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PublicouRenato Pena Alterado mais de 9 anos atrás
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Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel que o mercado vem assumindo na esfera social; - o fracasso escolar, manifesto nos problemas crônicos da desigualdade de oportunidades educacionais, da defasagem idade/série, da repetência e da evasão escolar; - a necessidade de tornar efetiva a Lei nº 9.394/96, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
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Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional “ A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação básica, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
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Art. 63 — Os institutos superiores de educação manterão: I - “ cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental”.
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Art. 9 do Decreto 2.208 “as disciplinas do currículo do ensino técnico serão ministradas por professores, instrutores e monitores selecionados, principalmente em função profissional, que deverão ser preparados para o magistério, previamente ou em serviço, através de cursos regulares de licenciatura ou de programas especiais de formação pedagógica”.
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Resolução nº 2 do CNE/1997 “ suprir a falta nas escolas de professores habilitados em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial”.
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Estruturação Curricular a) Núcleo Contextual, visando à compreensão do processo de ensino- aprendizagem referido à prática da escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto as suas relações, como instituição, com o contexto imediato e o contexto geral onde está inserida.
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Estruturação Curricular b) Núcleo Estrutural, abordando conteúdos curriculares, sua organização seqüencial, avaliação e integração com outras disciplinas, os métodos adequados ao desenvolvimento do conhecimento em pauta, bem como sua adequação ao processo ensino-aprendizagem.
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Estruturação Curricular c) Núcleo Integrador, centrado nos problemas concretos enfrentados pelos alunos na prática de ensino, com vistas ao planejamento e reorganização do trabalho escolar, discutidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada dos professores das várias disciplinas do curso.
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