PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasil Colônia I.
Advertisements

Expansão Marítima e Comercial Européia.
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
Os Primeiros Anos Aula 02.
Economia e Sociedade Açucareira
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
Colonização do Império português
O Período Pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
A presença estrangeira no Período Colonial
3.1- Colônias no contexto mercantilista
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Descobrimento e Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
MERCANTILISMO.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Estrutura político-administrativa da Colônia
Período pré-colonial e antigo sistema colonial
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
A formação do território brasileiro
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
AULA 2 os primeiros anos.
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
A Colonização do Brasil
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram.
História do Brasil.
Administração Colonial
Os Portugueses no Brasil
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Administração na América portuguesa
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
AQUINO, Rubens Santos Leão de. (et. al)
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Administração Colonial
A conquista da América Portuguesa
A colonização da América Portuguesa Grupo 07 – Capítulo 11
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Profª. Lilian Larroca. Mas muitas capitanias fracassaram… O Brasil ficava muito longe de Portugal Não havia pessoas para o cultivo da terra Os índios.
Fundamentos da Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL :
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
A Economia Colonial. A Economia Colonial Proibição de manufaturas na colônia Mercantilismo Pacto Colonial Proibição de manufaturas na colônia Monopólio.
Colonização da Am. Espanhola
NAVEGADOR, PROVAVELMETE NASCEU EM GENOVA VIAJOU A SERVIÇO DA ESPANHA NAVEGADOR FLORENTINO REALIZOU VARIAS VIAGENS A SERVIÇO DE DIFERENTES GOVERNOS EUROPEUS.
Como colonizar? Tratado de Tordesilhas e Divisão em Capitanias Hereditárias.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
A colonização brasileira
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Transcrição da apresentação:

PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530 Descaso português com as novas terras; Ausência de ocupação; Portugal tinha mais interesse no comércio com as Índias; É descoberto o pau-brasil; Houve forte ação de contrabandistas, principalmente franceses.

CICLO DO PAU-BRASIL Primeira riqueza explorada – ia para as tecelagens. Conhecida como estanco (era o monopólio de exploração pela coroa, que podia arrendar); Exploração da mão-de-obra indígena: conhecida como escambo (como pagamento os índios recebiam objetos de pouco valor); Caráter predatório – sem ocupação; O Brasil se tornou uma colônia de exploração.

EXPEDIÇÕES DO PERÍODO PRÉ-COLONIAL Exploradoras: 1501 – comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado de Américo Vespúcio, explorou o litoral; concluiu tratar-se de um continente, mudando o nome de Ilha de Vera Cruz para Terra de Santa Cruz. 1503 – comandada por Gonçalo Coelho, explorou o litoral iniciando a extração do pau-brasil. Guarda-costas: 1516/1519 e 1526/1528 – comandada por Cristóvão Jacques, visavam defender a costa brasileira da pilhagem de pau-brasil praticada por corsários franceses e holandeses, com pouco resultado. Colonizadora: 1530/1533 – comandada por Martin Afonso de Souza, com objetivo de explorar, defender e povoar o Brasil; trouxe 400 homens, plantas, animais e ferramentas; introduziu o cultivo da cana-de-açúcar e foi responsável pela fundação do primeiro núcleo urbano: a Vila de São Vicente, encerrando o período pré-colonial.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA → Surgem as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS em 1534, no governo de D. João III e eram uma herança medieval. → Objetivos: defesa contra ameaça estrangeira, declínio do comércio com as Índias e necessidade de colonizar as novas terras; → A coroa não tinha custos com a ocupação, pois transferia as terras a particulares. → Eram 15 capitanias e 12 donatários (fidalgos lusitanos);

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS → Apenas duas prosperaram: Pernambuco – com Duarte Coelho e São Vicente – com Martin Afonso de Souza (foi a primeira e teve ajuda do governo português). → CARTA DE DOAÇÃO: Oficializava a posse do donatário e o tamanho da capitania. → A coroa portuguesa ficava com 10% dos produtos produzidos/colhidos pelos donatários e 20% das riquezas minerais. → FORAL: estabelecia os direitos e deveres dos donatários. → O sistema de Capitanias Hereditárias fracassou por falta de recursos, descentralização administrativa, tamanho do lotes, doenças tropicais e ataques indígenas. → No séc. XVIII foram extintas, pelo Marquês de Pombal.

A colonização ocorreu no período inicial do capitalismo, denominado de capitalismo comercial ou MERCANTILISMO. MERCANTILISMO: política econômica baseada na expansão comercial, para manutenção, enriquecimento e fortalecimento dos estados nacionais europeus dos séculos XVI E XVII. Acumulação de metais (metalismo), balança comercial favorável e intervenção estatal na economia. Na verdade garantia o enriquecimento da burguesia e a prosperidade nacional.

PRINCIPAIS GOVERNADORES GERAIS Tomé de Souza (1549 a 1553): Trouxe os primeiros jesuítas, iniciando a catequese indígena com Manoel de Nóbrega; concedeu sesmarias (grandes propriedades para cultivo da cana) e licença para engenhos; introduziu a pecuária e ordenou as entradas; fundou Salvador e criou o 1º bispado. Duarte da Costa (1553 a 1557): morte de D. Pêro Fernandes Sardinha (1º bispo), quando regressava a Portugal; invasão francesa na Baía da Guanabara (França Antártica) e aliança destes com os indígenas (Confederação dos Tamoios – união entre franceses e índios Tamoios); José de Anchieta e Manoel de Nóbrega fundaram o Colégio de São Paulo dos Campos de Piratininga, em 25.01.1554, dando origem a São Paulo. Men de Sá (1558 a 1572): pacificou os indígenas, através de Nóbrega e Anchieta, pondo fim à Confederação dos Tamoios: “Paz de Iperoig”; expulsou os franceses da Baía de Guanabara, auxiliado pelo sobrinho Estácio de Sá, que fundou no local a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 01.03.1565; incentivou o aldeamento dos índios nas missões jesuítas; iniciou o tráfico de escravos para o Brasil.

Objetivos dos Governadores Gerais: centralizar a administração colonial, dar apoio aos donatários e intensificar a fiscalização na colônia. Sede do governo era em Salvador, Bahia. UNIÃO IBÉRICA (1580 a 1640): D. Sebastião, rei português, morreu no Marrocos aos 60 anos sem deixar herdeiro. O Cardeal D. Henrique, último descendente da dinastia de Ávis, assume o trono, mas acaba morrendo. Filipe II, rei da Espanha, era neto de D. Manuel – o Venturoso (que mandou Cabral para o Brasil) – invadiu Portugal e dominou - o, unindo os dois países. Ele criou o Conselho Ultramarino, para administrar todas as colônias lusitanas. O Brasil sofreu grandes alterações.

A ocupação do litoral 1 – Mercantilismo: acumulação de metais, balança comercial favorável e intervenção estatal na economia; 2 – Pacto Colonial: metrópole com exclusividade de comércio com a colônia; 3 – A colônia era proibida de desenvolver qualquer manufatura.

ECONOMIA AÇUCAREIRA Características: ruralismo, patriarcalismo e imobilismo social. Ajudou na colonização do litoral brasileiro nos séculos XVI E XVII. Engenhos: Grandes propriedades onde se desenvolvia a produção de açúcar. Era formado pela casa grande, senzala, capela e moenda. Sistema de plantation: monocultura, latifúndio e mão-de-obra escrava. Produção para o mercado externo.