FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Advertisements

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Passos para Revisão do PPP
SEJAM BEM VINDOS !.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL
1.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
Funções e Atribuições do Diretor
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL CENSO ESCOLAR.
O desafio do trabalho em “rede”
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
Encontro de Secretários Março/2010 Gerência de Suporte, Redes e Novas Tecnologias.
Educação e rede de atendimento
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
¹Wusula Francisca de Sousa Pitarelli; ²Prof. Dra. Simone Dutra Lucas
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Comissão de EJA de Alagoas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Sistema Nacional de Formação
CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Tratamento nominal de discentes travestis e transexuais
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI

O QUE É O AMAI? O programa de Apoio e Monitoramento ao Aluno Infrequente (AMAI) é a metodologia utilizada pela Secretaria de Estado da Educação para garantir a permanência do estudante na escola, em parceria com duas instituições responsáveis pela atenção à criança e ao adolescente, o Conselho Tutelar e o Ministério Público do Estado de Goiás.

A SECRETÁRIA ESCOLAR E O AMAI O secretário geral é o responsável pela inserção da frequência dos estudantes no Sige, bem como pelo monitoramento da infrequência, via relatórios gerenciais, que devem ser repassados, imediatamente, à Coordenação Pedagógica Geral ao Conselho de Classe e à direção, criando, dessa forma, uma rede de atenção ao estudante infrequente e garantindo uma atuação em prol do retorno do estudante às suas atividades escolares.

Importância do AMAI Esse programa é muito importante para a vida escolar dos estudantes e para o sucesso pedagógico da unidade escolar, tendo em vista que cuida de dois males crônicos da educação brasileira: a evasão e o abandono escolar.

Importância do AMAI Uma ação importante a ser realizada pelo grupo gestor , em parceria com os coordenadores pedagógicos e professores, é a construção do entendimento de que a chamada feita diariamente, deixa de ser um ato meramente burocrático e se apresenta como um importante ato de inclusão, pois é fonte de dados precisos acerca da participação, do interesse e da possibilidade de garantir o anseio de que toda criança e adolescente tenha uma presença efetiva na escola.

OS PASSOS DO MONITORAMENTO Esta atuação deverá ocorrer em um prazo de 05 semanas, assim distribuído: uma semana para o professor da turma comunicar à direção; uma semana para a equipe diretiva (diretor, vice-diretor e secretário geral), juntamente com o Conselho Escolar ( e a comunidade), tomar as providências no âmbito escolar; duas semanas para o Conselho Tutelar aplicar as medidas cabíveis; uma semana para o Ministério Público exercer suas atribuições.

A FICHA AMAI As fichas do AMAI são um instrumento destinado ao acompanhamento do Aluno Infrequente que devem ser preenchias em 3 vias, sendo que os campos 1 e 2 devem ser preenchidos pelo professor ou equipe pedagógica da escola (vice-diretor e coordenador pedagógico). O campo 3 é reservado à secretaria da unidade Escolar. Já o Campo 4 é destinado às anotações sobre as medidas e os procedimento a serem tomados pelo Comitê de Apoio ao Aluno Infrequente (coordenadores, diretor, professores e Conselho Escolar).

PROCEDIMENTO: o Presidente do Conselho Escolar deverá encaminhar a 2ª e a 3ª via do formulário do AMAI ao Conselho Tutelar. Caso não exista essa instituição no município (o Conselho Tutelar), a 2ª e a 3ª via do formulário do AMAI deverão ser encaminhadas à Promotoria Pública da respectiva comarca.

PROCEDIMENTO: O Conselho Tutelar, obtendo êxito, retornará a 2ª via à escola, com as anotações das providencias adotadas, permanecendo a 3ª via arquivada no Conselho Tutelar. Não obtendo êxito, encaminhará a 3ª via ao Ministério Público da Infância e Juventude, informando à escola. O período máximo para as diligências do Conselho Tutelar é o de duas (02) semanas.

CONCLUSÃO Mais do que um trabalho burocrático o AMAI deve ser entendido como uma ação social em prol da valorização do trabalho e do projeto pedagógico da unidade escolar, e tanto o estudante quanto sua família e a sociedade poderão perceber que a presença do estudante na escola é importante, notada. Tão importante que toda a escola se mobiliza para que ela seja contínua.

Base legal Com base na legislação que o regulamenta: Art.205 C.F. LDB E.C.A lei nº 272, de 26 de agosto de 2009. Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás 2009/2010 Goiânia,

CONTATO DO AMAI NA SEDUC CODESAL – 3201-3077 edvania.rodrigues@seduc.go.gov.br GEGEDER – 3201-3173 leila.correa@seduc.go.gov.br Coordenação do AMAI – 3201-3147 Rosally Brasil rosallybrasil@hotmail.com sirley.cedro@hotmail.com