A TERRA NO UNIVERSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Solar.
Advertisements

Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O sistema solar.
O Universo e o Sistema Solar
Sistema Solar.
Sistema Solar.
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Bilhete de identidade Do planeta
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
AS ESTRELAS OS PLANETAS
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
Alterações na Superfície
1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Você sabe a que velocidade está?
Distâncias Astronômicas
Os astros Prof. Marcelo.
Uma Visão Geral do Universo
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Movimentos de rotação.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Sistema Solar.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
Escola Secundária de São João da Talha
Terra: Nosso Planeta Azul
Ciências Físico-Químicas
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
O Sistema Solar.
Profa. Gabriela Soares Traversi
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
O Espaço.
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
O SISTEMA SOLAR.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA
Vamos viajar pelo Espaço!!!
DESCOBRINDO O CÉU.
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
O UNIVERSO -Povos que no passado foram grandes astrônomos:
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
A Terra – Um Planeta muito especial
Digitais de um Criador.
ASTRONOMIA.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
A Formação do Sistema Solar
A Terra, um Planeta muito especial
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
O Sistema Solar Prof. Oscar Decken. O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e demais astros como as luas e os asteróides.
Transcrição da apresentação:

A TERRA NO UNIVERSO

O sistema Solar O Sistema solar é constituído por: Sol 8 planetas 31 satélites Milhões de aseróides, cometas e meteoritos Os quatro planetas internos situam-se mais perto do Sol e são rochosos e menores em tamanho. Os quatro planetas externos são gigantes e possuem satélites majoritariamente gasosos e com núcleos rochosos. Plutão, é um pequeno corpo congelado.

A Via Láctea O sistema solar faz parte da Via Láctea (nebulosa), e essa por sua vez é uma unidade do sistema de galáxias (>1000.000.000) que formam o Cosmo

O sol Idade: 100 bilhões de anos Energia provém da transformação atômica do H em He, com consequente produção de energia. O sol tem um tamanho equivalente a 1.250.000 vezes o tamanho da Terra. Diâmetro = 1.392.000 Km

A Origem da Terra Muitos acreditam que a regularidade física, química e dinâmica que apresenta o sistema solar não pode ser casual, e prova a existência de uma ordenação superior, de um criador.

A Terra é filha do sol (Laplace, 1796) O sol (astro) e a Terra são resultado da condensação de uma gigantesca nebulosa em espiral de elevada temperatura há cerca de 5,0 bilhões de anos. A espiral se estendia além da órbita de Netuno e possuía um movimento uniforme de rotação. Sua parte central era formada por uma espécie de núcleo de matéria condensada, envolta por matéria difusa.

Tempo Geológico & Tempo Cronológico Fanerozóico

A vida na terra Existência de O2, H2O na atmosfera é o que possibilita o desenvolvimento da vida. A vida na Terra começou a cerca de 3 bilhões de anos. Se a idade da Terra fosse equivalente a um ano (365 dias) O HOMEM teria surgido no início da noite do dia 31 de dezembro.

Uma espaçonave moderna viaja pelo espaço a 30.000 km/h. As distâncias cósmicas são medidas na velocidade da luz. Velocidade da luz: 299 792 458 m/s = 300.000 km/s. Nesta escala: A distância do Sol a Terra pode ser feita em 8 min. Até Plutão seriam gastas 5,5 h. Até Alfa Centauro (estrela mais próxima) levariam 4,3 anos Para ir de uma ponta a outra da Via Láctea são necessários 100.000 anos luz Para ir a Andromeda (galáxia mais próxima) levaríamos 40.000.000 anos luz se fossemos em uma espaçonave.

Todos os planetas, satélites, luas e os asteróides do nosso sistema solar movimentam-se aproximadamente no mesmo plano, e na mesma direção com a mesma velocidade média (21 km/s).

Todos os planetas, satélites, luas e os asteróides do osso sistema solar movimetam-se aproximadamente no mesmo plano, e na mesma direção com a mesma velocidade média (21 km/s). A luz e o escuro que cobrem a Terra são efeitos da rotação da Terra ao redor do seu eixo (contrário aos ponteiros do relógio).

A Lua É o satélite da Terra Está situada a uma distância média de 384.000 Km. Tem uma densidade de 3,3 g/cm3 . Velocidade média de translação ao redor da Terra de 1 km/s. A velocidade de rotação da Lua é exatamente a mesma que a de translação em torno da Terra, isto é 27 dias e 7 horas, Esta é a razão por que a Lua tem sempre a mesma face voltada para a Terra. Admite-se que a Lua separou-se da Terra quando esta ainda era uma massa líquida incandescente.

Simulação da origem da Lua, considerando o impacto oblíquo de um objeto com cerca de 0,14 da massa terrestre, com velocidade de 5 km/s.