Aprendendo a Estudar IAESC SOE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
O discurso na sala de aula de Matemática
EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL NA IGREJA LOCAL A igreja toda ensinando à igreja toda tudo o que Jesus ordenou. Como preparar-se para a aula Preletor: Rev. André
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Dois modos de ler a Bíblia.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Como Preparar Seminários
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
experiências INESQUECÍVEIS!
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
A EQUIPA COMPREENSÃO.
Atualidades Entrevista de emprego.
Ajude – me!!.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
O PONTO PRETO.
Transferência de aprendizagem
Teacher Marilisa Lichtenberg English
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Técnicas dos alunos de sucesso
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
APRENDIZ DA VIDA!.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
O Cérebro.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Conquistando Competências e
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
AGENDA ESCOLAR.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
Orientação Especial Março/2011.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Dicas para Apresentações
Hábito de estudo.
Programação Neurolingüística
Estudo para reunião de célula
Aprendi Clique.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
SITUAÇÕES.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Técnicas de Apresentação
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
APRENDIZ DA VIDA!.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
Transcrição da apresentação:

Aprendendo a Estudar IAESC SOE

Criando um hábito em 21 dias 1 - Defina seu objetivo – estudar 2h por dia; 2 – Faça um compromisso com você mesmo – não importa o que aconteça, em determinado horário você irá estudar; 3 – Lembrete – coloque algo a sua vista que não o permita esquecer de seu compromisso, celular pra tocar, alguem para lembrar, etc...; 4 – Não desanime! No começo é difícil, mas depois colherá os frutos

5 – Use um calendário – marque seu progresso e deixe a vista para veja seu sucesso, isso irá te estimular; 6 – Arrume alguém com o mesmo objetivo – Junto com algum colega fica fácil pois um estimula o outro. 7 – Não importa o que aconteça – SIGA EM FRENTE... Lutar sempre, vencer se possível, desistir JAMAIS!!!!!

PLANO DE ESTUDO Coloque no mapa de estudos todas as atividades que já são habituais e que obedecem a um horário: acordar, desjejum, almoço, trabalho, jantar, oficinas, computação, biblioteca, lazer, etc. Especifique o horário de aulas da escola. Reserve pelo menos 2h para estudos diários, após as aulas. Estude, primeiramente, as matérias mais difíceis. Ao estudar qualquer matéria, esqueça por completo as demais. Não espere sentir vontade de começar a estudar. Na hora marcada, comece.

Só termine de estudar, quando esgotar o tempo estabelecido, mesmo que aparentemente tenha aprendido tudo. Siga seu plano de estudos até formar o hábito. Não estude em seqüência as matérias que exigem o mesmo tipo de habilidade mental. Por exemplo, estude português e depois física; geografia e depois química. Procure estudar, alternadamente, as matérias em que tenha maior e menor dificuldade. Reserve o sábado para a adoração a Deus e o domingo para o lazer, no máximo faça leituras.

COMO ESTUDAR SOZINHO? As REVISÕES são a alma do aprendizado. Elas favorecem a memorização. Sem revisões e repetições, não ocorre uma boa fixação. A memória grava o que é aprendido, por longo tempo, quando ela é estimulada adequadamente.

Sobrevive o tempo necessário para a informação ser utilizada. Memória de Curto Prazo Sobrevive o tempo necessário para a informação ser utilizada. Ex: “decoreba” para prova. Memória INTERMEDIÁRIA Se forma através da FIXAÇÃO. Dica: Quanto mais diversificados forem os recursos – visual, auditivo, cinestésico – utilizados na repetição do conteúdo, melhor é a fixação!!! Memória de longo prazo É quando a informação é consolidada como conhecimento aprendido. Isso acontece quando o conteúdo é trabalhado, repetido e fixado. Essa memória é formada durante o sono.

Qual a melhor forma de estudar sozinho? 2h por dia REVISÃO DAS AULAS DO DIA A matéria vista na escola deve ser revista no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte... Banque o professor: dê uma aula para você mesmo!!! TAREFAS Faça todas as tarefas pedidas pelos professores. Fixa o conteúdo e vale nota!!!! PROVAS & TRABALHOS Faça os trabalhos e estude para a próxima avaliação mesmo que estejam longe da data marcada... Deixar acumular os assuntos e tentar estudar tudo às vésperas de uma prova é o modo mais incorreto e ineficiente de estudar e aprender!!!

Como estudar em Sala de Aula? Regra número 1 Queira sempre sentir a "necessidade" da aula. Portanto, o segredo do sucesso é a vontade, o desejo de fazer da aula um momento muito gostoso, bastante interessante. Mesmo, e principalmente, nas aulas que você menos gosta.

Regra número 2 Como se forma o conhecimento novo? O conhecimento novo se constrói a partir do antigo. Use sempre o velho para construir o novo. Regra número 3 Trate de estabelecer relações entre ideias, analisar as frases ditas e, pouco a pouco, ir construindo os novos conhecimentos. Uma aula bem aproveitada representa muito menos tempo de estudo para notas muito mais altas.

Regra número 4 O conhecimento se acumula mais ou menos como uma rede de computador: com uma ideia aqui, que se associa a outra que já estava ali e que se liga a uma terceira puxada de lado. Nosso cérebro não é uma vasilha que se enche; é verdadeiramente, um pequeno computador que associa coisas, relaciona conteúdos, e que brigando com as contradições vai se aperfeiçoando sempre, cada vez mais.

