Ângulo limite e reflexão total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFRAÇÃO DA LUZ 06. A figura mostra a trajetória de um raio de luz que se dirige do ar para uma substância X. Usando a lei de Snell e a tabela dada, é.
Advertisements

Mudança no meio de propagação da luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO DA LUZ CONCEITOS BÁSICOS FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
FÍSICA. DIOPTRO PLANO É o conjunto de dois meios homogêneos e transparentes separados por uma superfície plana S. Por exemplo, a água tranqüila de um.
SINAIS ANALÓGICOS E SINAIS DIGITAIS SINAIS ANALÓGICO E SINAIS DIGITAIS.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
Refração da Luz Refração da Luz Mudança de velocidade devido à mudança de meio de propagação. velocidade Varia ao mudar de meio.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
Livro 3 - Capítulo 5 HIdrostática.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Curso de Óptica Geométrica
Professor: Diones Charles
REFRAÇÃO.
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios.
Espelhos planos e esféricos
FACES LATERAIS TRIANGULARES APÓTEMA
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Refração da Luz Absorção da luz E Dispersão da luz.
Estudando para o ENEM de forma invertida
GEOMETRIA ESPACIAL Profª Juliana Schivani Estagiário Wellington Muniz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Ciências da Natureza e suas
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Formação de Imagens Herculano Martinho.
Ciências da Natureza e suas
ÓPTICA – PROFESSOR JEAN VILELA
PRISMAS pg. 76.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Mudança no meio de propagação da luz
Capítulo: 27 Refração da Luz
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Danilo.
CIRCULOS E CIRCUNFERENCIA
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Capítulo 35 - Interferência
Óptica Geométrica Refração em uma superfície esférica
LUZ.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Você encontra esta aula no endereço:
Movimento Circular Uniforme
O que você deve saber sobre
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Materiais Luminescentes para Aplicação em Engenharia
Cilindro Circular de Revolução
1ª Lei da Reflexão Regular
REFRAÇÃO DA LUZ.
ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS INICIAIS.
Exercício 1 H H = 45m
Prof´s. Luciano & Giovanni
Reflexão.
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
Tipos de Fibras Ópticas
Lab lab lab PROVA.
Difração Multiplas fendas - figuras
ESPELHOS ESFÉRICOS.
O que você deve saber sobre
ESTUDO DAS LENTES O QUE É UMA LENTE ?
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
- Imagem conjugada por um dioptro Plano
Professores: Aline Pontes/ Gabriel Freitas / Jáder Vinícius
TESTES DE FÍSICA 1. Distância que vai do eixo médio da onda até uma crista: a) amplitude; b) timbre; c) período; d) ressonância; 2. Ondas que vibram na.
A.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Ângulo limite e reflexão total

Ângulo limite e reflexão total Situação 1: luz refrata para o meio mais refringente 100% 30% 100% 50% 100% 80% 70% 50% 20% A medida que o ângulo de incidência aumenta, o ângulo de refração aumenta, a intensidade da luz refratada diminui e a intensidade da luz refletida aumenta. CONCLUSÃO: Quando a luz refrata para o meio mais refringente, ocorre reflexão e refração. Não ocorre reflexão interna total.

Luz refrata para o meio mais refringente provém (-) provém (-) passa (+) passa (+) provém (-) provém (-) passa (+) passa (+)

Situação 2: luz refrata para o meio menos refringente Situação limite ( r = 90° e i = L) 85% 40% 0,001% 15% 100% 60% 100% 99,999 % 100% A medida que o ângulo de incidência aumenta, o ângulo de refração aumenta, a intensidade da luz refratada diminui e a intensidade da luz refletida aumenta. CONCLUSÃO: Se i < L: ocorre reflexão e refração. Se i = L: a intensidade do raio refratado é quase nula, o raio refratado se propaga junto à superfície de separação e quase toda luz é refletida.

Situação 2: luz refrata para o meio menos refringente Situação limite ( r = 90° e i = L) Reflexão total Na situação limite: CONCLUSÃO: Se i > L: não ocorre refração. Ocorre reflexão total. Condições para reflexão total: luz “tentar” passar para um meio menos refringente e i > L (sen i > sen L).

i < L → ocorre reflexão e refração passa (-) passa (-) provém (+) provém (+) Situação limite ( r = 90° e i = L) i > L → ocorre reflexão total (RT) passa (-) passa (-) provém (+) provém (+) 40° 40°

Situação limite ( r = 90° e i = L) i > L → ocorre reflexão total (RT) passa (-) passa (-) provém (+) provém (+) 40° 40° i > L → ocorre reflexão total (RT) i > L → ocorre reflexão total (RT) passa (-) passa (-) provém (+) provém (+) 40° 40°

a) Desenhe a trajetória do raio de luz. Extra 1 – Um prisma de vidro está no ar e é feito de um material cujo índice de refração é n = 2 . A forma de sua seção transversal é a da figura abaixo. Observa-se nele, que um feixe de luz incide perpendicularmente a face de entrada AB. Dado: o índice de refração do ar é igual a 1 . B B 30° 30° . . . . A C A C a) Desenhe a trajetória do raio de luz. b) Qual deve ser o índice de refração do prisma para que a luz não emerja pela face BC.

Extra 2 - (Unifesp 2009) Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro azul (a), incidem perpendicularmente em pontos diferentes da face AB de um prisma transparente imerso no ar. No interior do prisma, o ângulo limite de incidência na face AC é 44° para o raio azul e 46° para o vermelho. A figura que mostra corretamente as trajetórias desses dois raios é:

Extra 3 - (Fuvest 2012) - Uma fibra ótica é um guia de luz, flexível e transparente, cilíndrico, feito de sílica ou polímero, de diâmetro não muito maior que o de um fio de cabelo, usado para transmitir sinais luminosos a grandes distâncias, com baixas perdas de intensidade. A fibra ótica é constituída de um núcleo, por onde a luz se propaga e de um revestimento, como esquematizado na figura acima (corte longitudinal). Sendo o índice de refração do núcleo 1,60 e o do revestimento, 1,45, o menor valor do ângulo de incidência do feixe luminoso, para que toda a luz incidente permaneça no núcleo, é, aproximadamente, a) 45°. b) 50°. c) 55°. d) 60°. e) 65°.

a) 45 cm b) 85 cm c) 15cm d) 35 cm e) 65 cm Extra 4 - (Unesp 2017 – Difícil!) Dentro de uma piscina, um tubo retilíneo luminescente, com 1m de comprimento, pende, verticalmente, a partir do centro de uma boia circular opaca, de 20 cm de raio. A boia flutua, em equilíbrio, na superfície da água da piscina, como representa a figura. Sabendo que o índice de refração absoluto do ar é 1,00 e que o índice de refração absoluto da água da piscina é 1,25 a parte visível desse tubo, para as pessoas que estiverem fora da piscina, terá comprimento máximo igual a a) 45 cm b) 85 cm c) 15cm d) 35 cm e) 65 cm Respostas: 1) a) b) n > 2 , 2) e , 3) e 4) b

Miragem Camadas inferiores Ar mais quente Menor índice de refração Imagem

Miragem + + - -

Ângulo limite e reflexão total

Ângulo limite e reflexão total

Ângulo limite e reflexão total

Miragem

Miragem

Ar Quente – menor n Ar Frio – maior n