A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
Advertisements

O FIM do REGIME MONÁRQUICO
Primeiros passos do período republicano
Segundo Reinado: o declínio do Império.
1 - Diferentes projetos republicanos:
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
Proclamação da República
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
História do Brasil REPÚBLICA
HISTÓRIA Política Imperial Brasileira: da Constituição de 1824 ao nascimento do Movimento Republicano.
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Primeira República.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
REPÚBLICA DA ESPADA CAFÉ COM LEITE
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
A REPÚBLICA CRISE DO IMPÉRIO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Prof. Webster Pinheiro.
Causas da Proclamação da República Brasileira
Revisão República!.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Crise do 2º Reinado.
Segundo Reinado no Brasil ( )
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Aspectos políticos, sociais e econômicos
O Processo de Formação da Primeira República
Getúlio Vargas.
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
2 - República da Espada (1889 – 1894):
1 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com a 1894 Deodoro (1889 a 1891) Floriano (1891 a 1894) Rep. Da Espada 1894 a 1930* OLIGAR QUIAS rurais.
República Velha 1889 – 1930.
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
Era Vargas História 9º’s.
1 - Diferentes projetos republicanos:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Transcrição da apresentação:

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A CRISE DA MONARQUIA Base de sustentação – Partidos políticos (liberal e conservador), que representavam a aristocracia rural, as forças armadas e a Igreja Católica. QUESTÃO MILITAR: descaso com os salários, pensões e promoções; militares criticam a Monarquia em público. QUESTÃO RELIGIOSA: D. Pedro II manda prender o bispo de Olinda e Recife, porque não aceitava maçons na igreja (era uma ordem papal). QUESTÃO RURAL: Com a abolição dos escravos o Império perdeu o apoio dos barões do café.

A REPÚBLICA VELHA Manteve a estrutura agrária centrada na produção cafeeira. Na cultura, o fato mais importante foi a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Foi um movimento artístico literário que mobilizou grande parte dos intelectuais brasileiros, que tentavam romper com os padrões estéticos brasileiros.

O GOLPE DE 15 DE NOVEMBRO Auge da crise do Império: transformações socioeconômicas e avanço do capitalismo; aspirações políticas da burguesia cafeeira; desconfiança em torno dos sucessores de Pedro II (princesa Isabel e Conde D’ Eu); enfraquecimento das bases de apoio da monarquia (Exército, Igreja e aristocracia rural). Visconde de Ouro Preto tentou fazer algumas reformas liberais que não foram aceitas pelos conservadores da Câmara dos Deputados, e piorou as coisas. Favorável ao Estado republicano, o Exército assumiu a liderança da luta contra a monarquia e preparou o golpe militar que deu origem à República (Marechal Deodoro da Fonseca, 15 de novembro de 1889).

Manteve a estrutura agrária centrada na produção cafeeira. A REPÚBLICA VELHA Manteve a estrutura agrária centrada na produção cafeeira. REPÚBLICA DA ESPADA – 1889 A 1894 – FASE MILITAR GOVERNO PROVISÓRIO(1889 a 1891) - Marechal Deodoro da Fonseca. Primeiras Medidas: dissolução da Câmara dos Deputados, das Assembléias Provinciais e das Câmaras Municipais; Extinção do Conselho de Estado e da vitaliciedade dos senadores; separação entre Igreja e Estado e liberdade de culto; transformação das províncias em estados; criação da bandeira republicana e expulsão da família real. Promulgação da Constituição de 1891, cujas principais características eram: sistema presidencialista; três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; eleições diretas para cargos do Executivo e do Legislativo; federalismo: autonomia administrativa e financeira para os Estados; voto descoberto e permitido apenas aos homens alfabetizados maiores de 21 anos, excluindo soldados, mendigos e religiosos. Crise do encilhamento (ministro Rui Barbosa): emissão de moeda e facilidade de crédito visando incentivar a industrialização; desvalorização da moeda, inflação alta e especulação;

GOVERNO DE DEODORO DA FONSEÇA - 1891 Foi eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, enfrentou forte oposição do Poder Legislativo e renunciou após uma frustrada tentativa de ocupar e fechar o Congresso; o vice-presidente Floriano Peixoto resistiu à dissolução do Legislativo e assumiu o poder. Primeira Revolta da Armada (RJ), movimento monarquista; reação da Marinha contra a proclamação da República. O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO – 1891 a 1894 Consolidação do regime republicano e vitória sobre os movimentos monarquistas. Segunda Revolta da Armada (RJ): novo levante da Marinha.

O GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO – 1891 a 1894 Consolidação do regime republicano e vitória sobre os movimentos monarquistas. Segunda Revolta da Armada (RJ): novo levante da Marinha. Revolução Federalista (RS): defendiam reformas na Constituição estadual, limitação do poder presidencial e não aceitavam o governo de Júlio de Castilhos. Apesar da expansão do movimento para Santa Catarina e Paraná, o movimento federalista foi detido pelas tropas de Floriano Peixoto na cidade paranaense da Lapa.