Anotar as aulas não tem mistério! Dicas para você não perder tempo: Imagine que tivesse que fazer um resumo. É preciso anotar somente os pontos importantes do que o professor fala. Pule os “enfeites” usados pelo professor. Preste atenção sempre que o professor usar o verbo “ser”. Toda vez que ele diz que tal coisa é isso deve ser anotado. Ele está definindo a tal coisa. E isso é o mais importante, pois muitas vezes trata-se de conclusão de um longo discurso explicativo. Mesmo conseguindo anotar apenas o essencial do que diz o professor, você pode economizar ainda mais as suas anotações. Use a linguagem da comunicação visual. Ex. Coloque estas abreviações e outras como se fosse um diálogo do Messenger.

No quarto, passe a limpo as anotações, no mesmo dia da aula que você anotou, antes que sua memória auditiva esqueça o que ouviu. Nesse caso, além de você treinar redação, as informações da aula vão fixar-se fortemente na sua memória, que estará sendo ajudada pelo pequeno esforço que você terá ao decifrar suas próprias abreviações. Neste caso você estará usando suas três memórias: a auditiva, a visual e a cinestésica. Vai ser difícil esquecer essa aula!

Como você aprende O que distrai sua atenção QUAL É SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM Apesar de o ser humano ter habilidade para aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico de maneira combinada, há pessoas que utilizam um deles de forma predominante.   VISUAL AUDITIVO CINESTÉSICO Como você aprende · Vendo, sendo capaz de fazer uma imagem imediata do que está recebendo como informação Ouvindo, sendo capaz de montar uma história com a informação que está recebendo Fazendo ou executando, sendo capaz de guiar-se pela experiência motora O que distrai sua atenção Estímulos visuais em demasia ou conflitantes. Grande número de informações recebidas Ruídos de fundo. Estímulos auditivos dados rapidamente para serem convertidos em informações auditivas Estímulos conflitantes visuais e/ou auditivos. Ser impedido de mover-se ou de fazer algo

Processamento de informação Como você interage com o ambiente · Tende a devanear quando está pensando. Pensa em ritmo rápido Os olhos tendem a ficar fixos quando está pensando. Seus pensamentos ocorrem em uma velocidade moderada Pessoas que tendem a olhar para baixo quando estão pensando. Seus pensamentos ocorrem em um ritmo mais lento Como você interage com o ambiente · Verifica sempre o que está acontecendo ao seu redor · Ouve o que está sendo dito a sua volta e não parece consciente de modificações no plano visual Mais focalizado em si, bastante consciente do clima que o circunda; não parece consciente da atividade visual

Estilos de organização · A percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial Organizados; dependem de informações detalhadas e de instruções passo a passo · São orientados pela linguagem · Repetem para si o que devem memorizar Organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para aprendizagem · Chega a conclusões diferentes da maioria

Eu realmente sei ler? A leitura, como todos nós sabemos, é uma atividade fundamental para o aprendizado. Devemos, portanto, aproveitar muito bem o conteúdo de cada texto lido. Isso é mais do que importante na evolução em nossos estudos.

Faça a primeira leitura como se olha para uma nova paisagem. Quando viajamos e encontramos uma paisagem ainda desconhecida, a primeira coisa que fazemos é dar uma olhada geral. Olhamos tudo que está ao alcance dos nossos olhos. Identificamos se a paisagem é: De praias, De montanhas, De campos, De florestas, Urbana, Espacial, Submarina etc.,

Na primeira leitura de um texto, fazemos algo semelhante Na primeira leitura de um texto, fazemos algo semelhante. Tomamos contato com o assunto que é tratado nele. Identificando algumas palavras; Procurando números; Vendo as ilustrações. Na segunda leitura, marque as palavras, os números ou as frases importantes do texto. Leia e marque o texto prestando atenção nos seus detalhes. Assim, por exemplo, o seu texto pode ficar com a seguinte marcação – não necessariamente coincidente com a identificação inicial (das marcas imaginárias).

Quando os seus olhos se cansarem durante a leitura, você pode seguir este procedimento: Esfregue, com força e com rapidez, as palmas das mãos durante dez segundos; Logo em seguida, coloque as palmas das mãos levemente sobre os olhos fechados; Assim, você transmite a energia térmica para os globos oculares; Repita esses passos duas ou três vezes

No dia da prova: Verifique se você está levando todo o material de que vai precisar. A falta de uma régua, lápis ou de uma borracha pode prejudicá-lo. Antes de começar a responder as questões, dê uma olhada na prova toda. Isso vai ajudá-lo a calcular a dificuldade das questões e o tempo que será necessário para resolver cada uma delas. Concentre-se em uma questão de cada vez. Comece pelas mais fáceis. À medida que for resolvendo as questões, você vai ganhar mais confiança para enfrentar as mais difíceis. Procure calcular bem o tempo da prova, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la.

5. Preste atenção ao que o professor pede que você faça 5. Preste atenção ao que o professor pede que você faça. Verbos como “definir”, “explicar”, “exemplificar”, “relacionar”, “comparar” têm um significado muito preciso. Se você “traduzir” mal o que o professor pediu, pode errar a questão, mesmo sabendo a matéria! 6. Não adianta querer escrever mais do que o professor pediu, pretendendo assim melhorar a nota. Você tem de ser objetivo e responder apenas o que foi solicitado. Lembre-se que, se você tentar enrolar e fazer mais do que foi pedido, você pode até aumentar suas chances de errar! 7. Não use recursos proibidos na prova; além de não ser uma atitude ética, a tensão gerada por atos como “colar” pode provocar esquecimentos. 8. Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar respondê-la ou resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando descobrem que o aluno fez um esforço para acertar.

INSTITUTO ADVENTISTA DE ENSINO DE SANTA CATARINA O Seu Futuro já começou.