Luzes e Sombras da Família hoje:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VI ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMILIAS - MEXICO
Advertisements

Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Ética e religião.
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Sagrado X Profano.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
QUESTÕES AFETIVO-SEXUAIS
QUESTÕES AFETIVO-SEXUAIS
A Ética Religiosa.
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
LIVRES PARA AMAR Programa I 8º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
De 11a 17 de agosto de 2013 Comemoramos a Semana Nacional da Família. Momento de refletirmos sobre os rumos que estamos escolhendo para as nossas famílias.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
As Muitas Vozes da Vida Urbana
Vaso Insigne de Devoção
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LIBERDADE
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Amor e Sexualidade.
3ª Parte Agir.
Ação Social Inclusão Social.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
5.
O adolescente cristão e a sexualidade
FILOSOFIA.
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
© 2013 Liberdades Religiosas e Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade.
INCOMPARÁVEIS 12 TRADIÇÕES DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
ADOLESCÊNCIA.
AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição
Fé&Cultura - 18/03/20031 CIÊNCIA E FÉ Prof. Dr. Pergentino Pivatto.

A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Juventudes, laicidade e cidadania
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Questionário sobre Sexualidade….
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
FATOS DA VIDA REAL 02 MUDANÇA DE SEXO DE RECÉM-NASCIDAS UMA PRÁTICA QUE SUBSTITUI OS ABORTOS DE MENINAS.
Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
TEMAS TRANSVERSAIS.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Sacramento do Matrimônio Dom para a comunhão e educação dos filhos.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)
LIÇÃO 3 AS DIFERENTES MUDANÇAS SOCIAIS DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto.
Fontesdo Direito de Familia
COMO (NÃO) ESCOLHER SEU CÔNJUGE Aula 02 – A Família Cristã.
Transcrição da apresentação:

Luzes e Sombras da Família hoje: Mons. Deusdedidt

LUZES:(Sinais de esperança) Valor fundamental da dignidade da pessoa humana: Consciência mais viva da liberdade pessoal, valores da subjetividade e maior respeito pela dignidade da mulher Procriação responsável e educação dos filhos, através do planejamento familiar Renovada busca da espiritualidade e da transcendência (sedução pelo sagrado) Melhorou a qualidade de vida de muitas famílias: moradias, escolarização e poder aquisitivo: 30 milhões de brasileiros ascenderam da classe C e D para a classe B.

Multiplicaram-se os encontros de preparação para noivos, instrumentos que evitam a improvisação dos casamentos, os divórcios e ajudam na conscientização cristã das famílias. Multiplicaram-se os movimentos, associações, agentes, ONGs e serviços em prol da família. A força da religiosidade ou piedade popular unindo e protegendo a fé das famílias no Brasil. Famílias devotas de santos (as) e N.S. Senhora

Sombras( desafios): Campo religioso: Crise do sentido da vida causada pelo enfraquecimento da experiência religiosa nas famílias (religião unificadora das visões do homem) Superficialismo e indiferentismo religioso, provocando a diminuição de famílias católicas Pluralismo religioso: Novos movimentos religiosos e “seitas”, confundindo as famílias numero crescente de divórcios (agora divórcio à jato e eletrônico) causados pelo improvisamente, a falta de tempo para o dialogo e a má influência dos meios de comunicação, sobretudo, as novelas que fazem apologia ao adultério e às separações.

Campo cultural: Dissolução da concepção integral do homem e da família (desvinculação do plano de Deus) Impacto da secularização e do materialismo: As pessoas vivem como se Deus não existisse. Supervalorização da subjetividade individual: desejos, satisfação, gostos e necessidades pessoais, preocupação com a estética e beleza do corpo, desejo de autonomia) individualismo que leva ao isolamento e indiferença pelo próximo, ideologia de gênero: orientação sexual livre, contrariando à natureza humana e a dignidade da família

Campo ético: Relativismo ético: Cada um fazendo a sua ética (“o bem é aquilo que é bom para mim”-Sartre) e a liberdade sacrificando a verdade. Ausência de um fundamento ético comum ou universal que sirva inspiração e orientação para todos. O elevado numero de gravidez na adolescência (namoro precoce), Sexo antes do casamento: Os jovens namoram e já vivem como casados. Concepção errada da independência dos cônjuges entre si, dificultando a administração solidária da família: “O que é meu é meu. O que é seu é nosso”

Cultura anti-família: Inclinada para uma mentalidade contraceptiva e anti-vida. Ameaças devastadoras contra a vida: Descriminalização do aborto, experiências cientificas com células troncos embrionárias, já autorizadas pelo STF, constituindo uma verdadeira tragédia ética. Falta unidade dos agentes em algumas questões éticas (planejamento Familiar, pílulas, etc) e, às vezes, desobediência às orientações do magistério da Igreja sobre a moral cristã.

Campo econômico: Carência econômica: Desemprego, famílias em situação de pobreza, falta de habitação, sub-empregos que não suprem as necessidades básicas das famílias. Consumismo: Com a ascensão das famílias pobres para a classe C e B, aumentou o consumo e o endividamento familiar.