Animações Independentes na Mesma Cena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Continuidade: sem interrupções
Advertisements

Figura 5 - O plano mostrando detalhes da projeção em perspectiva.
Funções para serem usadas no exercício de Lab
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor:
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
O PADRÃO © antónio de campos, 2012.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
OpenGL Computação Gráfica.
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011.
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Introdução a OpenGL (parte final).
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
Navegador de cenas com openGL e rastreamento de raios
OpenGL Conceitos Básicos
Transformações Geométricas
MGattass Rotações e Quatérnios. MGattass Objetos compostos hierarquicamente.
OpenGL Alberto B. Raposo.
Transformações Geométricas Coordenadas Homogêneas e Rotações.
Funções para serem usadas no exercício de Lab nos dias (11/03/2010 e 17/03/10) Visualização 3D Incluir no FrameWork Básico (na página da disciplina), as.
Computação Gráfica Teórica
Callback de Teclado // registro void glutKeyboardFuc(Teclado);
Funções para serem usadas no exercício de Lab Hoje glRotatef(GLfloat angulo, GLfloat x, GLfloat y, GLfloat z) glTranslatef(GLfloat x, GLfloat y, GLfloat.
Iluminação Para programar um sistema de iluminação, dois passos principais devem ser considerados: c) Que tipo e posição de Iluminação se deseja b) Que.
OpenGL – Uma abordagem prática e objetiva
Introdução + Transformações Geométricas
Computação Gráfica Desempenho.
Computação Gráfica Iluminação e Texturas.
Arte com Cabri Géomètre II
Computação Gráfica – Transformações Geométricas
Vamos conferir quantos círculos vermelhos temos aqui:
Introdução à Computação Gráfica Projeções
Visibilidade em Computação Gráfica
Tarefa: Implementar o Demo na página da disciplina. Para trabalhar com iluminação em OpenGL, deve-se definir: 1)Vetores de iluminação : Ex: GLfloat luzAmbiente[4]={0.2,0.2,0.2,1.0};
Hugo Siqueira (hlfs) Lauro Mafra Rafael Correa
Transformações Geométricas no Plano e no Espaço
Iluminação e Sombreamento
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Computação Gráfica – Visibilidade
Computação Gráfica – Introdução ao OpenGL
Computação Gráfica Introdução ao OpenGL.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E INTERFACES
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Computação Gráfica – Animação
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Luiz Fernando Marcio Neves Petrônio Gomes Thiago Monteiro Victor Hazin
Desenhos Tridimensionais
Computação Gráfica – Introdução ao OpenGL
Computação Gráfica – Transformações Geométricas
Realidade Virtual Aula 5
OpenGL Aula Prática.
Computação Gráfica – Animação
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Computação Gráfica – Transformações Geométricas Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Visualização Tridimensional. Quando se trabalha em três dimensões, o SRU (Sistema de Referência do Universo) passa a ser composto por três eixos ortogonais.
Figura 5 - O plano mostrando detalhes da projeção em perspectiva.
Felipe Cavalcanti Ferreira Fernando Valente Kakimoto
Prof. Wallace Borges Cristo
Manipulação de Imagens em OpenGL
Animação 2D. // Variáveis que guardam a translação que será aplicada // sobre a casinha GLfloat Tx; GLfloat Ty; // Variáveis que guardam os valores mínimos.
Curso de Óptica Geométrica
Grupo: Antônio Inocêncio Francisco Ícaro Filipe Araújo Guilherme Barreto Leonardo Vilaça Márcio Dias Thiago Gomes.
Fernanda de Paula Andrade
4 Visualizações Principais (Viewports) Click com botão esquerdo do mouse ativa cada uma das Viewports.
Computação Gráfica – Transformações Geométricas Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Instanciação de Cadeias Cinemáticas e Rotações no Espaço
Transcrição da apresentação:

Animações Independentes na Mesma Cena

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() Vamos supor que você tenha dois objetos na cena: Vamos supor que você queira, ao mesmo tempo, transladar o rotacionar o quadrado e transladar o circulo

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() A cada chamada da calback de desenho, você empilha a matriz de tranformação glPushMatrix() // empilha uma matriz de transformação atual Em seguida, faz uma rotação (glRotate …), desenha o quadrado com a rotação aplicada) glPopMatrix() // desempilhou a matriz que tinha antes de glPush..

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() glPushMatrix() // empilha uma matriz de transformação atual Em seguida, faz uma Translação (glTranslate …), desenha o circulo com a Translação aplicada) glPopMatrix() // desempilhou a matriz que tinha antes de glPush..

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() Vamos supor que você tenha dois objetos na cena: Vamos supor que você queira, ao mesmo tempo, transladar o rotacionar o quadrado e transladar o circulo

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() void Desenha(void) { // Limpa a janela de visualização com a cor // de fundo definida previamente glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); // Guarda a matriz de transformação corrente na pilha glPushMatrix(); // Aplica uma translação glTranslatef(-35.0f, 0.0f, 0.0f); // Aplica uma rotação ao redor do eixo z glRotatef(90.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); // Altera a cor do desenho para preto glColor3f(0.0f, 0.0f, 0.0f); // Função da GLUT para fazer o desenho de um "torus" glutWireTorus(7.0, 14.0, 20, 40); // Restaura a matriz de transformação corrente da pilha glPopMatrix();

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() // Guarda a matriz de transformação corrente na pilha glPushMatrix(); // Aplica uma rotação ao redor do eixo x glRotatef(90.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); // Aplica uma translação glTranslatef(-35.0f, 0.0f, 0.0f); // Altera a cor do desenho para cinza escuro glColor3f(0.4f, 0.4f, 0.4f); // Função da GLUT para fazer o desenho de um "torus" glutWireTorus(7.0, 14.0, 20, 40); // Restaura a matriz de transformação corrente da pilha glPopMatrix();

O uso do glPushMatrix() e glPopMatrix() // Aplica uma translação glTranslatef(35.0f, 0.0f, 0.0f); // Aplica uma rotação ao redor do eixo x glRotatef(90.0f, 1.0f, 0.0f, 0.0f); // Altera a cor do desenho para cinza glColor3f(0.6f, 0.6f, 0.6f); // Função da GLUT para fazer o desenho de um "torus" glutWireTorus(7.0, 14.0, 20, 40); // Restaura a matriz de transformação corrente da pilha glPopMatrix(); // Executa os comandos OpenGL glFlush(); }

Tarefa Desenhar vários objetos na Tela, contendo iluminação (e iterações com o mouse e teclado, caso queira) e transformações geométrica independentes para cada objeto