Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
Advertisements

UMA NOVA CIVILIZAÇÃO O FEUDALISMO A IGREJA A CULTURA MEDIEVAL
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Idade Média.
Feudalismo.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
Feudalismo.
SISTEMA FEUDAL AUTORA:ELIANE LIMA.
RENASCIMENTO.
Europa Medieval: O Feudalismo
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
O FEUDALISMO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
FEUDALISMO.
FEUDALISMO.
Transição Feudalismo Capitalismo
Conceito de Idade Média
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
IDADE MÉDIA OU PERÍODO MEDIEVAL
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
FEUDALISMO FEUDO.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
Principais tópicos da aula:
Feudalismo.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
Formação do feudalismo
Ana Rosa de Brito Medeiros
Atividades de História
Clima de Insegurança  Com as invasões o clima de insegurança generalizou-se por todos os territórios.  Os reis incapazes de defender os territórios.
IDADE MÉDIA.
O Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência.
A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A BAIXA IDADE MÉDIA ( SÉCULOS XI ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV)
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.
 Formação do feudalismo  FEUDALISMO Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis.
UNIDADE 2 » CAPÍTULO 1. 2 CAPÍTULO 1 HISTÓRIA CAPÍTULOS 8 E 9.
FEUDAL Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Os modos de produção referem-se à forma de organização socioeconômica diretamente.
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Feudalismo.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média A Alta Idade Média e o feudalismo na Europa
Idade Média e Feudalismo
FEUDALISMO.
Revisão 7ºs anos CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Transição Feudalismo Capitalismo
Declínio do modelo feudal
Módulo 23 – Sociedade e Política Feudal
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Feudalismo.
FEUDALISMO.
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
Idade Média.
Formação do feudalismo
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
IDADE MÉDIA século V ao XV
A Formação dos Reinos Bárbaros
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
IDADE MÉDIA século V ao XV
Feudalismo Unidade 7 - HG Séc V Séc XI Séc XV CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza.
SOCIEDADE SENHORIAL.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
O Domínio Senhorial.
Transcrição da apresentação:

Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano.

Características economia ruralizada, economia ruralizada, enfraquecimento comercial, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal sistema de produção feudal sociedade hierarquizada sociedade hierarquizada

Sociedade Hierarquizada

Sociedade A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo.

A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Sistema de produção feudal

Supremacia da Igreja Católica

Igreja Católica Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média.

A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia

Economia Ruralizada

Economia A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal.

O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois O arado puxado por bois

Sociedade Hierarquizada

Estrutura Política Relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo; O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo; O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Estrutura política

Sociedade A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Tributos ou taxas corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). Mão – morta – permanecer após morte do pai; Mão – morta – permanecer após morte do pai; Casamento – taxa para cobrir despesas de casamento da filha do senhor feudal. Casamento – taxa para cobrir despesas de casamento da filha do senhor feudal.

Tributos e taxas

Economia Ruralizada

Educação, cultura e arte medieval A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

Arte A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais