Presbiopia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
Advertisements


Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.
Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho
Visão ENXERGANDO AS COISAS !!! ( OLHO PERFEITO )
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 52. Visão.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ÓCULOS.
Biofísica Patrícia de Lima Martins. Biofísica dos Sistemas Fisiológicos.
Aula Multimídia: Prof. Vinícius Munhoz Perspectiva 3D: a forma como enxergamos o mundo. O olho humano e a visão.
Lentes Esféricas Lente esférica é o sistema óptico constituído por três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies esféricas ou por.
FÍSICA, 2º Lentes Esféricas Chamamos de lente esférica, a associação de dois dioptros, sendo um necessariamente esférico e o outro plano ou esférico. Sendo.
Olho Humano 1. Quando olhamos na direção de algum objeto, os raios de luz emitidos pelo objeto atravessam primeiramente a córnea, chega, então, à íris,
ANTIDEPRESSIVOS UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO.
Outubro Rosa.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Biofísica da visão Parte 2: Ótica Física - Sistema fotorreceptor: processamento e envio da informação Parte 1: Ótica Geométrica - Sistema de focalização.
Óptica da visão.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
A eficácia do ponto VB43 (Jiaxi) em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (estudo de caso) Silva Filho RC, Pinto AA. Introdução: A Acupuntura.
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
Trabalho de física - Miopia
Óptica da Visão Prof. Danilo Borges.
Nome: Angélica, Beatriz B, Beatriz R, Isabella e Laura M .
História Natural da Doença
RETINOBLASTOMA.
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Grupo: Ana Clara, Ana Laura, Anelise, Gabriela, Laura P. e Nádia.
Fonte: Figura 1 – Ilustração das cores, com seus diferentes comprimentos de onda, sendo refratadas em diferentes.
Próxima aula: sonhos de Einstein
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Lentes Esféricas Professor: Jean Vilela.
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
ASMA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS
5 SENTIDOS Página 345.
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Lentes Esféricas.
Luz e Visão II Visão.
Luísa Pedro, Carla Lança
Varicocele Acadêmicas de Enfermagem: Ludymila Cordeiro Marcela Marita Yasmin Oliveira Saúde da Criança e do Adolescente Professor: Gledson Amorim.
A visão é um bem individual que se constrói socialmente A VISÃO DEPENDE DE: SENSORES TRAJETÓRIA CULTURAL A visão é um bem individual que se constrói.
Prova.
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Associação de Lentes.
Nomes: André, Arthur, Eliseu, Enzo, Lucas
E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Professora:Cida Alunos:Géisa,Olga, Ananias,Ederson Disciplina:Física.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
ÓPTICA GEOMÉTRICA LENTES ESFÉRICAS.
4 Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem.
EFEITOS DO EXERCICIO FISICO E/OU ATIVIDADE FISICA EM PACIENTES COM CÂNCER.
Teste de provocação oral  Pode ser indicado em qualquer idade, para: – confirmar ou excluir uma alergia alimentar; – avaliar a aquisição de tolerância.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
ÓPTICA GEOMÉTRICA LENTES ESFÉRICAS
FÍSICA 3 – AULA 12 – ÓPTICA DA VISÃO
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
O que você deve saber sobre
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
ENVELHECIMENTO E A SOCIEDADE
Lentes Esféricas.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
História Natural da Doença
Prof´s. Luciano & Giovanni
DIÁLOGO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Diabetes.
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Astigmatismo.
Transcrição da apresentação:

presbiopia

Definição Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos gradativamente perdem a competência de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral vem à tona aos 40 anos de idade e acabará atingindo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Causas: Como sabemos, temos uma estrutura no nosso olho muito similar a uma lente, chamada cristalino, que muda sua forma para melhorar a focalização, principalmente ao se deparar com um objeto muito próximo. Para essa focalização, a estrutura é movida pelos músculos ciliares. Porém com o tempo, esses músculos passam a perder sua eficácia por muito esforço, e o cristalino perde sua adaptação à imagem. Com o cristalino comprometido, a visão de perto acaba por ser prejudicada.

Fatores de risco Idade: todas as pessoas, até os 50 anos, apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento Condições de sáúde: quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce, que ocorre antes dos 40 anos Medicamentos: antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce. Além disso, mulheres, pessoas com dieta não balanceada e quem já fez alguma cirurgia intraocular também é mais suscetível ao quadro.

Sintomas Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas Visão borrada ao ler algo na distância normal Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto Necessidade de afastar algo que se está lendo.

Tratamento de presbiopia A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para tanto, são indicados métodos que compensem a dificuldade em focalizar de perto.  Os óculos são a forma comum de resolver os sintomas causados pela presbiopia. As lentes dos óculos cumprem o papel do cristalino, compensando sua menor flexibilidade e fazendo com que a imagem se projete corretamente na retina. O grau correto dos óculos deve ser receitado pelo seu oftalmologista. Em geral, as lentes utilizadas em óculos indicados para a vista cansada são lentes positivas, ou seja, com a adição especial de grau para a presbiopia na lente que o presbita costuma usar. A lente funciona como uma máquina de zoom, com o objetivo de direcionar a imagem até a retina.

cirurgias Cirurgia refrativa: é usada a mesma técnica, a Laser, que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia) mudando o formato da córnea. Porém, à longo prazo, esse tipo de procedimento envolvendo a presbiopia não garante uma segurança com relação ao resultado, pois o que é corrigido é a hipermetropia, onde há alteração cirúrgica na córnea, e não no cristalino. Radiofrequência: técnica que corrige temporariamente os problemas na visão, fazendo a alteração do encurvamento da córnea. No entanto, essa é uma técnica muito utilizada nos Estados Unidos. Cirurgia Facorefrativa: ocorre a substituição do cristalino por uma lente artificial de acrílico (polimetilmetacrialto). Dessa forma, o paciente ficaria com um cristalino artificial, similar ao que ocorre na cirurgia para substituição do cristalino em pessoas com catarata. Porém, nem todos os especialistas concordam com esse método

Presbiopia e hipermetropia é a mesma coisa? Ambas são parecidas, mas não são a mesma coisa. A hipermetropia consiste em um encurtamento do globo ocular ou em uma fraca vergência do cristalino. Já a presbiopia é causada pelo envelhecimento, em que o cristalino perde a capacidade de acomodação.

Complicações possiveis Caso a presbiopia não seja tratada, a visão se degradará gradualmente, o que pode atrapalhar o dia a dia e o trabalho, além de aumentar as chances de ter dores de cabeça, entre outros sintomas.

Fontes: www.minhavida.com.br Nomes: Gabriel B. Miguel F. Gustavo Melo João Rezek Paulo R.