UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIAS Prof. MSc Maria Antonina Magalhães Coelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas
Meio ambiente e desenvolvimento
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem do vidro Alunas: Isabela, Bruna,Emily, Inara
Reciclagem e reutilização
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
MCM - Siderurgia PRODUÇÃO DO FERRO GUSA.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 25/04/2012 SERRA TALHADA – PE.
Gestão Ambiental.
Processo de Lingotamento
Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Resíduos da Construção Civil
1.
Reciclagem do Vidro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Fundição Prof. Hélio Padilha.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
METALURGIA.
Gestão Sustentável dos Recursos
Empresas de biomassa.
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão de resíduos perigosos
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Grupo 19Z Arthur Ilo Silvana Wesley
 Logística e ecologia.
Siderurgia a Carvão Vegetal
Sustentabilidade do Setor Siderúrgico São Paulo – 8/11/2006 – ABM
Lixo Um tesouro.
ESTRUTURAS DE AÇO.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Politica dos 3Rs A produção de produtos com uma maior longevidade e durabilidade são condições importantes para a redução.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Cap 2a – Beneficiamento do Aço
Tecnologia Metalúrgica Prof. Ricardo M Naveiro
Atividades Econômicas
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
POUSADA ALTO DA BOA VISTA Campos do Jordão – SP - Brasil.
Produção, Consumo e Reciclagem de Ferro e Aço Ricardo MP Coelho.
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Capítulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial
Aço na Construção Civil
Reciclagem Separação dos resíduos
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Fundição Prof. Hélio Padilha.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIAS Prof. MSc Maria Antonina Magalhães Coelho FACULDADE DO CENTRO LESTE UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIAS Prof. MSc Maria Antonina Magalhães Coelho

SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO FACULDADE DO CENTRO LESTE SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução 2. Escórias 3. Aplicações 4. Considerações finais

INTRODUÇÃO A busca pelo desenvolvimento sustentável FACULDADE DO CENTRO LESTE INTRODUÇÃO A busca pelo desenvolvimento sustentável nova dimensão à reciclagem de subprodutos ação da raça humana tem causado transformações não previstas na natureza maior conscientização das questões ambientais políticas estatais sobre preservação ambiental novas propostas de reciclagem de resíduos

3 milhões na incorporação ao cimento FACULDADE DO CENTRO LESTE ESCÓRIAS ESCÓRIA DE ALTO-FORNO 5 a 6 milhões de toneladas de escória de alto-forno por ano (BR) 1,3 milhões no ES 3 milhões na incorporação ao cimento EXCEDENTE ?????

toneladas de escória de aciaria por ano FACULDADE DO CENTRO LESTE ESCÓRIAS ESCÓRIA DE ACIARIA toneladas de escória de aciaria por ano Lastro em ferrovias EXCEDENTE ?????

RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA FACULDADE DO CENTRO LESTE ESCÓRIAS RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA Resíduos finos gerados através do peneiramento de Areias de Sucatas e Sucatas de Gusa origem: limpeza das baias resíduo de finos de carvão. DESCARTE ?? Resíduo em estudo já peneirado e depositado em pátios

ESCÓRIAS ESCÓRIA DE ALTO-FORNO DE MANGANÊS FACULDADE DO CENTRO LESTE ESCÓRIAS ESCÓRIA DE ALTO-FORNO DE MANGANÊS produzida em altos-fornos na produção ferroligas de manganês (matéria-prima do aço) DESCARTE ?? Escória de alto-forno de manganês bruta

Desenvolvimento sustentável FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES  energia  matéria-prima  desperdício  poluição  reutilização e reciclagem Desenvolvimento sustentável Aplicações Escórias ecoeficiente

Blocos em ambiente marinho FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES ESCÓRIA DE ALTO-FORNO Concreto convencional Concreto ativado quimicamente Blocos em ambiente marinho Avaliação do impacto ambiental

APLICAÇÕES ??? ESCÓRIA DE ACIARIA Camadas de base de estradas FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES ESCÓRIA DE ACIARIA Camadas de base de estradas Misturas alfálticas ???

RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA Fino de carvão vegetal Calcário Protótipo de forno para sinterização com entrada de ar do compressor Resíduo peneirado

RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES RESÍDUOS DE AREIA DE SUCATA possibilidade de utilização do resíduo aglomerado

APLICAÇÕES ESCÓRIA DE ALTO-FORNO DE MANGANÊS FACULDADE DO CENTRO LESTE APLICAÇÕES ESCÓRIA DE ALTO-FORNO DE MANGANÊS Camadas de base de estradas Misturas alfálticas abrasão Los Angeles boa adesividade para CAP e emulsões isento de impurezas equivalente de areia acordo com os requisitos das normas do DNIT-ES

CONSIDERAÇÕES FINAIS Benefícios econômicos Benefícios ambientais: FACULDADE DO CENTRO LESTE CONSIDERAÇÕES FINAIS Benefícios econômicos Benefícios ambientais: a redução do volume escavado de jazidas para a produção de cimento e agregados a diminuição da degradação da camada vegetal redução da utilização de explosivos que geram partículas em suspensão no ar, diminuição de liberação de dióxido de carbono no ar atmosférico e diminuição de áreas necessárias ao descarte de resíduos industriais.

FACULDADE DO CENTRO LESTE OBRIGADO A TODOS