Quais são, suas médias, medianas e modas?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
Advertisements

Inversor Trifásicos com Três Pernas
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Medidas de Dispersão.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Medidas de Posição e Dispersão
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
FUNÇÃO MODULAR.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA Professor Manuel.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Estatística Básica Aula 2 Medidas de Dispersão
Estatística Descritiva (I)
Monitoria de Probabilidade e Estatística
MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO
A Distribuição Normal Prof. Helcio Rocha
ESTATÍSTICA.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Modelagem Estatística
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
Amostragem Pontos mais importantes:
Modelagem Estatística
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Trigonometria 19/11/2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Medidas de tendência central e de dispersão
Medidas de Dispersão Aula 8.
Prof. André Aparecido da Silva
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Transcrição da apresentação:

Quais são, suas médias, medianas e modas? 4 5 6 7 8 9 10 3 2 1 Quais são, suas médias, medianas e modas? Qual dos conjuntos tem os dados mais em torno Média?

ambas as distribuições possuem valores iguais para estas três medidas porém, possuem características bem diferentes já que no primeiro conjunto os dados estão mais concentrados em torno da média do que no segundo.

a dispersão de cada observação será dada por: Desvio médio absoluto Uma forma de se medir a dispersão dos dados é medir a diferença entre cada dado e a média dos dados. a dispersão de cada observação será dada por: xi - x

Então, o desvio médio absoluto de um conjunto de dados x1, x2, x3, ..., xn é definido como a média aritmética do somatório do módulo de cada dispersão, ou seja:

Para o conjunto de dados 2, 4, 7, 8, 9, 6, 5, 8, calcule os desvios em torno da média e verifique que eles somam zero. Em seguida calcule o desvio média absoluto.

Variância Imagine dois conjuntos. O conjunto A é dado por {1,2,3,4,5} O conjunto B é dado por {2,3,3,3,4}. A média dos dois conjuntos é 3. Para o conjunto A: [desvio 1] = [elemento 1] - [média] = 1 - 3 = -2 [desvio 2] = [elemento 2] - [média] = 2 -3 = -1 e assim por diante.

Os desvios do conjunto A são: -2, -1, 0, 1, 2 Os desvios do conjunto B são: -1, 0, 0, 0, 1 Qual conjunto tem o desvio mais próximo da média? Portanto, em B a dispersão é menor, ou seja, os dados estão mais próximos da média.3

A variância expressa justamente isso A variância expressa justamente isso. Ela é dada pela média dos quadrados dos desvios. Quanto maior a variância, maior a dispersão dos dados. Para o conjunto A, os quadrados dos desvios são: 4, 1, 0, 1, 4. A média desses valores é justamente a variância. A variância de A é: 2 Para o conjunto B, os quadrados dos desvios são: 1, 0, 0, 0, 1. A média desses valores é justamente a variância de B, que equivale a: 0,4

Portanto, a variância de A é 2. A variância de B é 0,4 Portanto, a variância de A é 2. A variância de B é 0,4. A variância de A é maior porque os dados estão mais dispersos, estão mais afastados da média.

Considerar o valor absoluto das diferenças xi - x é uma das formas de se evitar que seja igual a zero. A alternativa para se fazer esta correção é considerar o quadrado das diferenças. Assim, encontramos a variância, que é representada pela letra grega σ (sigma).

Logo, a variância de um conjunto de dados x1, x2, x3, Logo, a variância de um conjunto de dados x1, x2, x3, ..., xn é definida por Por esta definição, podemos perceber que a variância é a média dos desvios quadráticos.

Para se obter uma medida de dispersão com a mesma unidade de dados, basta tomar a raiz quadrada da variância. Esta nova medida (raiz quadrada da variância) é conhecida como desvio Padrão.Então, o desvio padrão de um conjunto de dados x1, x2, x3, ..., xn é definido como

25 26 26 29 29 31 35 36 37 38 42 45 51 53

Para uma faixa de valores compreendida entre média - 1σ e média + 1σ teremos 68,26% de probabilidade de encontrar os valores da distribuição.

Para uma faixa de valores compreendida entre média - 2σ e média + 2σ teremos 95,44% de probabilidade de encontrar os valores da distribuição. Finalmente, para valores compreendida entre média - 3σ e média + 3σ teremos 99,72% de

Para o conjunto de dados (2, 4, 7, 8, 9, 6, 5, 8), calcule a variância e o desvio padrão. 2) Em uma pesquisa sobre atividades de lazer realizada com uma amostra de 20 alunos de um campus universitário, perguntou-se o número de horas que os alunos gastaram “navegando na Internet na semana anterior. Os resultados obtidos foram: 15 24 18 8 10 12 15 14 12 10 18 12 6 20 18 16 10 12 15 9 Calcule a amplitude, o desvio médio absoluto e o desvio padrão desses dados, especificando as respectivas unidades.

3) Dez empregados de um lar geriátrico freqüentam um curso de primeiros socorros e obtiveram notas 17, 20, 12, 14, 18, 23, 17, 19, 18 e 15 num teste aplicado no final do curso. Encontre a amplitude e o desvio padrão