Curso Direito à Memória e à Verdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
Advertisements

25 de Abril de 1974.
OS GOVERNOS MILITARES HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Pessoas fazendo rebelião durante os tempos de "Chumbo" vividos no Brasil Brasil enfrentou de 1964 a 1985 um dos períodos mais obtusos de toda a sua história.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
Regimes autoritários nos anos 30
ECONOMIA BRASILEIRA ANOS
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
Prof. Ms. Wladmir Coelho A DITADURA MILITAR Prof. Ms. Wladmir Coelho
Imagem e Memória da República
DITADURA MILITAR
O GOLPE MILITAR O período militar inicia-se em 1964 e termina em 1985
Prof. Osiel Lima História do Brasil
Regime Militar (1964 – 1985).
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Profa. Daniela Scarpa Beneli
Curso Direito à Memória e à Verdade
Bolcheviques x Mencheviques
Plano Collor.
Presidente da República
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
Rumos da América Latina no Século XX
Julgamento – Ditadura Militar
Curso Direito à Memória e à Verdade
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
Ec. Brasileira Contemporânea Aula: 06/02/2007 Economia Brasileira Contemporânea – Turma 8º M - Aula Introdutória – Fevereiro de )Política de Substituição.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
4º Bimestre Avaliação Mensal : 9º A. B : 31/10 9º C: 31/10
Oferecer elementos que induzam à reflexão sobre a crise institucional de 1964 e a ruptura da ordem constitucional. Objetivo da aula 1/11.
Destacar o novo papel dos sindicatos nas reividicações salariais e sua luta por espaços mais democráticos. Objetivo da aula 1/12.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Identificar as características da transição política no Brasil. Objetivo da aula 1/10.
Identificar os antecedentes políticos e jurídicos que levaram ao estabelecimento da lei da Anistia. Objetivo da aula 1/12.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
Texto : Promoção do direito à memória e à verdade na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ações em memória ao Cinquentenário do Golpe de Estado de 1964.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
José Roosevelt Pereira Maio /  Encontros pioneiros em 1984: 19/ Julho em Uberlândia e 17/Agosto em Uberaba  12/ Setembro: Discurso do candidato.
A DITADURA MILITAR Profª Carla Ferretti Santiago.
A Ditadura Militar no Brasil
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
REGIME MILITAR BRASILEIRO 1964 A ditadura.
MULTIMÍDIA.
Getúlio Vargas...o retorno
Eurico Gaspar Dutra.
DITADURA MILITAR ( ).
DITADURA MILITAR NO BRASIL
DITADURA MILITAR NO BRASIL HISTÓRIA – PROFESSORA LISIANE 8ª SÉRIE
Curso Direito à Memória e à Verdade
Apresentar como o regime autoritário se impôs sobre a sociedade brasileira por meio do terror e da violência. Objetivo da aula 1/11.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
Curso Direito à Memória e à Verdade
Bossa Nova Tropicália Jovem Guarda
REGIME MILITAR NO BRASIL
Repressão e fechamento político
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
Ditadura Militar no Brasil a 1985
Ditadura Militar ( ).
Transcrição da apresentação:

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário Objetivo da aula Identificar o papel dos militares no contexto do regime autoritário.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário Aeronáutica Marinha Exército Ao tomar o poder, a grande maioria dos militares não tinha um consenso ou um plano em comum acerca de seus objetivos políticos. O debate sobre isso se tornou cada vez mais impossível, já que poderia causar interesses diferentes entre as Forças Armadas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário Obviamente, haviam discussões mais gerais nos círculos de oficiais sobre: Controle dos comunistas; Contenção da inflação; Reformas políticas e econômicas; Anticorrupção; Crescimento econômico; Posição contrária à mobilização política. Mas todos almejando o retorno de um governo civil em algum momento futuro.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário É possível entender que os militares queriam, em curto prazo, consertar a vida política, econômica e social brasileira e depois repassar o poder político para governantes civis. Todavia, foi ficando distante essa possibilidade, já que os principais representantes políticos civis passaram a ser perseguidos porque não concordavam com o golpe instaurado.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário A tradicional posição militar, que tinha atitudes anti-golpistas, foi usurpada, já que foram eles mesmos que realizaram o golpe em 1964. Será que todos os militares apoiaram o golpe militar?

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário NÃO! Muitos oficiais tradicionalistas foram expurgados do serviço militar, tendo como justificativas atitudes contra-revolucionárias. Entre 1º de abril e 15 de junho, cerca de 122 oficiais foram forçados a se aposentarem. Muitos deles haviam feito oposição ao golpe, enquanto outros eram acusados de considerar o novo governo constitucionalmente ilegítimo. Outros militares eram tidos como tão extremadamente esquerdistas, ou tão identificados com Goulart, que não podiam merecer confiança.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário Os militares acreditavam que o governo militar pudesse ser um instrumento que conseguiria fazer o Brasil atingir o desenvolvimento, devido ao monopólio da força, unidade organizacional e a estabilidade que eram identificados e empreendidos pelo regime. Assim, mesmo que o governo fosse substituído, a continuidade política seria mantida, facilitando os vários programas de desenvolvimento que seriam politicamente difíceis antes, por conta da multiplicidade de interesses partidários. Junta Militar que governou o Brasil por 2 meses foi integrada pelos ministros da Marinha Augusto Rademacker, do exército, Lyra Tavares e da Aeronáutica Márcio de Souza e Melo (31/8/1969-30/10/1969).

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário A descontinuidade da política dos governos, aconteceu. As orientações das Forças Armadas que cada um recebia, eram diferentes. João B. Figueiredo (1979-1985) Castello Branco (1964-1967) Emílio G. Medici (1969-1974) Costa e Silva (1967-1969) Ernesto Geisel (1974 - 1979) Cada governo tinha maior apoio das Forças Armadas, nas quais eles estavam inseridos. As políticas eram constituídas pautando-se apoio delas, dificultando assim a transição dos governos.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário O papel dos militares na política brasileira teve seu caráter autoritário para a manutenção do seu regime. É necessário destacar o comprometimento dos militares com a onda do desenvolvimentismo, em que os países, sobretudo de orientação capitalista, sempre almejaram conquistar. Entretanto, pela recessão mundial na economia, muito dos objetivos e das conquistas foram minimizados.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário No âmbito político, o governo dos militares promoveu várias reformas, até mesmo constitucional, todavia sempre visando à manutenção e o total controle de seu regime. O regime militar foi endurecendo sua governança, por meio da repressão e violência. Liberdades individuais foram limitadas para justificar a importância estratégica do governo.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 30 - O Papel dos Militares no Contexto do Regime Autoritário Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! Este texto explica sucintamente o papel dos militares no contexto histórico do regime autoritário vigente no Brasil de 1964 a 1985. Analisa também, a influência dos militares nos ramos políticos brasileiros. Sendo o período da ditadura o mais marcante na história do Brasil no que diz respeito à governança militar, sua relevância para a observação do papel dos militares na história política brasileira é indispensável.