CEMEX PNEU INDICADO: % off road

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

Manual de Produto Summerstar Sport 2 Summerstar 2.
MANUAL DE MONTAGEM TENDA 10 X 10.
CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS
Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
Engrenagens – Cilíndricas de Dentes retos
EVOLUÇÃO DAS RODAS E PNEUS
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Equipamentos para movimentação/compactação de terra
NOMENCLATURA DE PNEU História do pneu Charles Goodyer
CODIFICAÇÃO DE PNEUS Administração de Empresas Sala 305
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte.
FADIGA.
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
ELEMENTOS FLEXÍVEIS: CORREIAS
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
LÓGICA DO CÓDIGO DE PNEUS
Sondagem à Percussão.
Mecânico automotivo Freios Convencionais
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
FTC Química/Laboratório Paulo Sérgio M. Mascarenhas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Administração, Segurança e Território
TIRE SAFETY SEGURANÇA DOS PNEUS
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
Administração Segurança e Território
APONTAMENTOS DE AULA – ROLAMENTOS ENG. MECATRÔNICA - UNISALESIANO
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
O Mito e a Técnica.
Pneus, Freios e Luzes Pneus, freios e luzes são três dos elementos mais importantes do seu veículo. O uso e a manutenção adequados desses itens são sinônimo.
Estratégia Eficiente para Controle da Frota e Subcomponentes
tel.: Qual é o nome da ciência que estuda a força produzida pelo movimento relativo entre o ar e os corpos: Meteorologia.
Terceira lista de exercícios V
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Alunos: Fernando, Luciano e Ricardo N° 06,11,17
SEGURANÇA NOS PNEUS.
COMPARATIVO Concorrência Padrões
TIRE SAFETY SEGURANÇA DOS PNEUS
Condensadores resfriados a ar
Aços na Construção Civil
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO
Ajustador Automático de Freio
TUDO SOBRE PNEUS
Safety Talk Julho 2009.
SEGURANÇA DOS PNEUS.
Louis Raspino, President & CEO
CHECK-LIST NR 17.
Condução fora do asfalto
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Abril
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Figura 10 –Variação do Coeficiente de Atrito em Função da Velocidade
TB 100%.
Código de pneus Por Andréia Fernandes Geruza Coutinho Tiago Moreira Zélia Semler.
Rolamentos Ronaldo Rafael.
Aula 8 Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas
Disciplina Vias de Comunicacao II
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
1 TIRE SAFETY SEGURANÇA DOS PNEUS SAFETY is the number 1 value of the company!!! Louis Raspino, President & CEO.
Questão ambiental Industria do Pneus Gerenciamento de Resíduos.
Equipamentos para movimentação/compactação de terra
Transcrição da apresentação:

CEMEX PNEU INDICADO: - 100 % off road Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem mais estreita tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é menor e como consequência a pressão sob o mesmo é maior. -Pneus com parede lateral maior também tem grande vantagem, pois possuem um diâmetro maior aumentando o vão livre entre o solo e o diferencial. -Fique Atento aos blocos de tração lateral muito importante para sair de valas (facões/camaleões) CUIDADOS: esses tipos de pneus exigem mais dos diferencias e embreagem e seu uso deve em baixa velocidade além de evitar terrenos firmes.

URUARÁ 4X4 Condição de Piso: Misto, Argilosos e ramais firmes PNEU INDICADO: On / off road misto Neste evento o pneu ideal requer banda de rodagem intermediária bem como blocos e covas mais próximos diminuindo os ruídos internos do veículo bem como seu desgaste prematuro pois a distância percorrida em terreno firme é maior

PONTA NEGRA 4X4 Condição de Piso: Arenoso/argiloso sem camada firme PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem mais LARGA tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é MAIOR e como consequência menor a possibilidade do pneu afundar no solo. -Neste evento pode-se usar pneus com paredes laterais menores, pois possuem um diâmetro MENOR aumentando o torque aliviando os esforços da embreagem e do diferencial.

CONHEÇA O PNEU Aplicações Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo: PNEUS DE ALTA PERFORMANCE: Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto. PNEUS CONVENCIONAIS: São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade. PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO): São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem. PNEUS 100 % OFF ROAD: São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.

Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência; Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda; Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga; Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo; Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo. Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

ITEM DESCRIÇÃO MARCA / MODELO DO PNEU STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) Medidas do Pneu: 33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) 11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) R = Radial 15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 6PR = 6 lonas 108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo) Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo) Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara Número de série de fabricação Nome fantasia do pneu Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA)

9 Aviso de Segurança: AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de: - Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga. Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo. - Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada. Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus. Certificação INMETRO MT 754 - Código do modelo do pneu Origem da fabricação do pneu Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas)

NERVURA CENTRAL: Mantém um contato "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência) BLOCOS: Também chamados de biscoito, proporcionam tração e frenagem SULCOS: São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lama DRENOS: São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhado COVAS: Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu     * RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS):       - Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia.       - Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco. 100% OFF ROAD DIAGONAL ON / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO) CONVENCIONAL RADIAL

Sites úteis www.tudosobrepneu.com.br/index.php www.goodyear.eu/po_pt/tire-advice/tire-information/ www.geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres