Princípios para organização de uma Atividade Escoteira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUCPR 25/1/2013 a 27/1/2013
Advertisements

Providências e valores
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Realidade dos Centros Urbanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
FEIRA DAS NAÇÕES 2012.
BAIA DE LUANDA.
O TRABALHO COM PROJETOS
O condomínio Villaggio Laranjeiras traz um conceito que proporciona a oportunidade de morar, conviver, passear e encontrar diversos tipos de serviços em.
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Fabiano André Vergani
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Conhecendo a Carta da Terra
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
COALIZÕES COMUNITÁRIAS DO BRASIL
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Novo Organograma de Atividades
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Posto de Abastecimento Seguro
Situação atual da classificação de cidades
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ÁREAS DE VIVÊNCIA Na Construção
Planejamento de Cursos
Fernando A. L. Camargo. Objetivos Identificar os elementos de infra-estrutura necessários à montagem e execução de um evento de formação. Listar recursos.
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Fluxograma - Desenvolvimento de Ações
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
Jogo do Projeto Educação para Sustentabilidade
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Reunião Geral de Adultos (Escotistas, IST e CMT) São Paulo, 31 de maio de 2015.
Stand do Brasil no Japão São Paulo, 31 de maio de 2015.
Reunião Geral de Adultos Visão Geral do Programa São Paulo, 31 de maio de 2015 PPT #3.
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
Ramo Lobinho Mudanças com o novo POR Ricardo Canevese Janeiro/2014.
U.D. Fogo de conselho a Cerimônia do Fogo.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
CRAS nas PECs.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Parques de Campismo e Caravanismo Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar 2011/2012 Introdução à Hotelaria Diogo Barbosa Filipa Távora Francisco.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
CFC Intelligence e Programa Trânsito Vida Integram Ações Educativas Durante a Oktoberfest O Programa Trânsito Vida e o CFC Intelligence participaram da.
A Capacidade de influenciar os resultados organizacionais numa perspectiva cultural Maria das Graças Torres Paz.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Princípios para organização de uma Atividade Escoteira

Objetivos de Atividades Escoteiras Os acampamentos reúnem jovens e adultos e: Oportunizam o contato com novos lugares, costumes e culturas; Integram pessoas de diferentes origens, etnias e credos; Fortalecem a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade; Celebram a fraternidade escoteira e a alegria de ser jovens; e Promovem sentimentos de paz e compreensão.

Organização Os participantes (membros juvenis) se organizam em Equipes com até 9 jovens e 1 Escotista, reunidas, de preferência, em Tropas/Alcatéias com 4 a 6 Patrulhas (40 a 60 pessoas); Cada conjunto de Tropas formam um Subcampo; Cada Tropa terá um Guia que conduzirá as patrulhas/matilhas pelos locais da atividade, seja para realização da Atividade Escoteira, seja para ações acessórias. Cada Sub Campo é Coordenado por uma equipe que dá condições de estrutura e bem estar aos participantes. Os Escotistas de Matilha/Patrulha auxiliam a condução dos jovens, motivam e interagem na aplicação do Método.

Primeiras Providências Local da Atividade e Data Divulgação Definição de Patrocínios Orçamento da Atividade Definição do Programa Inscrições - Preço Médio R$ 50,00 pelo MEU SIGUE Prazos para Repasse e Organização da Equipe Profissional

Base do Programa Atividades Atratrivas e Variadas Sugestões: Módulo Artesanato Um módulo em que os jovens possam trabalhar manualmente, produzindo artigos de artesanato, com a opção de fazer objetos que poderão levar consigo, dos mais diversos materiais.  

Base do Programa Módulo Aventura Um módulo a ser desenvolvido nas áreas próximas, incluindo os montes, com pista de orientação e ultrapassagem de obstáculos. Supervisão essencial das questões de segurança.   Aldeia Global Várias oficinas divididas nas quatro áreas principais: Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão, e Saúde e Meio Ambiente, durante um dia todo, com a possibilidade de que os jovens participem de 4 oficinas, sendo uma em cada área.

Base do Programa Módulo Turismo Uma visita, aos principais pontos turísticos ou históricos da cidade.   Módulo Sustentabilidade ou Ação Comunitária Um módulo em que os jovens possam trabalhar em oficias que ajudem na compreensão de um mundo sustentável ou que possam interferir impactando uma comunidade com uma ação social. Aquático Atividade em um parque aquático, lagoa ou praia, recreativa. Supervisão essencial das questões de segurança.

Base do Programa Jogos Um módulo em que os jovens irão praticar jogos não usuais, como arco e flecha, jogos típicos da localidade, etc.  Feira das Cidades Atividade noturna em que cada Tropa apresenta produtos típicos de sua cidade, incluindo comidas e bebidas que trazem de suas cidades.  Noite Escoteira Uma noite com atividade típica escoteira, Fogo de Conselho, Festival de Canção ou similar.

Base do Programa Show musical Um show musical para todos os participantes.   Festival do Folclore Noite de apresentações folclóricas (a decidir se geral ou por subcampo), com apresentações típicas de cada Estado presente. Cerimônias Cerimônias de Abertura e de Encerramento.

Espaços abertos Área de Acampamento ampla para Membros Juvenis - Para cada membro juvenil uma área de 15m2 Área de Acampamento Staff – Para cada Staff uma área de 10m2 Área para Arena Central ampla – 1 m² por pessoa. Área de Refeições com mesas suficientes para metade dos participantes – Sistema de Rodízio; Áreas de atividades – a depender dos Módulos. Seguras e com capacidade para ó fluxo dos jovens em rodízio.

Estrutura sanitária Rede de água Fornecimento de água - 150 litros por pessoa/dia Vasos sanitários - 1 para cada 40 Pias - 1 para cada 30 Chuveiros - 1 para cada 20 Pontos de água para abastecimento Recolhimento de lixo

Áreas Construídas Barracões Ginásios Áreas Cobertas Salas Para instalar Cozinha, Refeitório, Ambulatório, Secretaria, Coordenação, Área comercial, etc. Refeitório deve suportar 1/2 dos participantes

Elétrica Energia Elétrica (capacidade mínima 20 KVA) Postes Iluminação interna e externa

Segurança Física Portões Cercas e proteções Vias de acesso Proximidade de hospitais Proximidade de unidades policiais. Apoio se possível do corpo de bombeiros para avaliação prévia das atividades e segurança no dia com equipamentos adequados.

Comunicações: Telefone fixo para organização Telefone Público acessível Rede para celular Rede para internet