Reciclagem de Embalagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
RECICLAGEM NOME:Luyz fernando NOME:Marielly NOME:Sebastião
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
RICARDO M. PINTO-COELHO
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Gestão Ambiental.
LIXO MARINHO.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Gestão dos Resíduos Sólidos
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
O LIXO UM TESOURO?.
MEIO AMBIENTE.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
O problema do lixo termina
Conheça agora parte da nossa cidade e venha morar com agente
Logística Reversa.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Professor: José Maria Inácio
Protege a Natureza! Recicla.
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
Sustentabilidade.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Segurança geral e pessoal
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
Recicla Tudo apresenta:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Embalagens cartonadas
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Ciências Farmacêuticas e Biossegurança Profª: Vanessa Indio 30/11/20111.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

Reciclagem de Embalagens

O que é reciclagem? É o processo pelo qual alguns materiais que já foram utilizados, podem ser reaproveitados como matéria-prima na manufatura de novos produtos, retornando assim, ao ciclo de consumo.

CADA SER HUMANO PRODUZ DIARIAMENTE 5KG DE LIXO POR DIA. NO BRASIL SÃO PRODUZIDOS DIARIAMENTE 240.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA.

NO BRASIL APENAS 2% DO LIXO PRODUZIDO É RECICLADO.

Tempo de decomposição de alguns Materiais

Quais são as vantagens da reciclagem? Diminui a extração de recursos naturais. Gera economia de matéria prima e energia. Evita que o material usado seja jogado no ambiente e cause poluição. Gera empregos. Preserva o Meio Ambiente. Criação de novos produtos. Gera qualidade de vida.

Reciclar X “Jogar – Fora” MATERIAL RECICLADO PRESERVAÇÃO DECOMPOSIÇÃO 1000 kg de papel o corte de até 20 árvores e uso de até 50 vezes menos água 1 a 3 meses 1000 kg de plástico extração de milhares de litros de petróleo e economia de 50% de energia 200 a 450 anos 1000 kg de metal extração de 5000 kg de minério 100 a 500 anos 1000 kg de vidro extração de 1300 kg de areia 4000 anos

Coleta Seletiva É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papel, plástico, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora.

Cores e Símbolos da Reciclagem MATERIAL RECICLADO COR SÍMBOLO PAPEL PLÁSTICO METAL VIDRO

Materiais Recicláveis provindos do uso dos Produtos JohnsonDiversey Caixas de Papelão Bombonas Plásticas

Demonstrando as vantagens aos Clientes O papelão e o plástico podem ser facilmente reciclados. A venda desses materiais pode ser uma possível fonte de obtenção de receita. Se os resíduos tiverem um bom gerenciamento, os rendimentos podem ser melhorados.

A JohnsonDiversey não recolhe as embalagens vazias de seus clientes, nem tem estrutura para isso! O que fazer, então, ao ser questionado pelo cliente? Oriente-o a “ganhar dinheiro” com essas embalagens.

Orientações ao cliente: Ele não deve “dar” nossas embalagens (ou de qualquer outro produto químico) para pessoas em geral, sob risco de haver uso inadequado: como caixa d`água, coxo para animais comerem etc. As embalagens, enquanto não forem descontaminadas, são classificadas como resíduos perigosos (como se estivessem cheias). Devem ser estocadas em local separado dos demais resíduos recicláveis.

Orientações ao cliente: O cliente deverá desenvolver empresas recicladoras para este tipo de resíduo. Para isso, a área de EHS pode ajudar indicando empresas recicladoras que atendem algumas regiões do Estado de São Paulo. Entretanto, a negociação com tais empresas é de total responsabilidade do cliente. A JohnsonDiversey não faz qualquer intermediação. O cliente deve ter certeza de que a empresa recicladora escolhida por ele, atende aos requisitos legais (licenças, alvarás, registros de funcionários etc.).

Ações para selecionar um reciclador idôneo: Documentaçãolegal (possui as licenças de operação e funcionamento junto aos órgãos estaduais e federal, alvarás de funcionamento, vistoria do Corpo de Bombeiros etc.) Cumprimento das leis ambientais e de segurança aplicáveis (tratamento de efluentes e resíduos, fornecimento de EPI’s, funcionários registrados em carteira, recolhimento das contribuições previdenciárias – INSS, FGTS etc.) Destinação final das embalagens (como serão reaproveitadas – se forem simplesmente postas à venda para a população em geral, não é recomendável) Instalações apropriadas (piso impermeável para evitar infiltrações, canaletas de direcionamento dos possíveis líquidos contaminados para estação de tratamento de efluentes) Funcionários instruídos (treinamentos e conhecimento técnico, com registro em carteira)

Cuidados para a Reciclagem Papelão: Caixas devem estar desmontadas; O material deve ser mantido seco para melhor valorização no momento da venda;

Cuidados para a Reciclagem Bombonas Plásticas: Devem ser descaracterizadas (retirada de rótulos) e descontaminadas (neutralização de resíduos químicos e lavagem) Caso o cliente faça a descontaminação: O efluente provindo da operação de descontaminação deve ser enviado para uma ETE (caso contrário o mesmo não deverá realizar tal procedimento) Utilização de EPIs para manuseio de químicos A simples lavagem não é caracterizada como descontaminação.

O comprometimento de uma empresa com o Meio Ambiente deve considerar toda a cadeia, desde a aquisição de matérias-primas / produtos, até sua destinação final.