Genética Básica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Aulão de Genética
Advertisements

Conceitos Básicos em Genética
Cruzamentos em Genética
Genética I MENDELISMO Prof. JOSE AMARAL/2012.
Genética 1º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
O mendelismo.
Lei de Mendel (Mendelismo)
O gene: herança e evolução
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Primeira lei de Mendel Monoibridismo.
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Prof. Thiago Moraes Lima
Genética Prof. Rodrigo Sartorio.
GENÉTICA Profª. Rosangela Dondé
Alelos Múltiplos (Polialelia)
Noções básicas de hereditariedade
Exploração genética: Drosófilas, cromossomos, DNA e cia.
TRANSMISSÃO DA VIDA: NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Noções de probabilidade.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA MENDELIANA.

Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
Alelos múltiplos ou polialelia
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Alelos Múltiplos ou Polialelia
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Probabilidade Alelos Múltiplos Prof. Lourenço
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Departamento de Biologia
Genética Prof. Waldemar Ernani Martins.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Conceitos Básicos em Genética
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Extensões Mendeliana Vera Andrade, X Aa P AAaa 100% ervilhas amarelas Parental F1 Geração F1 Amarela Verde Amarela 1ª Lei de Mendel.
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Profª Marilda Trefzger
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
GENÉTICA. Conceitos gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Transcrição da apresentação:

Genética Básica

Como são determinadas as características?

fenótipo externo Proteínas e enzimas interno ambiente genes

Genótipo: conjunto de genes de um indivíduo. Fenótipo: características observáveis de uma espécie, que são determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente..

O que é gene? Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.

DNA O DNA, constituinte fundamental do cromossomo, é formado por bases nitrogenadas, entre elas as purinas, representadas pela adenina e guanina, e pelas piridimindas, representadas pela citosina e timina. No mRNA e timina é substituída pela uracila.

DNA A molécula de DNA é uma hélice dupla helicóidal, em que o filamento externo é constituído por fósforo e açúcar e a parte mais interna pelas ligação por pontes duplas de hidrogênio entre adenina e guanina e triplas entre citosina e timina

CORPO CROMOSSOMOS AMINOÀCIDOS PROTEÍNAS A maioria das bilhões de células que compõem o ser humano contém, 23 pares de cromossomos, cujo DNA incluí de 50 a 100 mil genes, com as instruções necessárias para a síntese de proteínas CORPO CÉLULAS CROMOSSOMOS PROTEÍNAS AMINOÀCIDOS

Número de Cromossomos O numero de cromossomo é, em geral, constante para os indivíduos de uma mesma espécie. O número básico de cromossomos da espécie ou o conjunto completo de cromossomos diferentes é denominado por genoma.

Em organismos diplóides as células somáticas apresentam 2n cromossomos no qual n veio de seu genitor feminino e os n restantes do genitor masculino. Pelo processo meiótico, formam-se gametas com n cromossomos.

ESPÉCIE HAPLÓIDE N DIPLÓIDE 2N HUMANA 23 46 CÃO 39 78 BOVINO 30 60 OVINO 27 54

Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Homólogos: cromossomos que possuem genes para as mesmas características.

DNA → RNA → PROTEÍNA O DOGMA CENTRAL

Genética Mendeliana Gregor Mendel (1822-1884), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características. Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

Genética Mendeliana Por que ervilhas? Fácil cultivo em canteiros. Várias características contrastantes e de fácil observação. Ciclo vital curto e grande número de descendentes (sementes). Predomina reprodução por autofecundação, portanto linhagens naturais são puras.

1a Lei de Mendel “Pureza dos Gametas” “As características dos indivíduos são condicionadas por pares de fatores (genes), que se separam durante a formação dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta”.

ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS

Monoibridismo com Dominância Herança condicionada por um par de alelos. Dois fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 3:1 Proporção genotípica 1:2:1 Ex.: cor das sementes em ervilhas. P amarelas x verdes F1 100% amarelas F1 amarelas x amarelas F2 75% amarelas 25% verdes VV vv Vv Vv Vv VV Vv vv

ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS x BB bb F1 : 100 % Bb

ACASALAMENTOS MONOHÍBRIDOS X Bb BB bb

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS MUTAÇÃO CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS HETEROZIGOTO HOMOZIGOTO

Pais Gametas

Monoibridismo sem Dominância Herança condicionada por um par de alelos. Três fenótipos possíveis em F2. Três genótipos possíveis em F2. Proporção fenotípica 1:2:1 Proporção genotípica Ex.: cor das flores em Maravilha. P vermelhas x brancas F1 100% rosas F1 rosas x rosas F2 25% vermelhas 50% rosas 25% brancas VV BB VB VB VB VV VB BB

Conceitos Gerais Gene Dominante: aquele que sempre que está presente se manifesta. Gene Recessivo: aquele que só se manifesta na ausência do dominante. Homozigoto ou Puro: indivíduo que apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Heterozigoto ou Híbrido: indivíduo que apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres.

Conceitos Gerais Genes Codominantes: os dois genes do par manifestam seu caráter. Polialelia: mais de dois alelos para um mesmo caráter. Pleiotropia: um par de genes determina vários caracteres. Polimeria: vários pares de genes determinam um só caráter.

Genealogias ou Heredogramas sexo masculino indivíduos que apresentam o caráter estudado sexo feminino filhos ou descendentes sexo desconhecido casamento ou cruzamento gêmeos dizigóticos casamento ou cruzamento consangüíneo gêmeos monozigóticos

Probabilidade em Genética Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. eventos esperados P = eventos possíveis Regra do “E” A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Regra do “OU” A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

Genes Letais Provocam a morte ou não desenvolvimento do embrião. Determinam um desvio nas proporções fenotípicas esperadas, geralmente 2:1. Aa Aa AA Aa Aa aa

Cruzamento-Teste Utilizado para se saber se um indivíduo com fenótipo dominante é homozigoto ou heterozigoto. Consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo com fenótipo recessivo e analisar as proporções fenotípicas nos descendentes. Obtendo-se 100% de indivíduos dominantes, o testado é, com certeza, homozigoto. Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, então o testado é heterozigoto. Quando é utilizado o genitor recessivo para o teste o processo é chamado de retrocruzamento ou back-cross.

Alelos Múltiplos (Polialelia) Herança determinada por 3 ou mais alelos que condicionam um só caráter, obedecendo os padrões mendelianos. Cada indivíduo tem, no genótipo, apenas dois alelos, um de origem paterna e outro de origem materna. Novos alelos surgem por mutações que provocam alterações na proteína original.

Alelos Múltiplos (Polialelia) Ex.: Cor da pelagem em coelhos. 4 alelos C  selvagem (aguti). cch  chinchila. ch  himalaia. ca  albino. ch _ cch _ C _ C > cch > ch > ca caca

A herança obedece os padrões mendelianos: Grupos Sangüíneos Determinado por proteínas presentes no plasma ou nas hemácias. Conhecimento importante nas transfusões, medicina legal, estudos étnicos, etc. Transfusões baseadas nas relações antígeno/anticorpo. A herança obedece os padrões mendelianos: Sistema ABO  Polialelia e codominância. Sistema Rh  Monoibridismo com dominância. Sistema MN  Monoibridismo sem dominância.

Aglutinogênio nas hemácias Sistema ABO Grupo Sangüíneo Aglutinogênio nas hemácias Aglutinina no plasma A Anti-B B Anti-A AB A e B - O Anti-A e Anti-B Doações O A B AB

Sistema ABO IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Os grupos do sistema ABO são determinados por uma série de 3 alelos, IA, IB e i onde: Gene IA determina a produção do aglutinogênio A. Gene IB determina a produção do aglutinogênio B. Gene i determina a não produção de aglutinogênios. IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Grupo B IBIB ou IBi Grupo AB IAIB Grupo O ii