A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA Por volta do IV milênio a.C., ainda no período pré-histórico, surgem as primeiras civilizações, numa região chamada Baixa Mesopotâmia, região que atualmente pertence ao Iraque e região. Vários povos ocupavam esta região, dentre eles: os persas, sumérios, assírios e babilônios. Por ter se desenvolvido por muitos séculos e por diversos povos, a arte apresenta-se muito diversa em suas características. Destaca-se a arquitetura, com construções feitas de tijolos de barro devido à abundância de argila na região e escassez de pedras. A torre de Babel, citada na Bíblia, pode ter sido um dos maiores exemplares desta arquitetura (Zigurate=torre de vários andares).
ZIGURATE DE UR – 2111-2046 a.C.
ESCULTURA E PINTURA É uma arte representativa, pouco preocupada com a representação fiel e realista das figuras, mas simbólica, idealizada. Aparecem figuras antropozoomórficas (meio homem, meio animal). Note para a representação de corpo em perfil e tronco e cabeça de frente, semelhante ao perfil egípcio que veremos mais adiante. São raros os exemplares das pinturas mesopotâmicas, mas há indícios de que já utilizavam a técnica do afresco (que se destacou na Idade Média e Renascimento); as tintas empregadas nas pinturas eram extremamente vulneráveis à ação do tempo. O pouco que restou desta arte nos permitem conhecer que as temáticas desenvolvidas eram cenas de caçadas, batalhas e episódios da vida dos reis e deuses.
ESTANDARTE DE UR – 3.500 a.C.
O estandarte de Ur é o mosaico mais antigo de que se tem conhecimento O estandarte de Ur é o mosaico mais antigo de que se tem conhecimento. É feito de arenito avermelhado coberto com cacos de lápis lazuli. Retrata, como uma história em quadrinhos, cenas de guerra e paz, numa sequência de baixo para cima. Estes povos possuiam um sistema de escrita - “cuneiforme” – que constituem os primeiros registros sistemáticos da história.
PESQUISE O que é um afresco? Qual era a finalidade da arte destes povos que habitaram a Mesopotâmia? Você acredita que os autores destas obras teriam liberdade total de criação ou obedeciam a um padrão de representação pré-determinado? Por quê?