Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Introdução ao Romantismo
A República faz 100 anos.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMA ANNA E O REI.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur.
Castelo de almourol.
ROMANTISMO Contexto.
Teatro no Brasil.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
José de Alencar.
Memórias de um Sargento de Milícias
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Literatura Informativa
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
A reconquista cristã e a formação de Portugal
Alexandre Herculano.
Os períodos literários
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
A RECONQUISTA CRISTÃ.
Percurso Biográfico; Definição de Sebastianismo.
Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
Das revolução política às transformações estéticas
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Organizado por Andréa Motta
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur.
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Trovadorismo e humanismo
INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
Revisão – professora Margarete
Formação do Reino de Portugal
Eça de queiros.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI
1° Seminário de Integração Etapa VI
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal
Maria no mistério de Cristo
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Transcrição da apresentação:

Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006 Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006. Disciplina: Língua Portuguesa. Série: 2 B Turno: noturno Professora: Magda Seabra. Alunos: Leifia Daiane, Lourraine, Fábia, Adjaichi e Flávio Henrique.

Espaço O romance se passa no espaço por meio de nomes de rios, vales, montanhas etc(o território espanhol , a Cartéia, o Monte Gilbratar, o rio Críssus, as Montanhas das Astúrias).

Eurico pede ao pai de Hermenguarda,a Eurico,O Presbítero O romance narra uma triste história de amor entre Eurico e Hermenguarda.Ela se passa no início do século VIII na Espanha Visigótica. Eurico pede ao pai de Hermenguarda,a mão de sua filha,em casamento.Com a recusa Eurico entrega ao sacerdócio,sendo ordenado o Presbítero de Cartéia. Eurico passa a ocupar sua vida com funções religiosas,tarefas essas que ocupavam sua mente,afastando assim das lembranças de sua amada.Ele também compunha hinos e poemas.

CONTEXTO HISTÓRICO Com a invasão dos árabes na Península Ibérica Eurico quebra sua rotina, e parte para o combate. Toma para si como uma responsabilidade conter o avanço árabe,percebe-se,o amor de Eurico pela sua pátria.

Caracterização da mulher-anjo romântico Ataque árabe ao mosteiro da Virgem Dolorosa.Todas abadessas preferem morrerem ao invés de serem submetidas aos prazeres dos árabes. Hermenguarda é raptada pelos árabes . A missão de salvá-la coube ao querido herói Cavaleiro Negro, que a salvou antes do amir profaná –la.

A NATUREZA Durante a fuga Hermenguarda foi levada desmaiada às montanhas das Austurias,onde se encontrava seu irmão Pelágio ,que estava refugiado.Essas montanhas é o único lugar verdadeiro de refúgio da independência Goda.

Ao saber da morte de Eurico, Hermenguarda, simplesmente enlouquece. Confecionalismo Ao acordar Hermenguarda se vê frente a frente com Eurico e enfim, declara seu amor.Então Eurico revela a sua amada que o Presbítero de Cartéia e o Cavaleiro Negro é ele. Ciente de suas obrigações religiosas, parte para o campo de batalha adversário e morre de propósito. Ao saber da morte de Eurico, Hermenguarda, simplesmente enlouquece.

CARACTERÍSTICAS DE EURICO Personagem redondo ,é jovem , corajoso, guerreiro , introspectivo, sensível, sentimental, pessimista e revoltado com as injustiças sociais. Eurico é um gardingo (espécie de fidalgo visigodo ).

CARACTERÍSTICAS DE HERMENGUARDA Uma personagem como Eurico, redonda. Uma donzela indefesa, submissa, contida e extremamente frágil tanto física como psicologicamente .

FOCO NARRATIVO Nesse romance histórico de caráter histórico, há o predomínio em terceira pessoa. Entretanto, não podemos ignorar a narrativa em primeira pessoa marcadas pelas cenas de meditação e solilóquio de Eurico. O fato de o narrador parecer o que as personagens sentem revela toda a oniciência do narrador .

BIBLIOGRAFIA Herculano, Alexandre. Eurico, O Presbítero. Publifolha, São Paulo, 1997.

NOME DA OBRA Eurico,O Presbítero Nome do autor: Alexandre Herculano Ano que foi publicado: em 1844 Contexto histórico: Invasão da Península Ibérica pelos árabes. Obras do autor: Eurico, o presbítero, O monge de Cister, O bobo, Lendas e narrativas, História de Portugal, História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal, A voz do profeta, A Harpa do crente e Opúsculos.

Biografia do autor:1810 Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasce em Lisboa, a 28 de março.De origem humilde, não fará estudos universitários. 1830: Graças à marquesa de Alorna, entra em contato com a obra dos grades escritores da época. 1831: É obrigado a emigrar para a Inglaterra e França devido à sua atuação no movimento Revolucionário contra o Absolutismo Miguelista. 1832: Retorna a Portugal. 1833: É encarregado de dirigir e organizar a Biblioteca Municipal do Porto. 1836: Demite-se do cargo em sinal de protesto contra a chamada Revolução de Setembro. Publica o folheto A voz do profeta contra o novo governo. 1837: Em Lisboa , assume a direção do jornal O Panorama, onde passa a publicar folhetins de ficção.

Biografia do autor 1839: É nomeado diretor da Biblioteca da Ajuda. Começa suas atividades de jornalista, novelista e historiador. 1840: Elege-se deputado. 1851: Funda o jornal O País . 1853: Funda o jornal O Português. É eleito presidente da câmara de Belêm. 1855: Integra a comissão redatora do primeiro código Civil português. 1867: Incompatibilizado com a vida pública e literária, retira-se definitivamente para Vale dos Lobos, não interrompendo, contudo, sua atividade literária. 1877:Morre em Vale de lobos ,a 13 de Setembro.

CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO NO LIVRO. A presença da natureza Inconformismo Nacionalismo Individualismo O mito do amor eterno Liberdade de criação Pessimismo

CARACTERÍSTICA DO ROMANTISMO EM PORTUGUÊS Nacionalismo Liberdade de criação e de expressão Historicismo Tradições populares Individualismo,egocentrismo Pessimismo Escapismo Critica social

Fim