Impedimento às bênçãos de Deus para uma família
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
Perceber os pontos essenciais da tipologia do Dia da Expiação. Tomar consciência da importância da mensagem do Dia da Expiação.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Perceber como o Santuário nos revela um Deus Santo e Glorioso. Aprender a desejar estar no Santuário.
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Aprender a reconhecer a Fonte da nossa confiança, Cristo, o nosso Sumo- Sacerdote. Perceber o cuidado que Deus tem por nós, ao exortar-nos.
Compreender as boas- novas do julgamento antes do Advento. Perceber que a sentença do julgamento é a favor dos santos e contra os inimigos.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
Meditar sobre o Sacrifício incompreensível que Deus fez pelos pecadores. Perceber que o amor sacrificial de Jesus reabilita e transforma.
Compreender que a riqueza do mundo traz muitas tentações, com as quais as pessoas humildes não têm de se confrontar. Perceber que por baixo de.
O SEGREDO DA FELICIDADE
O SEGREDO PARA SER FELIZ
Aprender que servir a Jesus significa servir os outros. Perceber que o serviço a Cristo, servindo os marginalizados, requer um “Discipulado Radical”.
Associar a nossa adoração a uma vida ética Fundar a adoração no reconhecimento da nossa condição de pecadores.
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
MENSAGEM BÍBLICA Pr. FERNANDO CINTRA.
A PÁRABOLA DO SEMEADOR Mateus 13:1-23 QUAL TEM SIDO O MEU SOLO?
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Federação Espírita do Paraná
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
Adorar com um coração quebrantado Adorar com um cântico de louvor.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Você tem uma MISSÃO para cumprir
A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca.
Reconhecer que a salvação é um dom de Deus, oferecido gratuitamente ao Homem. Compreender a necessidade da morte de Jesus em nosso favor.
Dedicar-me totalmente a Deus Adorar em submissão e obediência.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Compreender quem Deus verdadeiramente é. Ser humilde no acto de adorar a Deus.
Aprender o processo através do qual se toma posse da Salvação pessoalmente. Compreender o papel da fé em todo o processo de como somos.
NUNCA DEIXE DE SONHAR Reinilson Câmara.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Duas Maneiras Texto :Paulo R.Gaefke.
Lição da Escola Sabatina 14 de junho a 20 de junho de 2015.
O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA. O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA.
Duas realidades:  Forma  Espaço Amor e Gratidão.
BREVÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES.... O que importa é sermos úteis naquilo que nos é colocado a fazer. Para sabermos qual é a vontade de Deus para a nossa vida,
Era uma vez… Assim começa quem conta um conto de fadas
Lição da Escola Sabatina 1 de novembro a 7 de novembro de 2015
23 de janeiro de Controle - se sempre Bem-aventurados os mansos, pois eles receberão a terra por herança. (Mt 5:5)
Lição da Escola Sabatina 13 de dezembro a 19 de dezembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 20 de dezembro a 26 de dezembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 18 de outubro a 24 de outubro de 2015.
06 de fevereiro de Exercite a compaixão Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (Mt 5:7)
Lição da Escola Sabatina 14 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2016.
Lição da Escola Sabatina 20 de março a 26 de março de 2016.
Pensando e vivendo como servo. Quem quiser ser o maior entao que sirva !!!
Lição da Escola Sabatina 13 de março a 19 de março de 2016.
Transcrição da apresentação:

Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus ouvintes porque sabia como contar uma boa história.

1º PASSO Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada.

As histórias são eficazes na medida em que despertam os nossos sentimentos naturais de empatia com a justiça, a misericórdia, o amor e a correção. Natã fez David sentir a injustiça do seu pecado ao lhe contar a história de outrem.

Não é fácil ouvir. Naturalmente não temos facilidade em fazê-lo Não é fácil ouvir. Naturalmente não temos facilidade em fazê-lo. Principalmente ouvir sobre como estamos distantes em compreender o Reino de Deus. Ao lermos este texto temos a impressão de que a compreensão do Reino de Deus reside na capacidade de cada um em ouvir.

Por outro lado, percebemos que a capacidade em ouvir (entender) as parábolas de Jesus é-nos dada por Deus. Podemos ficar felizes por Jesus nos ofertar essa capacidade mas, por outro lado, quando percebemos as verdades contidas nas parábolas, se persistirmos nos nossos pecados estamos em problemas (João 9:41).

2º PASSO Perceber que Jesus era popular junto dos Seus ouvintes porque sabia como contar uma boa história.

Uma boa história envolve as pessoas em mais do que um nível. Ao identificar-se com o semeador pode querer dizer, por exemplo, que tentamos fazer o máximo com recursos limitados; que somos criteriosos na forma como espalhamos ou “semeamos”. Ao identificar-se com a semente significa que temos consciência do ambiente em que estamos inseridos; que sabemos quais são os desafios de estar “plantados” onde as condições são perigosas para a nossa vida espiritual.

Ao identificar-se com o solo quer dizer que compreendemos a nossa condição espiritual e tentamos, com a ajuda de Deus, melhorar as condições naturais do nosso coração – empedernido, cheio de ervas daninhas, muito percorrido e bem calcado – para o tornarmos mais propício a ser um terreno fértil e que dá fruto para o Reino de Deus.

Jesus deixou a cada um dos Seus ouvintes a oportunidade de preencher os espaços em branco; não lhes disse como terminou a história nem o que cada pessoa devia pensar a respeito dela. Uma boa história, parábola, ou analogia, nem sempre conclui de forma bem rematada a sua situação narrativa, elas são abertas à interpretação.

Desejo conhecer mais as parábolas que Jesus contou. Desejo compreendê-las.

Já se tentou expressar sobre algo e sentiu que não foi ouvido? Esforçar-se para ouvir o outro é necessário para que se possam conhecer profundamente. Tem ouvido Deus?

Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

As parábolas apresentam-nos verdades sobre o Reino de Deus. 1. Conhecê-las mais profundamente. 2. Dedicar tempo para percebê-las. Falta de tempo para ouvi-las ou lê-las. Durante a próxima semana, vou ler uma parábola e pedir a Deus para poder ouvir o que Ele me quer dizer através dela.