DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Multicast e NAT.
Advertisements

Módulo VI Endereçamento IPv6.
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Servidor DHCP Windows2003 server
Configurações de Rede.
Redes de computadores II Prof. Diovani Milhorim
Rede Local - Instalação
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
Configuração de um servidor DHCP
Edgard Jamhour DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Interação Cliente Servidor
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
DNS Introdução.
GERENCIAMENTO DE REDES
Camada de Transporte.
Mobilidade na Internet
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol UNIDADE 1
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Aula 9 - Camada de aplicação
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Endereçamento de Rede IPv4
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Departamento Engª Electrotécnica ISEC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
IPAM Internet Protocol Address Management
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Projeto de Redes de Computadores
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Redes Configurações e teste.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Redes de computadores: Camada de rede(3) Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
Termos – redes de computadores
Microsoft Students to Business
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
Prof. Luiz Lenarth Gabriel Vermaas
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
REDES DE COMPUTADORES II
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Informática Industrial N8INF
Fonte: Fonte:
PACKET TRACER Simulador Cisco CRIANDO VLAN´S
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14. Sérgio Freixinho, nº15.

Trabalho de pesquisa e avaliação sobre DHCP Qual a origem do DHCP e os seus antecessores? Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)? Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico? O que são scopes?

Qual a origem do DHCP e os seus antecessores? O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS.

Qual a origem do DHCP e os seus antecessores? Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências actuais. O BOOTP (Bootstrap Protocol) é um protocolo padronizado pelo IAB, que permite a configuração automática de parâmetros de rede, porém sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP.

O que é um IP? O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, etc.) em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.

Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)? Quando um servidor DHCP recebe um pedido de concessão de IP de um cliente, este reserva um endereço IP para o cliente e estende-se uma oferta de ligação através do envio de uma mensagem DHCPOFFER . Esta mensagem contém o endereço do cliente MAC, o endereço IP que o servidor está a disponibilizar, a máscara de sub-rede, a duração da ligação, bem como o endereço IP do servidor de DHCP. O servidor determina a configuração com base no endereço do cliente hardware como especificado no campo chaddr (endereço de hardware do cliente).

Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)? DHCPDISCOVER (para localizar os servidores DHCP disponíveis) DHCPOFFER (resposta do servidor um pacote DHCPDISCOVER, que contém os primeiros parâmetros) DHCPREQUEST (pedido diverso do cliente para por exemplo prolongar o seu arrendamento) DHCPACK (resposta do servidor que contém parâmetros e o endereço IP do cliente) DHCPNAK (resposta do servidor para informar o cliente que o seu arrendamento acabou ou se o cliente apresenta uma má configuração de rede) DHCPDECLINE (o cliente anuncia ao servidor que o endereço já é utilizado) DHCPRELEASE (o cliente libera o seu endereço IP) DHCPINFORM (o cliente pede os parâmetros locais, tem já o seu endereço IP)

Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico? O DHCP pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual. Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IP’s será designado para a máquina em questão. Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efectuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.

Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico? No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.

O que são scopes?   Um scope é o intervalo consecutivo completo de endereços IP possíveis para uma rede (por exemplo, a faixa de 10.10.10.100 a 10.10.10.150, na rede 10.10.10.0/255.255.255.0). Em geral, os scopes definem uma única sub-rede física, na rede na qual serão oferecidos serviços DHCP. Os scopes também fornecem o método principal para que o servidor gerencie a distribuição e atribuição de endereços IP e outros parâmetros de configuração para clientes na rede, tais como o Default Gateway, Servidor DNS, entre outros.