Danse de la fureur, pour les sept trompettes: análise musical IV Encontro de Pesquisa em Música Universidade Estadual de Maringá Danse de la fureur, pour.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mairon de Oliveira Costa
Advertisements

Nome do aluno Nome do Orientador
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: REVISÃO E APROFUNDAMENTO
Tipos TRABALHO CIENTÍFICO
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Introdução Tópicos a serem revisados Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas.
Olhar para o público Pensar e trabalhar as transições
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
O Trabalho nos Arrozais Je voulais vous partager mon admiration pour le travail acharné Gostaria de compartilhar minha admiração pelo trabalho obstinado.
Curso de Teoria Musical
Ritmo Melodia Harmonia
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Texto poético.
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
Carmina Burana O fortuna Carl Orff.
A História da Matemática
A Arte de Gabriel Picart
Plano de Sistematização do Espírito Santo Objeto: Oficinas locais do CFES – Espírito Santo – Região Sudeste.
avance automatique avanço automático Intérprete: Gilbert Bécaud (Toulon, 24 de Outubro de 1927 – Paris, 18 de Dezembro de 2001 (74 anos)
De Charles Trenet & Leo Charliac (os slides avançarão automaticamente)
Você não soube me amar Blitz.
Modelo de Apresentação de Seminário de Andamento
Texturas.
TRABALHO FINAL.
Professora Esp. Olga C. Scandolara
TEORIA MUSICAL Iniciante
O gênero lírico.
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Música Medieval.
Música clássica 1750 a 1810.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Harmonia no Empreendedorismo.
Música ELEMENTOS Básicos.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
O Processo RVCC e o PNL.
Suporte XML em SGBD para manipulação de partituras musicais
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Aperfeiçoamento Teórico
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
Ginástica rítmica A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Aperfeiçoamento teórico
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Comparação entre padrões de escalas
Instruções para realização de ditados
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira
As sensações através da música
História da Música III CMU 350 Módulo II Os mestres borgonheses: Dufay e Binchois Prof. Diósnio Machado Neto.
Formas de Sonata nos séculos XVIII e XIX
A CORDES DE S EXTA Harmonia II – CMU0231 Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP.
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
História da Música III CMU 350 Módulo II Monteverdi Prof. Diósnio Machado Neto.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
História da Música V CMU 244 Módulo I a Ópera Um campo de batalha ideológica e estética Prof. Diósnio Machado Neto.
Aperfeiçoamento técnico grupo canto de paz
História da Música III CMU 350 Módulo I A transição da Ars Nova para o Renascimento Prof. Diósnio Machado Neto.
Acordes de Sexta Harmonia II – CMU0231, revisão 2015 Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP.
PJE do Estado de SP Equipe Estadual Movimento Estudantil.
Rei Capitão Inventar e Recriar.
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Transcrição da apresentação:

Danse de la fureur, pour les sept trompettes: análise musical IV Encontro de Pesquisa em Música Universidade Estadual de Maringá Danse de la fureur, pour les sept trompettes: análise musical IV Encontro de Pesquisa em Música Universidade Estadual de Maringá Daniel Paes de Barros Adriana Lopes da Cunha Moreira CMU – ECA - USP / SP

Objetivo Relacionar procedimentos composicionais e aspectos estruturais de Danse de la fureur, pour les sept trompettes a tópicos abordados em Technique de mon langage musical e Traité de Rythme, de Couleur, et dOrnithologie, de Olivier Messiaen.

Quatuor pour la fin du temps: Escritos teóricos de Messiaen: Quatuor pour la fin du temps: - Composto em 1940, em Görlitz, Alemanha - Danse de la fureur, pour les sept trompettes: Sexto movimento Emprego de todo o conjunto camerístico Escritos teóricos de Messiaen: - Technique de mon langage musical (1944) - Traité de Rythme, de Couleur, et dOrnithologie (1994)

Traité de Rythme, de Couleur, et dOrnithologie - Métrica grega - Formação e modernização de versos e estrofes

Technique de mon langage musical - Notações rítmicas - Modos de transposições limitadas - Fórmulas de cadência melódica - Harmonia Tríades com sexta e quarta aumentada acrescentadas

Danse de la fureur, pour les sept trompettes - Estrutura formal - Textura - Notação rítmica - Tratamento das estruturas rítmicas gregas

- Modificação do grupo crético por aumentação e diminuição - Forma antifonal

- Modificação do tema por aumentação e mudança do registro

- Sucessão de ritmos não-retrogradáveis

- Emprego de números primos - Fórmulas de cadência melódica

- Eliminação - Modificação da textura

- Modos de transposições limitadas

Elementos que estruturam a obra: - Textura por dobramento; - Desenvolvimento rítmico; - Fórmulas cadenciais e salto de quarta aumentada descendente cadencial; - Estruturas rítmicas gregas; - Expansão de aspectos estruturais da tonalidade a parâmetros musicais diversos. Conclusões