Cultismo e conceptismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura Prof. Henrique
Advertisements

Temas do Barroco.
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Não te vi. Ah! O meu nome é Alice. Desculpa, Foi sem querer. Não te vi. Ah! O meu nome é Alice. Uauuu! Quem és tu? Pareces um anjo… Vieste.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Barroco Século XVII.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
ARCADISMO.
Luís Vaz de Camões.
A FORÇA DOS NOSSOS PÉS.
Transição automática, não clic, som
O Escudo POR TODA A MINHA VIDA, Ó SENHOR TE LOUVAREI  POIS MEU FÔLEGO É TUA VIDA  E NUNCA ME CANSAREI POSSO OUVIR A TUA VOZ, É MAIS DOCE DO QUE O MEL.
TODOS OS DIAS SEREI FELIZ...
SEI QUE TU ÉS DEUS, QUE TU ÉS SIM O MOTIVO QUE ME FAZ CANTAR SOMENTE PARA TI NÃO, EU NÃO QUERO SABER DE OLHAR PARA TRÁS E VER O QUE PASSEI LONGE DO TEU.
Classicismo (1527 – 1580).
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Corpus Christi Ligue o som.
A Presentation By: Mike Sharobim Pictures By: Unknown source
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
AS COISAS QUE O MUNDO OFERECIA ME IMPEDIAM DE TE ENCONTRAR
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
Vida! Homenagem às mães..
Cida Valadares Irismar Andrade Santiago Quando, o peso dos anos se fazia sentir.. Por quê isso? Se és tão jovial?
CLAREOU Letra e Música: Vavá Rodrigues
Mesmo sem ver a santa face do Senhor Jesus e Teu trono acima no céu longe de mim está.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
VENHO A TI, MEU SENHOR DISPOSTO A TE DAR MEU AMOR POIS PRECISO EM MEUS DIAS DO ALENTO E PAZ DE SUA VOZ DIANTE DE TI, MEU SENHOR ENTREGO-ME TAL COMO SOU,
Culto de glorificação ao Senhor pelo casamento de
A vida particular do grande gênio Beethoven pareceu afastar-se sempre da esperança de felicidade. Seus vários relacionamentos amorosos terminam de maneira.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Recado de Deus para Você Gloria Wendroff.
A CASTANHA CAROLINA.
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
Uma carta para ti Com Som.
Uma produção - IVOFLORIPA
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
Musique: Smoke gets in your eyes Les photos sont de source inconnue Traduction française : mlc LIGUE O SOM.
SEI QUE ÉS VERDADE E VIDA
BARROCO NO BRASIL.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
sou felis porque amo o que gosto
Hino 563 – “Amor” Henry Maxwell Wright
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Hino 383 – “A Ti, ó Amado” Edward Percy Ellis
Com Som.
A ti, Senhor, atrevo-me a chegar; Bem sei que sou indigno de favor.
LITERATURA INFORMATIVA
FRASES SOBRE ARTE EM FUNDO DE MOSAICO (04) Irene Alvina
Inês Vieira Automático Não me leve agora, deixe-me ficar, Caminhar por minha estrada Sem olhar para trás; Esquecer as dores que trago n'alma, Que não.
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
1.
COMO É BOM VIVER SÓ PARA TI SENHOR SENTIR BEM FORTE EM MIM O TEU AMOR
Eu Só Tenho a Ti Vineyard Piratininga.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
E NÃO SEI COMO AGRADECER PELO QUE FIZESTE POR MIM
TODO PARTO DÓI NASCER REQUER CORAGEM VONTADE E QUERER QUE DEUS SEJA AGORA A RAZÃO DO MEU VIVER FOI DURO TANTAS VEZES TER QUE OUVIR VENDE TUDO DÁ AOS POBRES.
JESUS, SEMPRE TE AMO PORQUE SEI QUE ÉS MEU; A TI TODA A HONRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CURSO DE LETRAS
Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos juntos Imaginei tudo que poderíamos ter vivido Hoje eu só pensei em você Pensei em tudo que vivemos.
Autoria de Regilene Rodrigues Neves A luz da maternidade me abraçou no mês de maio A graça Divina concebida no meu ventre Por nove meses gerados de amor!
Lilian Que todas as estrelas do céu te iluminem minha filha!
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Medo de Amar De Nickinho Para minha Neusinha Quando tu me olhas assim fixamente Buscando em mim o teu par ideal Mil idéias invadem minha mente Nem mesmo.
Oração sem nome História verídica.
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Transcrição da apresentação:

