OXOSSI O caçador infalível.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Advertisements

HISTÓRIA Professor Balduino.
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
UMBANDA CRISTÃ IEMANJÁ Salve 15 de agosto! “Odô Feaba”
E ainda nos achamos superiores
orixás do candomblé TEXTO ORGANIZADO PELO PROF. LUIZ ANTONIO BURIM
Conceição dos Bugres.
O mundo do trabalho Idade média.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo ARTE INDÍGENA.
ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
Cultura Religiosa Candomblé & Umbanda Prof. Ismar Dias de Matos
Quantas tribos africanas
ALENDA DA NOITE Em uma tribo vivia um indiozinho chamado Arutana, mas esta tribo era diferente das outras, nesta não existia a noite.
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Certo dia, um índio chefe da tribo contava para seu filho Arutana uma antiga lenda. E esta lenda dizia que um espírito do mal tinha levado a noite com.
A Lenda da Noite Antigamente, um jovem menino chamado Arutãna pedia a seu pai para contar-lhe novamente a Lenda da Noite.
Prof. Everton da silva correa
Linhas de tráfico de escravos África-Brasil Principais tipos de negros trazidos ao Brasil.
Religiões Afro-brasileiras, cidadania e direitos humanos
Grécia - Cultura e Sociedade.
ORAÇÃO DA ESPERANÇA A vida é um dom bonito de Deus.
Descrever as características de cada período da pré-história.
OBBA Amor incondicional.
Xangô REI DO PANTEÃO.
BENDITO SEJA VOCÊ, MEU DEUS, PELAS MONTANHAS PELO AZUL DO MAR
A Bela Adormecida Era uma vez um rei e uma rainha que viviam muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha a quem.
Rainha do Ouro e da Maternidade
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
Orixá guardião do mundo
Baseados no Programa Mojubá
Oduduwa.
ORIXÁ OKÔ.
História
OKE.
A Evolução da Tecnologia
Animais em extinção.
- A forma como entendemos saúde está
As sete Linhas da Umbanda.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
O REI E O SÚDITO.
ORIXÁS CulTUADOS NO BRASIL
O que significa “Salve Jorge”?
Também foi ensinado que a prática da compaixão e da solidariedade não era vista como uma questão de simples pena do necessitado, ou de boas intenções.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
A Heroína Isabel.
No toques el ratón.
Primeiros habitantes do RS
Herança Cultural Afro Brasileira
História do Afro-brasileiro
LOBO-GUARÁ.
TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P
Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador.
Aniversário da Irmandade
Descubra 10 motivos para curtir o réveillon e celebrar a chegada do ano novo: Entrar.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas.
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
A escravatura.
Trabalho: 1-Religião nas Sociedades Tribais Meios produção: Sist.comercial caça, pesca, coleta...agricultura florestas, águas, terra trocas → rela ç ões.
OXUM A DEUSA DO AMOR.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Atividades de História
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Religião na colônia Sagrado X profano.
Religiões africanas: Candomblé
A dona dos ventos e das tempestades
Transcrição da apresentação:

OXOSSI O caçador infalível

OXOSSI Oxossi (ou Odé ) é um orixá da santeria cubana. Representa o caçador infalível. Odé é uma das deidades da religião yoruba. Na santeria, é sincretizado com São Alberto Magno e São Norberto. Particularmente em Santiago de Cuba, é "Santiago Arcanjo".

OXOSSI Odé é o orixá caçador. É considerado mago ou bruxo. Faz parte dos orixás guerreiros. Suas cores são o azul e o coral. Filho de Obatalá e Yembó. Irmão de Xangô, Ogum, Eleggua. Esposo de Oxum, com quem teve o filho Logunedé. Oferendas e danças sacrificam-se: pombas, cabritos, galos, codornas, frangos, veados, galinhas-d'angola, cutias etc.

OXOSSI Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi transformou-se, num dos orixás mais populares .

OXOSSI Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde . Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxóssi , elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.

OXOSSI Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto "o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo tamanha a precisão.

OXOSSI Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia. Daí o epíteto "o caçador de uma flecha só".

OXOSSI Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira. Um Oxóssi azul, Otin, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo. Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo.

OXOSSI Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte. Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora", a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça.

OXOSSI Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento, pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste conhecimento em técnica.

OXOSSI Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para os mais diversas facetas da vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego.

OXOSSI Afinal, a busca pelo pão de cada dia, a alimentação da tribo, costumeiramente cabe aos caçadores. Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.