& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
C,T&I BRASIL 2011 – 2015 Desafios e Perspectivas Contextos Nacional e Internacional CONSECTI/CONFAP FORTALEZA, Novembro 2, 2010.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Apoiar: produção científica e tecnológica;
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Ph.D. Diretor de Programas.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Fabbryccio Cardoso R&D Manager A Experiência da TCP Telecom na Incamp.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
Políticas de Inovação para a Competitividade
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
THIS IS THE HEADER. EDIT VIA THE "VIEW -> HEADER AND FOOTER"-MENU
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
Belo Horizonte 20/09/12 Prof. Mario Neto Borges, PhD Presidente O PAPEL DAS FAPs NO APOIO AO FOMENTO DA EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES.
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
Ministério da Ciência e Tecnologia
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Percurso universitário Programa de educação tutorial
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Modelos Contemporâneos de Educação Superior: Educação Superior no Brasil Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina I Seminário Internacional.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. “Perspectivas para as Universidades Comunitárias no contexto do financiamento para.
Laboratório de Pesquisa I Professora Rosemery Segurado.
Cicero Ivan Ferreira Gontijo Diretor Superintendente .
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Ministério da Educação FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
Sobre o “Plano Nacional de Pós-Graduação 2011 – 2020” Jorge A. Guimarães Academia Brasileira de Ciências Reunião Magna Rio de Janeiro, 3 de abril de 2011.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Resumo Criado em 2006, o CONFAP é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Panorama da educação superior no Brasil 6 milhões estudantes 1.800 instituições 186 universidades 57 federais 17 estaduais 5 municipais 15 confessionais (6 PUCs) 13 comunitárias

Destaques: Sistema de Avaliação da CAPES CNPq: Plataforma Lattes Scielo open-access digital library Sistema QUALIS Portal Periódicos

Destaques: 12.000 Doutorados/ano 80.000 Mestrados/ano 26.000 ISI papers/ano

World Scientific Production 2008 Fonte: ISI - Institute for Scientific Information. National Science Indicators, USA. Base Standard - ESI (2008).

Instituições Federais: CAPES (Fundação para Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação. Objetivo: coordenação e apoio ao desenvolvimento de recursos humanos para educação e pesquisa. Orçamento Annual: 1.2 bilhões de Dólares

Federal institutions: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é uma instituição semi-autônoma na estrutura do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), com a missão de coordenar e fomentar atividades de fomento a pesquisa e inovação. Apoia essencialmente projetos de pesquisa de porte médio, bolsas de produtividade em pesquisa, bolsas de pós-graduação e bolsas de iniciação científica. Orçamento Annual: 900 milhões de Dólares

Federal institutions: FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao MCT. Opera eminentemente como uma instituição financeira para a promoção do desenvolvimento tecnológico e consultoria técnica para inovação no setor industrial. 2005 – Lei da Inovação Tecnologica. Centros de Excelência, Programa Millenium, Rede INCT Orçamento Annual: 5 bilhões de Dólares

Instituições estaduais: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) FAPERJ (Rio de Janeiro) FAPEMIG (Minas Gerais) FAPERGS (Rio Grande do Sul) FAPESB (Bahia) FAPPE (Pernambuco) Total: 21 fundações estaduais de amparo à pesquisa