Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Prática de Ensino: Educação Básica
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Neoliberalismo e Crise da Educação Pública
Prefeitura municipal de Imperatriz
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Faculdade de Educação de Costa Rica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica OBJETIVOS 1- Analisar as relações entre Estado, Política e Educação, com destaque para tendências, problemas e propostas educacionais atuais formuladas no âmbito do poder público. 2- Caracterizar o contexto sócio-econômico e político, que vem originando as Reformas Educacionais no Brasil, desde os anos 80.

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica OBJETIVOS 3- Interpretar os condicionantes históricos que moldaram o atual sistema de ensino brasileiro a partir da análise do texto e contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas consequências na estrutura do sistema educacional, visando estabelecer uma relação entre o instituído na lei, seus condicionantes sociais, políticos e econômicos, e a realidade concreta das políticas educacionais.

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica OBJETIVOS 4- Analisar, numa perspectiva crítica, aspectos referentes à organização dos Sistemas de Ensino e da Política Educacional no Brasil e o acompanhamento da sua implementação, em nível de sistema e de unidade escolar.

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica EMENTA Políticas públicas e sociais: processo de formulação e avaliação; participação dos atores sociais na formulação das políticas públicas. Papel político-social da escola. Análise da organização e funcionamento da educação escolar e sua relação com a política sócio-econômica brasileira. Aspectos qualitativos e quantitativos da educação básica. Evasão, repetência, eficiência. A questão do Magistério na educação básica. A concretização das Políticas Educacionais na Unidade Escolar.  

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica PROGRAMA 1. Definição e Implementação das Políticas Sociais 1.1 A relação Estado x Sociedade 1.2 Natureza e desenvolvimento das políticas sociais 1.3 A Política Educacional no contexto das políticas sociais 1.4 A trajetória da política educacional brasileira

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica PROGRAMA 2. Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira 2.1 Neoliberalismo e a reforma do Estado 2.2 O papel dos organismos internacionais: UNESCO, Banco Mundial 2.3 O redesenho dos espaços público e privado (o papel das ONG)

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica PROGRAMA 3. O sistema educacional brasileiro: tendências contemporâneas 3.1 A reforma educativa dos anos 90: antecedentes e perspectivas 3.2 Novas formas de gestão e financiamento do Sistema Educativo e instituições escolares (descentralização, municipalização e autonomia escolar) 3.3 O Plano Nacional de Educação

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica PROGRAMA 4. Organização do Sistema Escolar Brasileiro: níveis e modalidades de ensino  4.1 Educação Infantil: aspectos legais e situação nacional, estadual e municipal 4.2 Ensino Fundamental  - as redes municipal e estadual de ensino - universalização e papel social da escola: acesso e permanência - evasão e repetência  4.3 Educação de Jovens e Adultos - histórico da EJA no Brasil: dificuldades de implantação 4.4 Ensino Médio e Superior: finalidades e âmbito de responsabilidade

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica PROGRAMA 5. Questões atuais sobre Políticas Públicas de Educação para a educação básica 5.1 a concretização das políticas educacionais na unidade escola 5.2 os profissionais da educação - níveis de formação - políticas de valorização do magistério

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica BIBLIOGRAFIA BÁSICA AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como politica publica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo,56). OLIVEIRA, R. P. de & Adrião, T. (orgs.) Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002.

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FAVERO & SAMERARO (orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes 2002. SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. Colaboração de Maria Celia Marcondes de Moraes; Olinda Evangelista. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2002. (Coleção o que você precisa saber sobre..). VIEIRA, Evaldo. "A política e as bases do direito educacional". In: Políticas públicas

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica 1- Quais as suas expectativas em relação a disciplina? 2- Em que aspecto a disciplina Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica pode favorecer a sua formação? 3- O que você conhece sobre Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica? 4- Qual a aplicabilidade prática dessas políticas?

Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica AVALIAÇÕES: A1: 26/04/2012 A2: 28/06/2012 A3: 12/07/2012