Os problemas ambientais do século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Biodiversidade em risco
Biomas brasileiros.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
A gestão do patrimônio ambiental brasileiro
Recuperação Trimestral de Geografia
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Gestão Ambiental Aplicada
A importância da Biodiversidade
BIODIVERSIDADE.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
4º Ano Professora Alessandra Stock
Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Profª Lucia Helena Amim
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Recursos Biológicos Vídeo.
Projeto de Física Grupo:Iuna,Larissa,Ana,Mariana e Beatriz.
Aulão do ENEM PAULO VÍCTOR
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Trabalho realizado por: Duarte Rodrigues
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Alunos: Maria Eduarda Campos e Arthur
Problemas Ambientais.
Conservação e Preservação
Evolução histórica da questão ambiental
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Marina e Pedro Paulo.
A Fauna da Mata Atlântica
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Alterações Climáticas
Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
BIOMAS DO BRASIL.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Situação de aprendizagem 1
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
Globalização e Meio Ambiente
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Diversidade Biológica
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Importância da biodiversidade animal
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
Ministério do Meio Ambiente
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
Transcrição da apresentação:

Os problemas ambientais do século XXI Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Aula 7 -Interação com o Mundo Natural Profª Lucia Amim Os problemas ambientais do século XXI

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI O que fizemos com o nosso planeta e o que faremos daqui para frente? Ao mesmo tempo em que a humanidade vira o milênio usufruindo de suas novas conquistas, vários são os desafios e problemas a serem enfrentados, principalmente no que diz respeito à conservação do meio ambiente e à consequente melhoria da qualidade de vida. .

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Biodiversidade O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Biodiversidade A destruição e a perda da biodiversidade foi um dos maiores problemas ambientais detectados no século XX e constitui-se em um dos grandes desafios do próximo milênio.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI A Convenção da Diversidade Biológica (CDB), instituída na Rio 92, vem coordenando e orientando os procedimentos em vários países para a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Biodiversidade O Brasil tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade devido às suas riquezas naturais. Nos principais biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, ocorre uma grande variedade de ecossistemas, o que concorre para a grande incidência de diversidade biológica.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI Os números da biodiversidade (e de sua degradação) no Brasil • O Brasil abriga cerca de 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência, sendo o país com a maior biodiversidade do mundo. • Diversas plantas de importância econômica mundial são originárias do Brasil, destacando-se o abacaxi, o amendoim, a castanha do pará, a mandioca, o caju e a carnaúba.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI A Amazônia, a maior floresta tropical úmida do mundo, já perdeu uma área de 532 mil km2, o equivalente ao território da França. Entre 1990 e 1995, a Mata Atlântica sofreu uma devastação de cerca de 500 mil hectares, o que equivale a 390 campos de futebol. Hoje, 208 espécies de animais encontram-se ameaçadas de extinção no Brasil. O Ibama prevê a inclusão de 10 novas espécies nos próximos anos.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI O Brasil abriga o maior número de primatas (55 espécies), anfíbios (516 espécies) e animais vertebrados (3.010 espécies) do mundo. Também tem a mais diversa flora do planeta, número superior a 55 mil espécies descritas, o que corresponde a 22% do total mundial. Possui também 3 mil espécies de peixes de água doce, totalizando três vezes mais que qualquer outro país do mundo.

DESAFIOS AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI O Brasil é um dos países que possui espécies que são exclusivamente brasileiras, não ocorrendo em nenhum outro lugar. São 68 espécies de mamíferos, 191 de aves, 172 de répteis e 294 de anfíbios.

Biotecnologia - O avanço da biotecnologia. A Biotecnologia representa o conjunto de métodos aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus derivados, conciliadas às constantes inovações tecnológicas. Normalmente não percebemos a sutil implantação biotecnológica, ou ao menos damos a devida importância.

minúsculos, os microrganismos. Biotecnologia - O avanço da biotecnologia. Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos. Foi somente em 1876 que Louis Pasteur, provou que a causa das fermentações era devido à ação de seres minúsculos, os microrganismos. Em 1897,  Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em álcool, utilizando células de levedura maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos.

Genética Em 1860- Gregor Mendel- Fez os primeiros experimentos que deram início à Genética. Os experimentos de Mendel auxiliaram o homem a aprender mais sobre Genética, Hereditariedade e Biotecnologia.

Leis de Mendel Genitores Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo. F1 F2

Clima A mudança do clima foi reconhecida como uma preocupação comum da humanidade na Rio 92, com a assinatura da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A convenção propõe uma estratégia global “para proteger o sistema climático para gerações presentes e futuras”. As discussões sobre a mudança climática global giram em torno do assunto emissões de gases de efeito estufa, sendo o CO2 o principal.

Mudança da temperatura global •Nos últimos 50 anos, os Alpes na Europa perderam 50% de sua cobertura de gelo. •A temperatura média da Terra é hoje 4°C acima do que era na última idade do gelo, cerca de 13 mil anos atrás. •A temperatura média atual é 1/2 grau superior à da década de 1860, um aumento enorme para um período de apenas 130 anos. •Se o ritmo atual de emissões continuar, a concentração de dióxido de carbono duplicará até o final do século. O resultado será um aumento médio da temperatura da Terra em cerca de 1°C.

Desenvolvimento Sustentável O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado.

Desenvolvimento Sustentável Esse conceito, procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações.

Desenvolvimento Sustentável O mundo moderno, o mundo tecnológico, cada vez mais, se vê ameaçado pelas alterações decorrentes dos avanços produzidos pelo homem, o que vem tornando-se sério problema para as gerações futuras.

um bem escasso no futuro. Recursos Hídricos Há quem diga que se a humanidade enfrentar uma III Guerra Mundial, seu estopim principal será a água, já considerada por muitos atualmente, como o ouro do terceiro milênio. Tanta valorização é explicada por uma triste estimativa: a água não é um recurso inesgotável e será certamente um bem escasso no futuro.

Recursos Hídricos No Brasil, um país privilegiado, que possui uma das mais extensas redes hidrográficas do mundo, o assunto água está em alta com as discussões em torno na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Agência Nacional da Água - ANA, cujos objetivos são gerenciar a gestão dos recursos hídricos nacionais. Vídeo : Mudanças do clima, Mudanças de vida – Greenpeace- 5:43min Vídeo: A ilha das flores 10:00 min