TIL 2007 5º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião do Comitê Gestor do INCT-SEC 20/03/2012
Advertisements

Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Assembléia Geral 19 de novembro de Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP AVALIAÇÃO CAPES: TRIÊNIO Gestão: Marcos Macari/ Herman Voorwald.
LIVRES Projeto Temático: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos Coord. Circe Bittencourt.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
SBC Women in Information Technology Gender and regional differences in Brazil: do they really exist? Janne Oeiras Universidade Federal do Pará
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Cenários para a Silvicultura: A borracha natural
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Acta Limnologica Brasiliensia Acta Limnologica Brasiliensia Propostas de Adequação SBL Reunião de 18 de Junho de 2007 Sala da Congregação Instituo de Ciências.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
ITs my World Áreas de atuação: Gestão de banco de dados, manutenção e análises de sistemas, desenvolvimento de softwares, design de websites e atividades.
POCKET BOOK DIRETRIZES SBC. POCKET BOOK DIRETRIZES SBC.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
AGENDA POSITIVA RS - CADEIA MADEIRA RS
X ENEC Hotel Fazenda Fonte Colina Verde São Pedro/SP (29.11 a )
II Seminário Internacional
O papel da ABNT/CEE RS no desenvolvimento da ISO
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
tópicos dessa apresentação
Grupo de Desenvolvimento Profissional
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Estatísticas do TIL 2008 Vila Velha/ES, 27 e 28 de Outubro Ariadne M. B. R. Carvalho Maria das Graças V. Nunes Thiago A. S. Pardo.
Auxílio participação em eventos
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
3o ENEMET MESTRADO, DOUTORADO OU MBA ? O QUE FAZER ?
ABM I ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica 18 de julho / 2001 Belo Horizonte-MG Por: Julio Cesar Vasconcellos Castro Gerente.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
SciELO – FAPESP 27 de Setembro de Carlos Augusto Monteiro Editor Científico Professor Titular, Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
Introdução a Engenharia de Alimentos
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa do MCT, 1 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2008.
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
Trajetória da Equipe  Assembléia 2008 – Taubaté  Oficina de análise do relatório do Consultor Internacional Jean Cassaigneau  Oficina de avaliação das.
TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar
1 9 de Julho 2009 BNDES Desempenho 1º Semestre de 2009.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação Carlos E. Ferreira – IME-USP Porto Alegre, julho de 2005.
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Transcrição da apresentação:

TIL º Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana Edição Atual e Histórico do Evento 5 e 6 de Julho Rio de Janeiro-RJ XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC 2007

Edição Atual Número recorde de submissões 65 artigos 54 artigos completos 11 pôsteres Primeiro ano em que a submissão foi diferenciada

Taxa de aceitação 30% dos artigos completos 16 artigos (de 54) Pôsteres 4 pôsteres (dos 11 originais) 8 pôsteres adicionais que eram artigos completos, realocados por sugestão dos revisores

Histórico De 2003 a 2007 Aumento do número de submissões Em relação à média dos primeiros 4 anos, aumento de 37% Em relação à primeira edição, aumento de 55% Diminuição da taxa de aceitação Em relação à média dos primeiros 4 anos, diminuição de 29% Em relação à primeira edição, diminuição de 9%

Artigos aceitos e tópicos

Histórico: tópicos mais freqüentes por ano

Em 2007: maior variedade Muito de 2006 permaneceu em 2007

Autores de artigos submetidos Brasil (139 autores) Portugal (11) Espanha (3) França (2) Dinamarca (1) Índia (1) Inglaterra (1)

Autores de artigos aceitos Brasil (53 autores) Portugal (8) Espanha(0) França (2) Dinamarca (1) Índia (1) Inglaterra (0)

Autores de artigos aceitos por universidade

Submissões e artigos Artigos aceitos por universidade

Histórico: participação das instituições nacionais e internacionais

Participação das universidades nacionais Em relação à média das 4 edições anteriores, diminuição de 12% Em relação à edição anterior, aumento de 36% Participação de outras instituições nacionais (XEROX do Brasil, Banco do Brasil, EMBRAPA, etc.) Em relação à média das 4 edições anteriores, diminuição de 33% Em relação à edição anterior, igual Participação de outras instituições internacionais Em relação à média das 4 edições anteriores, aumento de 57% Em relação à edição anterior, diminuição de 18% Participação total Em relação à média das 4 edições anteriores, aumento de 3% Em relação à edição anterior, aumento de 9%

Histórico: participação das instituições nacionais e internacionais Leve tendência nos últimos anos A cada edição do TIL, os artigos têm se concentrado mais na USP, UNISINOS, PUC-RS, UFSCar, UFRGS e UNESP Na direção contrária, têm-se PUC-PR, PUC-Rio, UFES, UFMG, IME e UNICAMP, entre outras

Histórico: participação das instituições nacionais e internacionais

Histórico: participação das áreas correlatas Aproximação pela filiação dos autores Autores por área

Histórico: participação das áreas correlatas Aproximação pela filiação dos autores Autores por área

Histórico do TIL O TIL está crescendo e se consolidando Número recorde de submissões Modesta internacionalização (portugueses, principalmente) Concentração dos artigos de PLN (em relação ao ENIA, ~5 artigos de PLN aceitos) Tentativa de comissão especial de PLN junto a SBC Participação das áreas Algumas áreas têm se destacado Computação (61% do total) Letras/Lingüística (21%) Engenharia Elétrica (13%)...mas Ciência da Informação está praticamente ausente (3%)

De onde partimos... TIL 2003 Comunidades do evento Computação, Letras/Lingüística, Ciência da Informação, Filosofia, Psicolingüística, ciências humanas de um modo geral Ciência da Informação, Filosofia, Psicolingüística, ciências humanas? QUALIS/CAPES Requisitos mínimos atingidos e sugestão de Nacional B Apoio de sociedades da área ACL, AMTA

De onde partimos... TIL 2004 Interação com outras comissões especiais da SBC (IA e IHC) Padrões de codificação e compartilhamento de recursos lingüísticos Ações para inserção do Brasil na comunidade internacional Escola de PLN Apoio da ACL Palestras nacionais e internacionais

De onde partimos... TIL 2006 A questão da língua Português, inglês e espanhol? Apenas 2 artigos em espanhol

Daqui em diante... TIL 2008/2009 Comissão especial de PLN criada TIL de 2 em 2 anos? Intercalação com PROPOR Reconhecimento e valorização do evento Taxa de aceitação inferior a 30% Palestrantes nacionais e internacionais Apoio das sociedades da área Como lidar com a multidisciplinaridade: revisão de artigos, pedidos de financiamento, etc. Manter o TIL atrelado aos congressos da SBC?

Daqui em diante... TIL 2008/2009 Como atrair outras áreas correlatas? Faz sentido? Interação com outros eventos? Encontro de Lingüística de Córpus Escolas de PLN Formato, tamanho e duração do evento Apresentações orais e pôsteres? Oficinas? Tutoriais? Grupos de trabalhos?

Daqui em diante... TIL 2008/2009 Próxima edição do evento Quem organizará Onde será Quando será

TIL on-line História do TIL, publicações, etc.