Cultismo e conceptismo Introdução ao Barroco Cultismo e conceptismo

Lisboa, 1640

Traços do Barroco REFORMA Livre interpretação bíblica Moralização da Igreja Hagioclastia CONTRA-REFORMA combate às heresias purificação católica catequese

Renascença e Barroco Nascimento de Vênus Martírio de S. Mateus Desequilíbrio: deslocamento central, desequilíbrio de figuras Hermetismo : claridade relativa, indefinição de contornos Tensão : intranqüilidade de movimentos

O Barroco em Portugal Pe. Manuel Bernardes Sermões Pe. António Vieira Sóror Violante do Céu Rimas, Fênix Renascida Francisco Rodrigues Lobo Fênix Renascida Sóror Mariana Alcoforado Cartas Portuguesas

Sóror Mariana Alcoforado Cartas Portuguesas Primeira mulher autora Antecipação romântica Poesia em prosa Subjetivismo

Cartas Portuguesas E como é possível que com tanto Amor eu não tenha podido fazer-te completamente venturoso? Lamento, por Amor de ti somente, as deleitações infinitas que perdeste... Por que fatalidade não quiseste desfrutá-las?... Ah! se as conhecesses, acharias sem dúvida que são mais sensíveis do que a satisfação de me ter seduzido, e terias experimentado que somos mais felizes, e sentimos qualquer coisa de mais fino mimo em amar ardentemente, do que em ser amados.

Fênix Renascida Características estéticas academicismo imitação clássica e gongorismo cultismo: figuras

Sóror Violante do Céu Será brando o rigor, firme a mudança, Humilde a presunção, vária a firmeza, Fraco o valor, cobarde a fortaleza, Triste o prazer, discreta a confiança; Terá a ingratidão firme lembrança, Será rude o saber, sábia a rudeza, Lhana a ficção, sofística a lhaneza, Áspero o a mor, benigna a esquivança;

Sóror Violante do Céu Fênix Renascida Será merecimento a indignidade, Defeito a perfeição, culpa a defensa, Intrépito o temor, dura a piedade, Delito a obrigação, favor a ofensa, Verdadeira a traição, falsa a verdade, Antes que vosso amor meu peito vença. Fênix Renascida

Rodrigues Lobo Fermoso Tejo meu, quão diferente Te vejo e vi, me vês agora e viste: Turvo te vejo a ti, tu a mim triste, Claro te vi eu já, tu a mim contente. A ti foi-te trocando a grossa enchente A quem teu largo campo não resiste; A mim trocou-me vista em que consiste O meu viver contente ou descontente!

Rodrigues Lobo Já que somos no mal participantes, Sejamo-lo no bem. Oh, quem me dera Que fôramos em tudo semelhantes! Mas lá virá a fresca Primavera: Tu tornarás a ser quem eras dantes, Eu não sei se serei quem dantes era. Fênix Renascida

O Barroco no Brasil Bento Teixeira Prosopopéia Manuel Botelho de Oliveira Música do Parnaso Gregório de Matos Guerra Poesias Frei M. Sta. Maria Itaparica Descrição da Ilha de Itaparica

Bento Teixeira Prosopopéia (1601) Primeiro texto brasileiro Imitação camoniana Poema laudatório Pretensões regionais Pera a parte do Sul, onde a pequena Ursa se vê de guardas rodeada, Onde o Ceo luminoso mais serena Tem sua influïção, e temperada; Junto da Nova Lusitânia ordena A natureza, mãe bem atentada, Um porto tão quieto e tão seguro, Que pera as curvas Naus serve de muro. Prosopopéia, XVIII

Manuel Botelho de Oliveira À Ilha de Maré imitação clássica conceptismo : o gosto das comparações filosóficas, o jogo de idéias nativismo : cor local Os pobres pescadores em saveiros, em canoas ligeiros, fazem com tanto abalo do trabalho marítimo regalo; uns as redes estendem, e vários peixes por pequenos prendem; que até nos peixes com verdade pura ser pequeno no Mundo é desventura:

Música do Parnaso outros no anzol fiados têm aos míseros peixes enganados, que sempre da vil isca cobiçosos perdem a própria vida por gulosos. À Ilha de Maré