Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÍTIO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE FUNCIONAMENTO DO ORGANIZADOR DE CONFERÊNCIAS PRESENCIAIS Além da seção que apresenta formalmente a conferência,
Advertisements

Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Support.ebsco.com Pesquisa do Business Source no EBSCOhost Tutorial.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Propriedades de Documentos
Modelos de Recuperação de Informação
Documentos Digitais Aula 6.
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Introdução a Teoria da Classificação
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
University of Minho, Portugal
Profa Luciane Vital Indexação de multimeios
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
Organização da Informação
CTTO: Semelhanças e Diferenças
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
AGENDA R ECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM CATÁLOGOS FRBR M ODELO FRBR FRAD M ODELO FRAD I NDÍCIOS DE IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO.
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Metodologia de Pesquisa
Análise Estruturada Diagramas de Fluxo de Dados
Sistemas de Organização do Conhecimento
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
As seis etapas de um projecto de pesquisa
ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
Tutorial de pesquisa.
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
TEORIA DO CONCEITO A Teoria do Conceito possibilitou bases mais sólidas para o entendimento do que consideramos conceito para fins de representação/recuperação.
Navegação na WWW (Web):
Quality Content Resource Management Access Integration Consultation Página de Acesso:
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Vocabulários Controlados
Ontologias Profa. Lillian Alvares
Linguagens Documentárias
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Apresentação de Resumos -NBR 6028
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Análise da Informação, Análise do Conteúdo e a Análise Documental
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.
Professora: Kelly de Paula Cunha
Orientador1; Turma ou autores2
Laboratório de Mídias Sociais
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
DISCIPLINA: Redação e científica
Indexação e Resumos: teoria e prática
Indexação: o uso do Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) ISC/CEDOC Serviço de Gestão do Conhecimento Junho/2016 Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Lista de termos

Lista de autoridades Lista de termos usada para controlar a variedade de nomes para entidades. Geralmente, não inclui uma organização nem uma estrutura complexa. A apresentação pode ser alfabética ou organizada por um esquema de classificação superficial. Por exemplo: nomes de países, indivíduos ou instituições.

Glossários Lista de termos, em geral, com definições. Os termos podem ser de um assunto específico ou de um trabalho particular.

Dicionários Listas de palavras em ordem alfabética e suas definições. Seu escopo é mais geral que os glossários. Podem prover informações sobre a origem de uma palavra, variações quanto a morfologia e a escrita da palavra, bem como, os múltiplos significados dentre as disciplinas.

Gazetteers É um dicionário de nomes de lugares. Os tradicionais são publicados na forma de livros ou aparecem como índice nos atlas geográficos, tais como rios, cidades ou escola. Geoespacialmente referenciados os gazetteers apresentam as coordenadas para a localização de lugares na superfície da Terra. O termo “gazetteer” possui vários significados incluindo publicações destinadas a informações jurídicas e informações sobres patentes.

Classificação e categoria

Cabeçalho de assunto Conjunto de termos controlados que representam o assunto de um item de uma coleção. Pode ser extensivo e cobrir vários assuntos, embora sua estrutura seja, geralmente, muito superficial e limitada.

Esquemas de classificação, de categorização e taxonomias Embora exista sutil diferença entre esses tipos de SOC, eles oferecem maneiras de separar entidades em tópicos de níveis mais gerais, como uma cadeia hierárquica numérica e alfabética. As categorias de assunto são frequentemente usadas em estruturas hierárquicas comumente encontradas nos tesauros. As taxonomias são amplamente usadas em modelo orientado a objeto e em sistemas de gestão do conhecimento, para indicar grupos de objetos baseados em características particulares.

Lista de relacionamentos

Tesauros Conjunto de termos representando conceitos e as relações hierárquica, equivalente e associativa entre eles.

Redes semânticas Estrutura de conceitos e termos em forma de rede ou teia, os conceitos são nós e os relacionamentos expandem-se a partir dos nós.

Ontologia Representa relacionamentos complexos entre objetos, incluindo regras de inferência e axiomas, não incluídos em nenhum outro tipo de SOC.

Complemento de tipos de SOC

Mapas bibliométricos: técnicas bibliométricas usadas, por exemplo, para fazer a análise de citação ou métodos de construção e manutenção semi- automática de tesauros;

Mapas conceituais: permite visualizar as relações entre conceitos de forma a estabelecer um diagrama e utilizar setas para conectar-se com os conceitos.

Folksonomias: indexação colaborativa de conteúdo (sítios, músicas, filmes, textos, etc.) com palavras-chave ou etiquetas de livre escolha, permitem que internautas usem palavras de vocabulários próprios de cada comunidade, fazendo com que outros usuários interessados no mesmo assunto encontrem o conteúdo mais facilmente.

Referência BRÄSCHER, Marisa; CARLAN, Eliana. Sistemas de organização do conhecimento: antigas e novas linguagens. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Brasília DF: IBICT, 2010, 335 p. ISBN: 978-85-7013-072-3. Capíitulo 8, p. 147-176 Edição eletrônica. Disponível em: http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf. (Edição comemorativa dos 10 anos do Grupo de Pesquisa EROIC).