O Novo Caminho da Engenharia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
METALURGIA DO PÓ ESCOLA TÉCNICA SENAI PLÍNIO GILBERTO KROEFF
Advertisements

Copyright© 2000 by Thiago A. Palmieri Participantes: João Leão Paulo Salem Raphael Siqueira Thiago Palmieri Colaboradores: Rudá Rachel Pinda Gabriel.
24/03/2017 NANOTECNOLOGIA UFRJ
Nanobiotecnologia: princípios e aplicações
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Empreendedorismo na Saúde
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Introdução aos Materiais de Engenharia
Laboratório de Quimica Biológica
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
. Deposição Química na Fase Vapor (catalisador: MWNT e SWNT)
EFEITO DO ENVELHECIMENTO A 550°C NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS CUPRONÍQUEL (Cu10Ni) COM ADIÇÕES DE ALUMINIO E FERRO AUTOR: Calebe Bandeira Roquim.
EFEITO DE ENVELHECIMENTO A 550ºC NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA LIGA CUPRONÍQUEL Cu14Ni COM DIÇÕES DE ALUMÍNIO E FERRO RAFAEL NOBRE –
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Como explicar o que é a NANOTECNOLOGIA
Composição da matéria Prof. Jair alberto
BIOLIXIVIAÇÃO.
Vapor-Liquido-Sólido (VLS)
NANOTECNOLOGIA MICROBIANA
Aula 1 Lays Omena – Química.
Motores de nanotubos de carbono Nanotubos de carbono energeticamente estáveis Síntese mecânica Bits quânticos do estado sólido Materiais nanomecânicos.
Mecânica Quântica e Nanotecnologia.
Prof. M.Sc. Hamilton Ishiki
Conteúdos. Estados físicos da matéria e Misturas e substâncias Pág. 46 à 50 Pág. 54 à 55.
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
0. Módulo Inicial a) Materiais b) Soluções c) Elementos químicos.
FLÁVIA REGINA DE AMORIM
“Classificação da matéria”
Propriedades gerais da Matéria
Ciências da Natureza Enem 2012
Serviços Metrológicos para Nanotecnologias
SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO DA VIDA AQUECIMENTO GLOBAL
Nanotecnologia e as fibras químicas T
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Sistemas reacionais multicomponentes multifásicos
Dominando o mundo microscópico: desde Leuweenhoek à nanotecnologia
Antonio Carlos Seabra (USP)
Nanotecnologia em sensores em fibras ópticas
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Conceitos fundamentais
Conteúdo da aula: Como realizar medidas utilizando micrômetro
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
1 Massa e tamanho dos átomos Subdomínio.
Modelagem e Simulação na Nanoescala
A química dos compostos de coordenação.
Capítulo 1 – Matéria e Medidas
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Resumo perspectiva histórica da CEM
Tecnologia Mecânica Prof. Sérgio Button Bruno Nardon Daniel Nantes Ferreira Hector Louis Mustache Luiz Henrique Nerli e Silva Pedro.
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
Aula 02 – Estrutura Cristalina
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
Oportunidades com a nanotecnologia
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
Membrana Plasmática É uma finíssima película, somente visível ao M.E., presente em todas as células. A M.P. separa o conteúdo celular do meio que a envolve.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.
Transcrição da apresentação:

O Novo Caminho da Engenharia

Um centímetro é aproximadamente um feijão. Se dividirmos por 10, cada divisão será um milímetro, que é o tamanho de uma pulga. Se dividirmos de novo por 10, teremos 100 mícrometros. Que é a espessura de um fio de cabelo humano. Se divirmos por 100, temos um micrometro. Que é o tamanho de uma bactéria. Se dividirmos por 10, temos 100 nanometros. Que é o tamanho de um vírus. Dividindo por 100, teremos um nanometro. Que é o tamanho de uma molécula.

Nano em que sentido? Dimensão Zero Uma Dimensão Duas Dimensões

Como construir coisas tão pequenas? Cima para Baixo (top-bottom): Iniciando por um componente microscópico que será cominuido ou “esculpido” até o tamanho nanométrico. Dentre as técnicas estão moagem e fotolitografia. Baixo para Cima (bottom-top): Partindo de componentes menores. Dentre as técnias temos junção atômica e molecular, como em sistemas biológicos.

Cima para Baixo (top-bottom): Ex: Fotolitografia

Baixo para Cima (bottom-top) Deve-se reunir átomos e moléculas de maneira controlada por processos químicos ou biológicos. Exemplo: Crescimento de Nanowires. Crescimento de nanofibra de carbono obtida por filmagem in situ em microscopia eletrônica de transmissão. Níquel foi utilizado como catalizador em atmosfera de metano e hidrogêncio em temperaturas elevadas. (www.topsoe.com/site.nsf/all/EOTT-5VTMPT?OpenDocument)

Baixo para Cima (bottom-top) (continuação) Para contornar esses desafios, outra técnica é a utilização de Microscopia de Força Atômica, como instrumento para montagem e medição de propriedades de compostos nanométricos.

Força Atômica: Escrita e Leitura Nanométricas

Menor significa um maior número de objetos por cm3 Mas porque fazer coisas tão pequenas? Menor significa um maior número de objetos por cm3 Transistores da Intel – Presente e futuro Explorar as propriedades inesperadas das substâncias nas condições nanométricas.

Partículas de Ouro em Vidro Partículas de Prata em Vidro 25 nm 100 nm 40 nm 50 nm 100 nm 100 nm Chad Mirkin, Northwestern University, artigo do NYTimes por K. Chang - 2005

O que é Nanotecnologia? Como a nanotecnologia difere das ciências comuns microscópicas? Que envolve também a interação e/ou estruturas no nível molecular ou nano? De acordo com a NNI (National Nanotechnology Initiative): “Nanotecnologia envolve… criação e uso de estruturas, dispositivos e sistemas que têm propriedades e funções novas devido ao seu tamanho pequeno ou intermediário.” (traduzido)

Aplicações Reais “Bugbot” for traveling and taking photos in human digestive system (Carnegie Mellon University) Carbon nanotube transistor (Stanford University)

Aplicações Reais Engenharia Civil Tinta Purificadora de Ar – Nanopartículas de TiO2 60% de redução de NOx e CO2 Nanopartículas de ferro/paládio, ferro/prata ou zinco/paládio podem servir como redutores e catalisadores potentes para uma grande variedade de contaminantes ambientais comuns. Nanopartículas de Fe2O3 em cimento Mortar

Engenharia NanoMecânica

Aplicações Reais Engenharia Mecânica Aplicação de Nanotubos de Carbono em Nano-compósitos

Aplicações Reais Engenharia Mecânica Nanopartículas em tintas anti-risco da Mercedes-Benz http://500sec.com/mercedesclearcoat.html

Aplicações Reais Engenharia Têxtil Nanorods de ZnO para proteção de tecidos contra UV

Aplicações Reais Engenharia Têxtil Power-Shirt: Tecidos geradores de energia: recobrimento de ZnO e Pt http://www.sciencedaily.com/releases/2008/02/080213133347.htm

Aplicações Reais Engenheiros na Bio-Medicina

rhrcastro@fei.edu.br